Impacto das histórias em quadrinhos para compreensão de conceitos de ciências naturais
Impacto das histórias em quadrinhos para compreensão de conceitos de ciências naturais
<evertnferreira@gmail.com>
A utilização de recursos didáticos, visando melhorar o processo de ensino aprendizagem, está cada vez mais presente nas salas de aula, e se apresentam como metodologias importantes no ensino de ciências (Química), principalmente porque esta disciplina, por vezes é considerada de difícil compreensão pelos estudantes. E as Histórias em Quadrinhos (HQs) tem se mostrado muito eficiente na contextualização de conteúdos abordados em sala de aula. Neste sentido, o presente trabalho tevecomo objetivo: avaliar o impacto da metodologia ilustrativa para o ensino de ciências utilizando HQs, através da aplicação de um exercício avaliativo após a explicação do conteúdo “mudanças de estado físico da matéria”, em uma turma de 9° ano de uma escola municipal, situada no município de Igreja Nova, AL. Foram aplicados dois tipos de exercícios avaliativos para dois grupos de 15 alunos. Um grupo fez o exercício com perguntas “tradicionais” de múltipla escolha, já o outro grupo recebeu exercícios que tinham HQs no comando da questão, e neste último os resultados foram significativamente melhores. Foi possível perceber que a utilização das HQs como ferramenta didática ajudou na contextualização do conteúdo abordado, acarretando em uma maior compreensão e consequentemente melhores resultados no processo de aprendizagem.
The
use of teaching resources to improve the teaching-learning process is
increasingly present in the classroom, and are presented as important
methodologies in science education (chemistry), especially because
this subject is sometimes considered difficult to understand by
students. Comics have proven to be very efficient in contextualizing
the content covered in the classroom. In this sense, the present work
had as an objective: to evaluate the impact of the illustrative
methodology for science teaching using Comics, through the
application of an evaluation exercise, after the explanation of the
content “changes of physical state of matter”, in a 9th grade
class of a municipal school, located in Igreja Nova, AL. Two types of
evaluative exercises were applied to two groups of 15 students. One
group did the exercise with “traditional” multiple-choice
questions, while the other group received exercises that had comics
in charge of the question, and in the latter the results were
significantly better. It was possible to perceive that the use of
comics as a didactic tool helped in the contextualization of the
content addressed, resulting in a greater understanding and
consequently better results in the learning process.
Dr. Silva, Thiago Barros Correia da.
Histórias em quadrinhos.
Ensino de ciências.