A percepção de professores sobre a Educação ambiental e o uso de agrotóxicos, em escolas de Ensino médio da rede pública em Arapiraca - AL
A percepção de professores sobre a Educação ambiental e o uso de agrotóxicos, em escolas de Ensino médio da rede pública em Arapiraca - AL
<renata.rodrigues@arapiraca.ufal.br>
Diante
do constante processo de mudanças nos dias atuais, vale ressaltar a importância
da Educação Ambiental (EA), uma vez que a mesma promove o desenvolvimento do conhecimento
sobre as questões ecológicas e discussão sobre a percepção de temas que provocam
impactos no ambiente, como a utilização de agrotóxicos. Nessa perspectiva, este
trabalho analisou a concepção dos docentes de forma interdisciplinar em relação
aos impactos dos agrotóxicos e a Educação Ambiental, em escolas públicas, na
cidade de Arapiraca-AL. O objetivo central foi investigar a metodologia
aplicada em sala de aula e as propostas de intervenção por esses profissionais
sobre a temática. Para a avaliação, foram aplicados questionários
semiestruturados, que devido ao contexto pandêmico foram realizados no formato online,
totalizando 30 participantes, sendo que 18 deles eram da área de Ciências
Biológicas, e os demais divididos entre as áreas de Geografia, Matemática,
História, Educação Física e Pedagogia. Foi possível perceber que, apesar de
muitos docentes relatarem a falta de uma formação específica dentro do assunto,
a grande maioria demonstrou interesse em adquirir mais conhecimentos para
trabalhar a Educação Ambiental em sala de aula. Ao serem questionados sobre as
formas de como abordar essa temática, a maioria apontou a necessidade de
aproximar os alunos e a escola por meio de palestras, oficinas ou minicursos;
30% citaram projetos de conteúdo prático, como hortas, o que despertaria um
envolvimento efetivo com as questões ambientais e trocas de conhecimentos,
outros sugeriram alteração na merenda escolar adicionando produtos orgânicos, e
também foi sugerido a implementação de cartilhas educativas produzidas pelos
próprios estudantes. Apesar de 63,3% dos professores acreditarem que trabalhar
o tema em sala de aula pode sensibilizar os alunos para compreender os impactos
que os uso de agrotóxicos pode ter no meio ambiente e na saúde humana, 90% dos
profissionais não tiveram curso complementar e 56,7% não estudaram sobre
agrotóxicos em sua graduação. Além disso, quando perguntado se eles já fizeram
algum momento prático para saber o conhecimento do aluno sobre o tema, apenas
46,7% responderam que sim, isso mostrou a importância de promover uma formação
continuada para investir na capacitação desses professores. Através deste
trabalho foi possível verificar a necessidade de abordar a temática ambiental,
já que é considerado um tema proposto pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais),
propondo que seja abordada pelos professores de forma interdisciplinar e transversal,
contribuindo para a formação ecológica do estudante.
Given
the constant process of change today, it is worth emphasizing the importance of
Environmental Education (EE), since it promotes the development of knowledge
about ecological issues and discussion about the perception of issues that
cause impacts on the environment, such as the use of pesticides. From this
perspective, this work analyzed the conception of teachers in an
interdisciplinary way in relation to the impacts of pesticides and Environmental
Education in public schools in the city of Arapiraca-AL. The main objective was
to investigate the methodology applied in the classroom and the proposals for
intervention by these professionals on the subject. For the evaluation,
semi-structured questionnaires were applied, which due to the pandemic context
were done online, totaling 30 participants, 18 of them were from the Biological
Sciences area, and the others were divided among the Geography, Mathematics,
History, Physical Education and Pedagogy areas. It was possible to notice that,
although many teachers reported a lack of specific training on the subject,
most of them showed interest in acquiring more knowledge to work with
Environmental Education in the classroom. When asked about the ways to approach
this theme, most of them pointed out the need to bring students and the school
closer through lectures, workshops or mini-courses; 30% cited practical
projects, such as vegetable gardens, which would awaken an effective involvement
with environmental issues and knowledge exchange, others suggested changes in school
meals by adding organic products, and it was also suggested the implementation
of educational booklets produced by the students themselves. Although 63.3% of
the teachers believe that working on the subject in the classroom can sensitize
the students to understand the impacts that the use of pesticides can have on
the environment and human health, 90% of the professionals had no complementary
course, and 56.7% did not study pesticides during their graduation. Moreover,
when asked if they had ever done any practical training to know the student's
knowledge on the subject, only 46.7% answered yes, which showed the importance
of promoting continued education to invest in the training of these teachers.
Through this work it was possible to verify the need to address the
environmental theme, since it is considered a theme proposed by the PCNs
(National Curriculum Parameters), proposing that it be addressed by teachers in
an interdisciplinary and cross-cutting way, contributing to the ecological education
of the student.
Dr.ª Machado, Maria Aliete Bezerra Lima.
Sustentabilidade.
Meio ambiente - Estudo e ensino.
Acesso restrito solicitado pela autora. Provável liberação em 17 dez. 2023.
Acesso aberto em 05 fev. 2024.