Turismo e realidade aumentada: a criação de souvenirs baseados em tecnologia como diferencial nos negócios turísticos.
Turismo e realidade aumentada: a criação de souvenirs baseados em tecnologia como diferencial nos negócios turísticos.
<pollyanna.silva1994@gmail.com>
O Turismo é um dos principais setores que movimentam a economia no país e seu
crescimento não contribui somente no aspecto econômico como também melhora o
bem-estar da sociedade, sendo o fluxo turístico responsável por movimentar setores,
como o de alimentação, fabricação e venda de artesanato e demais possíveis
produtos. Observando as empresas da cidade de Penedo-AL, principalmente aquelas
voltadas à venda de souvenir, foi percebida certa dificuldade em encontrar artigos
característicos da região que ressaltem a cultura, lugares, paisagens e ofereçam
possibilidades aos visitantes de conhecer melhor a localidade e levar recordações
dela. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo o estudo e a criação de
um Plano de Negócios estruturado em Canvas para empreendimentos da área de
vendas de itens turísticos ou souvenir, apresentando e utilizando a realidade
aumentada para agregar mais valor aos produtos e proporcionar uma nova
experiência ao visitante. A metodologia utilizada relaciona aspectos exploratórios e
descritivos acerca da realidade aumentada aplicada a produtos, envolve o
desenvolvimento de uma aplicação e também abrange uma pesquisa de reação
referente ao uso da tecnologia criada. Os resultados obtidos destacam a
disponibilização de um modelo de negócios com produtos inovadores e apresentam
um exemplo de ferramenta que obteve forte aceitação pelos utilizadores que
participaram da pesquisa, tendo possibilidade de trazer um diferencial para o setor
turístico, atraindo a atenção de moradores, turistas e amantes da história.
Tourism is one of the main sectors that drive the economy in the country and its growth not only contributes to the economic aspect but also improves the well-being of society, being the tourist flow responsible for sectors, such as food, manufacture and sale of handicrafts and other possible products. Observing the companies in the city of Penedo-AL, especially those focused on the sale of souvenirs, a certain difficulty was noticed in finding characteristic articles from the region that emphasize the culture, places, landscapes and offer possibilities to visitors to get to know the locality better and take memories of it. In this context, the present work aimed to study and create a Business Plan structured in Canvas for enterprises in the area of sales of tourist items or souvenirs, technical and using augmented reality to add more value to products and provide a new visitor experience. The methodology used relates exploratory and descriptive aspects about augmented reality to products, involves the development of an application and also covers research on the reaction to the use of the created technology. The selected results highlight the availability of a business model with innovative products and present an example of a tool that receives strong acceptance by users who participated in the research, with the possibility of bringing a differential to the tourist sector, casual the attention of residents, tourists and history lovers.
Ma. Secco, Rosemeire Lima.
Realidade aumentada.
Turismo .
Modelo de negócio .