Estudo das transformações geométricas em uma turma de 9° ano a partir das obras de Escher
Estudo das transformações geométricas em uma turma de 9° ano a partir das obras de Escher
<dayanydias1515@gmail.com>
É possível aprender, revisar e aprofundar conhecimentos em Geometria a partir do estudo da arte, com destaque para o estudo da perspectiva da matemática na prática. A arte aliada à matemática pode ser um grande motivador para a aprendizagem dos alunos nas aulas que devem ser mais ativas, criativas e reflexivas. Esta monografia então traz o relato de uma pesquisa em educação matemática que tem como objetivo facilitar o processo de ensino e aprendizagem das transformações geométricas tendo como inspiração as obras de Escher. Foi realizada uma atividade com 16 alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública. É uma proposta de atividade e/ou métodos de ensino da matemática que faz uso de propriedades básicas da geometria associadas ao lúdico da criação artística. Esta tem como base a construção de tesselações que podem ser obtidas a partir de polígonos regulares e mostrar como figuras transformadas geometricamente podem pavimentar o plano, deixando em evidência os trabalhos práticos realizados pelo artista à medida que os alunos passam a reproduzir e atémesmo criar seus próprios ladrilhos. A atividade gerou curiosidade, motivação e esforço para o cumprimento dos desafios propostos contribuindo para o aluno ter uma visão ampliada da geometria e melhorar sua aprendizagem.
It is possible to learn, review and deepen knowledge in Geometry from the study of art, with emphasis on the study of the perspective of mathematics in practice. Art combined with mathematics can be a great motivator for students' learning in classes that should be more active, creative and reflective. This monograph then brings the account of a research in mathematics education that aims to facilitate the process of teaching and learning geometric transformations taking as inspiration the works of Escher. It was carried out an activity with students from a 9th grade class of elementary school of a public school. It is a proposal of activity and/or methods of teaching mathematics that makes use of the basic properties of geometry associated with the playful of artistic creation. This is based on the construction of tesselations that can be obtained from regular polygons and show how geometrically transformed figures can pave the plane, leaving in evidence the practical Works carried out by the artist as students can the reproduce and even recreat your own tiles. The activity generated curiosity, motivation and effort to meet the proposed challenges, contributing to the student having an expanded view of geometry and improve your learning.
Dr. Barros, José da Silva.
Transformações geométricas.
Tesselação.
Escher, Maurits Cornelis, 1898-1972.