A utilização da realidade virtual e aumentada no ensino de ciências no Brasil - revisão integrativa

A utilização da realidade virtual e aumentada no ensino de ciências no Brasil - revisão integrativa

Autor(a)
Lemos, André Cordeiro.
<andre.lemos@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
27/05/2022
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
34
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

Este trabalho objetivou fazer uma revisão integrativa dos trabalhos sobre a utilização da realidade aumentada e virtual no ensino de ciências no Brasil. As perguntas que nortearam o trabalho foram: quais os temas mais abordados pelos professores ao utilizarem estas tecnologias? Qual a tecnologia mais usada? Quais dificuldades essa tecnologia enfrenta para ser inserida na sala de aula? Quais sua vantagens? foi realizada uma pesquisa de revisão integrativa (SOUZA, MICHELLY, 2010) subsidiada pela pesquisa e coleta de artigos, revistas e trabalhos acadêmicos nos repositórios Scielo, BDTD, Capes, Google Acadêmico e seguido da construção de um quadro sinóptico. O resultado da pesquisa mostrou que a Realidade Ampliada e a Realidade Virtual é utilizada em várias temáticas do ensino de ciências, além de promover maior engajamento e participação dos estudantes a participarem nas aulas e consequentemente melhoram o desempenho no processo de ensino aprendizagem. 

Abstract

 This work aimed to make an integrative review of the works on the use of augmented and virtual reality in science teaching in Brazil. The questions that guided the work were: what are the topics most addressed by teachers when using these technologies? What is the most used technology? What difficulties does this technology face to be inserted in the classroom? What are its advantages. an integrative review research was carried out (SOUZA, MICHELLY, 2010) supported by the research and collection of articles, journals and academic works in the Scielo, BDTD, Capes, Google Scholar repositories and followed by the construction of a synoptic table. The research result showed that Augmented Reality and Virtual Reality are used in various themes of science teaching, in addition to promoting greater engagement and participation of students to participate in classes and consequently improve performance in the teaching-learning process. 

Orientador(a)
Me. Sobral, Marcos Paulo de Oliveira.
Banca Examinadora
Dr.ª Dourado, Auceia Matos.
Dr.ª Santana, Leyla Menezes de.
Palavras-chave
Realidade aumentada.
Ensino de ciências.
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Realidade virtual .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
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