Impacto das histórias em quadrinhos para compreensão de conceitos de ciências naturais

Impacto das histórias em quadrinhos para compreensão de conceitos de ciências naturais

Autor(a)
Ferreira, Ewerton dos Santos.
<evertnferreira@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
28/10/2022
Curso/Outros
Química
Número de folhas
32
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A utilização de recursos didáticos, visando melhorar o processo de ensino aprendizagem, está cada vez mais presente nas salas de aula, e se apresentam como metodologias importantes no ensino de ciências (Química), principalmente porque esta disciplina, por vezes é considerada de difícil compreensão pelos estudantes. E as Histórias em Quadrinhos (HQs) tem se mostrado muito eficiente na contextualização de conteúdos abordados em sala de aula. Neste sentido, o presente trabalho tevecomo objetivo: avaliar o impacto da metodologia ilustrativa para o ensino de ciências utilizando HQs, através da aplicação de um exercício avaliativo após a explicação do conteúdo “mudanças de estado físico da matéria”, em uma turma de 9° ano de uma escola municipal, situada no município de Igreja Nova, AL. Foram aplicados dois tipos de exercícios avaliativos para dois grupos de 15 alunos. Um grupo fez o exercício com perguntas “tradicionais” de múltipla escolha, já o outro grupo recebeu exercícios que tinham HQs no comando da questão, e neste último os resultados foram significativamente melhores. Foi possível perceber que a utilização das HQs como ferramenta didática ajudou na contextualização do conteúdo abordado, acarretando em uma maior compreensão e consequentemente melhores resultados no processo de aprendizagem.

Abstract

The use of teaching resources to improve the teaching-learning process is increasingly present in the classroom, and are presented as important methodologies in science education (chemistry), especially because this subject is sometimes considered difficult to understand by students. Comics have proven to be very efficient in contextualizing the content covered in the classroom. In this sense, the present work had as an objective: to evaluate the impact of the illustrative methodology for science teaching using Comics, through the application of an evaluation exercise, after the explanation of the content “changes of physical state of matter”, in a 9th grade class of a municipal school, located in Igreja Nova, AL. Two types of evaluative exercises were applied to two groups of 15 students. One group did the exercise with “traditional” multiple-choice questions, while the other group received exercises that had comics in charge of the question, and in the latter the results were significantly better. It was possible to perceive that the use of comics as a didactic tool helped in the contextualization of the content addressed, resulting in a greater understanding and consequently better results in the learning process.

Orientador(a)
Dr.ª Balliano, Tatiane Luciano.
Banca Examinadora
Dr. Silva, Eid Cavalcante da.
Dr. Silva, Thiago Barros Correia da.
Palavras-chave
Recursos didáticos.
Histórias em quadrinhos.
Ensino de ciências.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
228
Observações


Não foi possível exibir o PDF