A prática da educação ambiental no ensino de ciências e biologia: linhas de orientação e ação a partir da Encíclica Laudato Si’
A prática da educação ambiental no ensino de ciências e biologia: linhas de orientação e ação a partir da Encíclica Laudato Si’
A prática da educação ambiental no ensino de ciências e biologia: linhas de orientação e ação a partir da Encíclica Laudato Si’
<martarocha419@gmail.com>
O nosso estudo tem como destaque a compreensão das relações sociedade-natureza na formação de cidadãos conscientes, sendo a Educação Ambiental o campo investigativo, pois se configura como uma alternativa de enfretamento à crise socioambiental e civilizatória existente, uma vez que, tem como finalidade formar cidadãos críticos e sensibilizados com as questões socioambientais, servindo-se de instrumento para mostrar aos sujeitos que o ambiente é de grande importância para a vida e que nossas ações individuais e coletivas contribuem para a mitigação de tal problemática, cabendo também aos políticos propor Políticas Públicas que visem o combate aos danos ambientais. Assim, o objetivo desta pesquisa é compreender o desenvolvimento de práticas de Educação Ambiental no Ensino de Ciências e Biologia a partir dos percursos dialógicos presentes nas linhas de orientação e ação da Encíclica Laudato Si’. O referencial teórico fundamenta-se na área da Educação Ambiental a partir dos pressupostos de Pedro Jacobi (2003), Marcos Sorrentino (1995), Papa Francisco (2015); Rafael Monteiro (2020) e na área do Ensino de Ciências e Biologia, através dos estudos de Anna Maria Pessoa de Carvalho e Daniel Gil-Pérez (2011), Francisco Abílio (2010), Maria Jaqueline Lima (2019) e Alexandre Silva (2017). A metodologia decorre de uma pesquisa qualitativa do tipo análise documental, com uso da já citada encíclica e a Política Nacional de Educação Ambiental, como fontes principais. Com isso, conclui-se que as linhas de orientação e ação presentes na Encíclica Laudato Si trazem reflexões e propostas de diálogos como possíveis soluções para a crise socioambiental. Essas podem ser utilizadas como estratégia didática para trabalhar a Educação Ambiental em aulas de Ciências e Biologia, tendo como foco a sensibilização da comunidade escolar. Para isso, é necessário que sejam trabalhadas temáticas que abordem a Educação Ambiental e façam com que os educandos possam construir conhecimentos e ao mesmo tempo repensar seus valores, atitudes e comportamentos. Para que esse processo ocorra, não basta apenas a presença do conhecimento científico dos educadores, mas é preciso que sejam utilizados métodos que promovam o diálogo e permitam que os estudantes construam seus próprios argumentos sobre a problemática em questão. O diálogo contribui, desta forma, para a prática de uma Educação Ambiental que seja capaz de fazer com que os sujeitos reflitam sobre seus atos e a partir dessa reflexão, despertem para a tomada de decisões modificando assim, suas atitudes e comportamentos que estejam diretamente relacionadas com a sustentabilidade socioambiental.
ABSTRACT Our study highlights the understanding of society-nature relations in the formation of conscious citizens, with Environmental Education being the investigative field, as it is configured as an alternative to face the existing socio-environmental and civilizing crisis, since it aims to form citizens who are critical and sensitive to socio-environmental issues, serving as an instrument to show subjects that the environment is of great importance for life and that our individual and collective actions contribute to the mitigation of such problem, and it is also up to politicians to propose Public Policies aimed at combating environmental damage. Thus, the objective of this research is to understand the development of Environmental Education practices in Science and Biology Teaching from the dialogical paths present in the guidelines and action of the Encyclical Laudato Si'. The theoretical framework is based on the area of Environmental Education from the assumptions of Pedro Jacobi (2003), Marcos Sorrentino (1995), Pope Francisco (2015); Rafael Monteiro (2020) and in the area of Science and Biology Teaching, through the studies of Anna Maria Pessoa de Carvalho and Daniel Gil-Pérez (2011), Francisco Abílio (2010), Maria Jaqueline Lima (2019) and Alexandre Silva (2017). ). The methodology stems from a qualitative research of the documentary analysis type, using the aforementioned encyclical and the National Environmental Education Policy as main sources. With this, it is concluded that the guidelines and action present in the Encyclical Laudato Si bring reflections and proposals for dialogues as possible solutions to the socio-environmental crisis. These can be used as a didactic strategy to work on Environmental Education in Science and Biology classes, focusing on raising awareness among the school community. For this, it is necessary to work on themes that address Environmental Education and make the students able to build knowledge and at the same time rethink their values, attitudes and behaviors. For this process to occur, the presence of scientific knowledge of the educators is not enough, but it is necessary to use methods that promote dialogue and allow students to build their own arguments about the problem in question. Dialogue contributes, in this way, to the practice of an Environmental Education that is able to make the subjects reflect on their actions and, from this reflection, wake up to decision-making, thus modifying their attitudes and behavior that are directly related with social and environmental sustainability.
Dr.ª Modesto, Mônica Andrade.
Educação ambiental.
Política ambiental .