Análise da associação da maturação biológica com a competência motora em escolares com idade pré-puberal, considerando a idade, o sexo, variáveis antropométrcias, escolaridade da mãe e tipo de escola*
Análise da associação da maturação biológica com a competência motora em escolares com idade pré-puberal, considerando a idade, o sexo, variáveis antropométrcias, escolaridade da mãe e tipo de escola*
<marianaires.dantas@gmail.com>
A atividade física vem sendo citada como um dos principais indicadores de saúde e a competência motora vem apresentando uma associação positiva com a prática de atividade física e com a aptidão física relacionada à saúde em população pediátrica. Entretanto são escassos os estudos que associam a maturação biológica com a competência motora em escolares com idade pré-puberal. Devido a isso, este tem por objetivo explorar a associação da coordenação motora com a maturação biológica de crianças pré-púberes, levando em consideração as diferenças existentes entre idade, sexo, antropometria (IMC), escolaridade da mãe e tipo de escola, buscando investigar se há efeito da maturação biológica independentemente ou combinada interferindo no desenvolvimento da coordenação motora das crianças. Para tal feito, este trabalho trata-se de um estudo transversal, realizado em quatro escolas do município de Arapiraca, sendo duas públicas e duas privadas, buscando avaliar variáveis contínuas (idade cronológica, maturação, antropometria e KTK) e categóricas (sexo, tipo de escola e escolaridade da mãe). Os resultados do presente estudo demonstraram que entre as variáveis avaliadas a maturação e o IMC foram as únicas que exerceram efeito em relação à coordenação motora dos escolares. Destaca-se ainda que a maturação exerceu efeito independemente das outras variáveis analisadas, inclusive do IMC. Assim, a coordenação motora é fundamental na infância, pois é um preditor de atividade física mais tarde na vida, e fica claro que os resultados não apenas reforçam a necessidade de focar no conhecimento do estado maturacional do indivíduo, mas principalmente, enaltece o crescimento, a maturidade, e desenvolvimento motor biológico.
Physical Activity has been cited as one of the main health indicators and motor competence has shown a positive association with the practice of physical activity and with health-related physical fitness in the pediatric population. However, there are few studies that associate biological maturation with motor competence in prepubertal schoolchildren. Because of this, this study aims to explore the association of motor coordination with the biological maturation of prepubescent children, taking into account the existing differences between age, sex, anthropometry (BMI), maturation, mother's education and type of school, seeking to investigate whether there is an effect of independent or combined biological maturation interfering with the development of children's motor coordination. To this end, this work is a cross-sectional study, carried out in four schools in the municipality of Arapiraca, two public and two private, seeking to evaluate continuous variables (chronological age, maturation, anthropometry and KTK) and categorical variables (gender, type of school and mother's education). The results of the present study showed that among the variables evaluated, maturation and BMI were the only ones that had an effect on the students' motor coordination. It is also noteworthy that maturation had an effect independent of the other variables analyzed, including BMI. Thus, motor coordination is fundamental in childhood, as it is a predictor of physical activity later in life, and it is clear that the results not only reinforce the need to focus on the knowledge of the individual's maturational state, but mainly, it enhances growth, maturity, and biological motor development.
Me. Lima, Braúlio Patrick da Silva.
Aptidão física.
Maturação biológica.
Competência motora.
*Título registrado conforme folha de aprovação
Título corrigido: Análise da associação da maturação biológica com a competência motora em escolares com idade pré-puberal, considerando a idade, o sexo, variáveis antropométricas, escolaridade da mãe e tipo de escola