O papel do Portal do professor de português língua estrangeira / não materna no ensino intercultural e contextualizado de PLE
O papel do Portal do professor de português língua estrangeira / não materna no ensino intercultural e contextualizado de PLE
<cris_guedes1999@outlook.com>
O ensino de Português língua estrangeira (PLE) vem se expandindo cada vez mais na sociedade brasileira, visto que o país está recebendo cada dia mais pessoas provenientes de outros países. Para ampliar a interação de pessoas de línguas e culturas distintas, o uso dos mais diferentes expedientes tem sido importante, incluindo neste processo os recursos didáticos. Neste trabalho, analisamos unidades didáticas disponíveis para professores e alunos no Portal do Professor de Português Língua Estrangeira (PPPLE), a fim de conhecer seu potencial como promotoras da aprendizagem e como trabalham a cultura e a gramática em seus conteúdos. Feita a seleção e a análise, foi possível concluir que as unidades didáticas do PPPLE são um instrumento eficaz para o ensino/aprendizagem intercultural do PLE, no entanto, algumas delas não trazem o ensino da língua baseado no uso, como é previsto pelo PPPLE. A pesquisa, de cunho qualitativo-interpretativista, tem como base os teóricos Almeida Filho (2018), Mendes (2012), Schneider (2010), Batista e Alarcón (2012), entre outros.
Classes of Portuguese as a foreign language has been expanding in Brazilian society. To expand the interaction of people from other languages and diverse cultures, the use of the most different ways has been important including in this process the teaching resources. In this paper, we analyze didactic units available for students and teachers in Portal do Professor de Português Língua Estrangeira (PPPLE) to know how teaching takes place on this platform and how effective it is as a mediator in a virtual way for grammar and culture teach. After the selection and analysis of the didactic units, it was possible to conclude that the PPPLE didactic units are an effective instrument for the intercultural teaching/learning of PLE, however, some of them do not bring the language teaching based on the use, as foreseen by the PPPLE. The qualitative-interpretative research is based on Almeida Filho (2018), Mendes (2012), Schneider (2010), Batista and Alarcón (2012), and others.
Souza, Márcia Vanessa dos Santos.
Linguagem e línguas - Estudo e ensino.
Língua estrangeira - Estudo e ensino.