O uso de jogos como metodologia para o ensino e aprendizagem da matemática

O uso de jogos como metodologia para o ensino e aprendizagem da matemática

Autor(a)
Santos, Pedro Henrrique Ferreira dos.
<pedro21.01.98.h@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
30/08/2022
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
31
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O modelo metodológico tradicional e engessado de ensino da disciplina de Matemática conferiu a esta ciência a reputação de desinteressante e complexa, o que por sua vez tem trazido repercussões nocivas também no que diz respeito a aprendizagem de seus conteúdos. Desta forma, o lúdico surge como alternativa para minimizar esta problemática, uma vez que este desenvolve habilidades de estratégia, observação, improviso, memorização e raciocínio lógico. Diante disso, esta pesquisa busca identificar as contribuições dos jogos no ensino e na aprendizagem da Matemática dos alunos do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental. A pesquisa é de abordagem qualitativa e foi desenvolvida na Escola Municipal de Educação Básica Vereador Manoel Juviniano dos Santos, localizada no município de São Sebastiao/AL com a aplicação do Jogo de Semáforo explorando conceitos geométricos, com 40 alunos das turmas do 5º e 6º ano “A” (multisseriado). Os resultados obtidos apontam que o uso do Jogo de Semáforo é de grande ajuda nas aulas de matemática, pois o mesmo promove o desenvolvimento de habilidades lógicas dos alunos, concentração, tomada de decisão lógica baseada em fatos e argumentos e resolução de problemas, além das relações sociais que o jogo desenvolve, permitindo a aproximação entre os alunos e o trabalho de equipe.   

Abstract

The traditional and rigid methodological model of teaching Mathematics has given this science a reputation for being uninteresting and complex, which in turn has also had harmful repercussions in terms of learning its contents. In this way, the ludic emerges as an alternative to minimize this problem, since it develops skills of strategy, observation, improvisation, memorization and logical reasoning. Therefore, this research seeks to identify the contributions of games in the teaching and learning of Mathematics by students in the 5th and 6th grades of Elementary School. The research has a qualitative approach and was developed at the Municipal School of Basic Education Vereador Manoel Juviniano dos Santos, located in the municipality of São Sebastiao/AL with the application of the Traffic Light Game exploring geometric concepts, with 40 students from the 5th and 6th grade classes. “A” (multisseriate). The results obtained indicate that the use of the Traffic Light Game is of great help in mathematics classes, as it promotes the development of students' logical skills, concentration, logical decision making based on facts and arguments and problem solving, in addition to the social relationships that the game develops, allowing students to come together and work as a team.  

Orientador(a)
Dr. Barros, José da Silva.
Coorientador(a)
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Banca Examinadora
Me. Silva, Eben Alves da.
Me. Amancio, Joenneyres Raio de Souza.
Palavras-chave
Jogos educativos.
Matemática.
Ensino e aprendizagem.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
207
Observações


Não foi possível exibir o PDF