O uso de sistemas de informação na gestão de atos normativos pelos conselhos de educação
O uso de sistemas de informação na gestão de atos normativos pelos conselhos de educação
<fran_holanda@hotmail.com.br>
O uso de sistemas de informação na gestão de atos normativos pelos conselhos de
educação envolve muito mais que hardwares e softwares, e deve causar impacto na
adoção das tecnologias de informação em processos gerenciais e administrativos.
Partindo dessa idéia, buscou-se fazer um estudo mais profundo sobre o uso dos sistemas
de informação na gestão de atos normativos, dando ênfase ao sistema usado pelos
conselhos de educação, neste caso, o foco serão os atos normativos educacionais. O
presente trabalho tem como finalidade identificar o uso de sistemas de informação na
gestão de atos normativos, feitas pelos conselhos de educação, além de identificar a
importância dos sistemas de informação. Quanto a metodologia, trata-se de uma revisão
bibliográfica e uma pesquisa de campo, a fim de analisar como cada conselheiro trabalha
e se o uso dos sistemas de informação acaba por facilitar e/ou prejudicar seu trabalho. A
análise de dados foi feita por meio de questionários, disponibilizados no Google
formulários, destinados aos conselheiros. Os resultados apontaram que a maioria dos
conselhos faz uso de softwares para as atividades de rotina de trabalho, mesmo que de
forma básica, e os que não fazem uso dos sistemas de informação para as atividades de
rotina de trabalho , se deve ao fato da falta de recursos finaceiros, falta de equipamentos,
falta de internet e/ou de profissionais qualificados. Com esse dados, notou-se que os
sistemas de informação contribuem para um bom desempenho na gestão dos conselhos,
possuindo diferentes níveis e funcionalidade, e que os softwares ajudam num
funcionamento mais adequado do projeto dos conselhos.
The use of information systems in the management of normative acts by education councils involves much more than hardware and software, and should have an impact on the adoption of information technologies in management and administrative processes. Based on this idea, we sought to make a deeper study on the use of information systems in the management of normative acts, emphasizing the system used by the educational councils, in this case, the focus will be on educational normative acts. The present work aims to identify the use of information systems in the management of normative acts, made by the educational councils, in addition to identifying the importance of information systems. Asfor the methodology, it is a bibliographic review and a field research, in order to analyze how each counselor works and whether the use of information systems ends up facilitating and/or harming his work. Data analysis was done through questionnaires, made available on Google forms, intended for counselors. The results showed that most councils make use of software for routine work activities, even in a basic way, and those that do not make use of information systems for routine work activities, due to the lack of financial resources, lack of equipment, lack of internet and/ or qualified professionals.With this data, it was noticed that information systems contribute to a good performance in the management of councils, having different levels and functionality, and that the software helps in a more adequate functioning of the project of the councils.
Dr. Oliveira, Thyago Tenório Martins de.
Conselhos educacionais.
Atos normativos - Gestão.