Turismo e realidade aumentada: a criação de souvenirs baseados em tecnologia como diferencial nos negócios turísticos.

Turismo e realidade aumentada: a criação de souvenirs baseados em tecnologia como diferencial nos negócios turísticos.

Autor(a)
Silva, Polyana Maria da.
<pollyanna.silva1994@gmail.com>
Ano de publicação
2021
Data da defesa
19/04/2021
Curso/Outros
Sistemas da Informação (U.E. Penedo)
Número de folhas
65
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

O Turismo é um dos principais setores que movimentam a economia no país e seu crescimento não contribui somente no aspecto econômico como também melhora o bem-estar da sociedade, sendo o fluxo turístico responsável por movimentar setores, como o de alimentação, fabricação e venda de artesanato e demais possíveis produtos. Observando as empresas da cidade de Penedo-AL, principalmente aquelas voltadas à venda de souvenir, foi percebida certa dificuldade em encontrar artigos característicos da região que ressaltem a cultura, lugares, paisagens e ofereçam possibilidades aos visitantes de conhecer melhor a localidade e levar recordações dela. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo o estudo e a criação de um Plano de Negócios estruturado em Canvas para empreendimentos da área de vendas de itens turísticos ou souvenir, apresentando e utilizando a realidade aumentada para agregar mais valor aos produtos e proporcionar uma nova experiência ao visitante. A metodologia utilizada relaciona aspectos exploratórios e descritivos acerca da realidade aumentada aplicada a produtos, envolve o desenvolvimento de uma aplicação e também abrange uma pesquisa de reação referente ao uso da tecnologia criada. Os resultados obtidos destacam a disponibilização de um modelo de negócios com produtos inovadores e apresentam um exemplo de ferramenta que obteve forte aceitação pelos utilizadores que participaram da pesquisa, tendo possibilidade de trazer um diferencial para o setor turístico, atraindo a atenção de moradores, turistas e amantes da história. 

Abstract

Tourism is one of the main sectors that drive the economy in the country and its growth not only contributes to the economic aspect but also improves the well-being of society, being the tourist flow responsible for sectors, such as food, manufacture and sale of handicrafts and other possible products. Observing the companies in the city of Penedo-AL, especially those focused on the sale of souvenirs, a certain difficulty was noticed in finding characteristic articles from the region that emphasize the culture, places, landscapes and offer possibilities to visitors to get to know the locality better and take memories of it. In this context, the present work aimed to study and create a Business Plan structured in Canvas for enterprises in the area of sales of tourist items or souvenirs, technical and using augmented reality to add more value to products and provide a new visitor experience. The methodology used relates exploratory and descriptive aspects about augmented reality to products, involves the development of an application and also covers research on the reaction to the use of the created technology. The selected results highlight the availability of a business model with innovative products and present an example of a tool that receives strong acceptance by users who participated in the research, with the possibility of bringing a differential to the tourist sector, casual the attention of residents, tourists and history lovers. 

Orientador(a)
Dr. Silva, André Almeida.
Banca Examinadora
Ma. Silva, Lívia Maria Omena da.
Ma. Secco, Rosemeire Lima.
Palavras-chave
Tecnologia da informação.
Realidade aumentada.
Turismo .
Modelo de negócio .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
412
Observações


Não foi possível exibir o PDF