Um estudo sobre plataformas multilaterais enquanto modelo de negócio baseado em tecnologia da informação
Um estudo sobre plataformas multilaterais enquanto modelo de negócio baseado em tecnologia da informação
Um estudo sobre plataformas multilaterais enquanto modelo de negócio baseado em tecnologia da informação
<matheus.ribeiro@arapiraca.ufal.br>
A constante evolução das tecnologias de informação e comunicação ocasionou a mudança de diversos hábitos da sociedade. Uma área que está em pleno desenvolvimento e tem relação com a destacada evolução é o campo dos negócios, que vem utilizando as tecnologias para proporcionar ambientes de atuação com novas possibilidades para os usuários, é o caso das plataformas multilaterais. O surgimento dessas plataformas expandiu consideravelmente as formas de fazer negócios e os empreendedores passaram a enxergar que a interação entre fornecedores e consumidores através da internet e dispositivos móveis traz mais praticidade, possibilita explorar novos nichos, quebra barreiras geográficas, aumenta a concorrência e cria um mercado muito atrativo no âmbito dos investimentos. Neste contexto, a presente monografia tem como objetivo realizar um estudo acerca de plataformas multilaterais e negócios baseados nelas que já estão estruturados. Diante disso, a metodologia utilizada dividiu-se em três etapas principais: levantamento bibliográfico, estudo de caso e considerações dos resultados. As pesquisas foram realizadas nas bases de dados CAPES e Google Acadêmico, sendo apresentados os 15 (quinze) trabalhos mais aderentes ao tema. Ressalta-se que foram analisadas três plataformas, iFood, Uber e Airbnb, empresas com alta visibilidade de mercado que foram caracterizados neste trabalho mensurando-se o crescimento das plataformas e seus impactos no cotidiano das pessoas. Os resultados obtidos demonstraram que avanço tecnológico contribui genuinamente para o desenvolvimento de modelos de negócios digitais, proporcionando um ambiente favorável para criação de valor entre as partes interessadas e que o uso dessas tecnologias traz uma mudança significativa no comportamento dos usuários, contribui para o surgimento e estruturação de novos empreendimentos, além de abrir espaço para o desenvolvimento de novos estudos relacionados às plataformas multilaterais.
he constant evolution of information and communication technologies has led to a change in various habits of society. An area that is in full development and is related to the outstanding evolution is the field of business, which has been using technologies to provide operating environments with new possibilities for users, such as multilateral platforms. The emergence of these platforms has considerably expanded the ways of doing business and entrepreneurs have come to see that the interaction between suppliers and consumers through the internet and mobile devices brings more practicality, makes it possible to explore new niches, breaks geographical barriers, increases competition and creates a market very attractive in the scope of investments. In this context, the present monograph aims to conduct a study on multilateral platforms and businesses based on them that are already structured. Therefore, the methodology used was divided into three main stages: bibliographic survey, case study and results considerations. The surveys were carried out in the CAPES and Google Scholar databases, with the 15 (fifteen) papers most closely related to the topic being presented. It is noteworthy that three platforms were analyzed, iFood, Uber and Airbnb, companies with high market visibility that were characterized in this work by measuring the growth of platforms and their impacts on people's daily lives. The results obtained demonstrated that technological advancement genuinely contributes to the development of digital business models, providing a favorable environment for the creation of value among interested parties and that the use of these technologies brings a significant change in the behavior of users, contributes to the emergence and structuring of new ventures, in addition to opening space for the development of new studies related to multilateral platforms.
Dr. Baia, Davy de Medeiros.
Plataformas multilaterais.
Modelos de negócios.
Tecnologia – Negócios .