Botânica no Ensino fundamental: manual para elaboração de herbário didático
Botânica no Ensino fundamental: manual para elaboração de herbário didático
<claudjanebamorim@gmail.com>
O ensino de Botânica surge no Brasil em 1971, com fins de subsidiar o estudo da interação biológica homem-planta. No âmbito do Ensino Fundamental, considerando a Base Nacional Curricular Comum e os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Botânica insere-se no eixo temático de Vida e Ambiente, possibilitando a ampliação e construção de saberes em biodiversidade, comparação morfológica, evolução e inter-relação com fatores biológicos, químicos e físicos. Embora seja conteúdo curricular basilar e fundamental a construção de saberes em várias áreas, os conteúdos de Botânica no Ensino Básico, quando apresentados em aulas meramente expositivas, são considerados, pela maioria dos estudantes, como enfadonhos. Nesse contexto, o herbário didático apresenta-se como material didático voltado para o ensino da Botânica e que viabiliza a aproximação e manejo de espécimes vegetais. Desse modo, e considerando a escassez de material didático especializado em Botânica e/ou laboratórios e herbários municipais para aula prática, este trabalho objetivou a elaboração de um manual para elaboração de herbários, orientado para professores da rede pública do ensino fundamental em Coruripe-AL. Para tanto, caracterizou-se o perfil do usuário do manual (professores de Ciências, Ensino Fundamental II), segundo dados oficiais da Prefeitura Municipal de Coruripe e do IBGE. Foram selecionados normativas e diretrizes referentes a confecção de herbário didático; consultados normativas de órgãos especializados para utilização de material biológico (SISBIO, IMA e IBGE); selecionados materiais de baixo custo e acessíveis; elaborado um Manual de Elaboração e Utilização de Herbário Didático (MEUHD) e procedido a autoavaliação pré-uso. Os professores de Ciências da rede municipal de ensino em Coruripe se caracterizam por serem predominantemente do sexo feminino, com idade entre 22 e 68 anos; possuem, em sua maioria, apenas a graduação e tempo de experiência no ensino de Ciências variável entre 2 a 20 anos. O material didático desenvolvido para este público, o MEUHD, apresenta estrutura, conteúdo e linguagem, de modo geral, avaliadas como próprias para o uso. Recomenda-se, assim, que o MEUHD seja submetido a avaliação futura pelos professores de Ciências da rede municipal de ensino em Coruripe, em continuidade ao processo de avaliação de material didático.
The teaching of Botany appeared in Brazil in 1971, with the purpose of subsidizing the study
of biological interaction man-plant. In the context of Elementary Education, considering the
Common National Curricular Base and the National Curriculum Parameters, Botany is inserted
in the thematic axis of Life and Environment, enabling the expansion and construction of
knowledge in biodiversity, morphological comparison, evolution and interrelationship with
biological, chemical and physical factors. Although it is basic and fundamental curriculum
content to build knowledge in various areas, the contents of Botany in Basic Education, when
presented in merely expository classes, are considered by most students as boring. In this
context, the didactic herbarium is presented as didactic material focused on the teaching of
Botany and that enables the approach and management of plant specimens. Thus, and
considering the scarcity of didactic material specialized in Botany and/or municipal laboratories
and herbaria for practical classes, this work aimed at the elaboration of a manual for the
elaboration of herbaria, oriented to teachers of the public network of primary education in
Coruripe-AL. Therefore, the user profile of the manual was characterized (Science teachers,
Elementary School II), according to official data from the City of Coruripe and the IBGE. It
was selected normative and guidelines referring to the production of didactic herbarium;
consulted normative of specialized organs for use of biological material (SISBIO, IMA and
IBGE); selected materials of low cost and accessible; elaborated a Manual of Elaboration and
Use of Didactic Herbarium (MEUHD) and proceeded to pre-use self-evaluation. The science
teachers of the municipal school system in Coruripe are predominantly female, aged between
22 and 68 years; most of them have only a degree and experience in teaching science ranging
from 2 to 20 years. The didactic material developed for this audience, the MEUHD, presents
structure, content and language, in general, evaluated as suitable for use. Thus, it is
recommended that the MEUHD be submitted to future evaluation by the Science teachers of
the municipal school system in Coruripe, continuing the process of evaluation of didactic
material.
Silva, Marinalva dos Santos.
Material didático.
Ensino Fundamental II – Ciências.
Herbário didático.