A percepção de professores sobre a Educação ambiental e o uso de agrotóxicos, em escolas de Ensino médio da rede pública em Arapiraca - AL

A percepção de professores sobre a Educação ambiental e o uso de agrotóxicos, em escolas de Ensino médio da rede pública em Arapiraca - AL

Autor(a)
Santos, Renata Vitória Rodrigues.
<renata.rodrigues@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
11/10/2022
Curso/Outros
Ciências Biológicas
Número de folhas
46
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Diante do constante processo de mudanças nos dias atuais, vale ressaltar a importância da Educação Ambiental (EA), uma vez que a mesma promove o desenvolvimento do conhecimento sobre as questões ecológicas e discussão sobre a percepção de temas que provocam impactos no ambiente, como a utilização de agrotóxicos. Nessa perspectiva, este trabalho analisou a concepção dos docentes de forma interdisciplinar em relação aos impactos dos agrotóxicos e a Educação Ambiental, em escolas públicas, na cidade de Arapiraca-AL. O objetivo central foi investigar a metodologia aplicada em sala de aula e as propostas de intervenção por esses profissionais sobre a temática. Para a avaliação, foram aplicados questionários semiestruturados, que devido ao contexto pandêmico foram realizados no formato online, totalizando 30 participantes, sendo que 18 deles eram da área de Ciências Biológicas, e os demais divididos entre as áreas de Geografia, Matemática, História, Educação Física e Pedagogia. Foi possível perceber que, apesar de muitos docentes relatarem a falta de uma formação específica dentro do assunto, a grande maioria demonstrou interesse em adquirir mais conhecimentos para trabalhar a Educação Ambiental em sala de aula. Ao serem questionados sobre as formas de como abordar essa temática, a maioria apontou a necessidade de aproximar os alunos e a escola por meio de palestras, oficinas ou minicursos; 30% citaram projetos de conteúdo prático, como hortas, o que despertaria um envolvimento efetivo com as questões ambientais e trocas de conhecimentos, outros sugeriram alteração na merenda escolar adicionando produtos orgânicos, e também foi sugerido a implementação de cartilhas educativas produzidas pelos próprios estudantes. Apesar de 63,3% dos professores acreditarem que trabalhar o tema em sala de aula pode sensibilizar os alunos para compreender os impactos que os uso de agrotóxicos pode ter no meio ambiente e na saúde humana, 90% dos profissionais não tiveram curso complementar e 56,7% não estudaram sobre agrotóxicos em sua graduação. Além disso, quando perguntado se eles já fizeram algum momento prático para saber o conhecimento do aluno sobre o tema, apenas 46,7% responderam que sim, isso mostrou a importância de promover uma formação continuada para investir na capacitação desses professores. Através deste trabalho foi possível verificar a necessidade de abordar a temática ambiental, já que é considerado um tema proposto pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), propondo que seja abordada pelos professores de forma interdisciplinar e transversal, contribuindo para a formação ecológica do estudante.

Abstract

Given the constant process of change today, it is worth emphasizing the importance of Environmental Education (EE), since it promotes the development of knowledge about ecological issues and discussion about the perception of issues that cause impacts on the environment, such as the use of pesticides. From this perspective, this work analyzed the conception of teachers in an interdisciplinary way in relation to the impacts of pesticides and Environmental Education in public schools in the city of Arapiraca-AL. The main objective was to investigate the methodology applied in the classroom and the proposals for intervention by these professionals on the subject. For the evaluation, semi-structured questionnaires were applied, which due to the pandemic context were done online, totaling 30 participants, 18 of them were from the Biological Sciences area, and the others were divided among the Geography, Mathematics, History, Physical Education and Pedagogy areas. It was possible to notice that, although many teachers reported a lack of specific training on the subject, most of them showed interest in acquiring more knowledge to work with Environmental Education in the classroom. When asked about the ways to approach this theme, most of them pointed out the need to bring students and the school closer through lectures, workshops or mini-courses; 30% cited practical projects, such as vegetable gardens, which would awaken an effective involvement with environmental issues and knowledge exchange, others suggested changes in school meals by adding organic products, and it was also suggested the implementation of educational booklets produced by the students themselves. Although 63.3% of the teachers believe that working on the subject in the classroom can sensitize the students to understand the impacts that the use of pesticides can have on the environment and human health, 90% of the professionals had no complementary course, and 56.7% did not study pesticides during their graduation. Moreover, when asked if they had ever done any practical training to know the student's knowledge on the subject, only 46.7% answered yes, which showed the importance of promoting continued education to invest in the training of these teachers. Through this work it was possible to verify the need to address the environmental theme, since it is considered a theme proposed by the PCNs (National Curriculum Parameters), proposing that it be addressed by teachers in an interdisciplinary and cross-cutting way, contributing to the ecological education of the student.

Orientador(a)
Dr.ª Sátiro, Larissa Nascimento.
Banca Examinadora
Me. Rocha, Dougllas Ferreira da.
Dr.ª Machado, Maria Aliete Bezerra Lima.
Palavras-chave
Educação ambiental.
Sustentabilidade.
Meio ambiente - Estudo e ensino.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
243
Observações

Acesso restrito solicitado pela autora. Provável liberação em 17 dez. 2023.

Acesso aberto em 05 fev. 2024.

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