A utilização da realidade virtual e aumentada no ensino de ciências no Brasil - revisão integrativa
A utilização da realidade virtual e aumentada no ensino de ciências no Brasil - revisão integrativa
A utilização da realidade virtual e aumentada no ensino de ciências no Brasil - revisão integrativa
<andre.lemos@arapiraca.ufal.br>
Este trabalho objetivou fazer uma revisão integrativa dos trabalhos sobre a utilização
da realidade aumentada e virtual no ensino de ciências no Brasil. As perguntas que
nortearam o trabalho foram: quais os temas mais abordados pelos professores ao
utilizarem estas tecnologias? Qual a tecnologia mais usada? Quais dificuldades essa
tecnologia enfrenta para ser inserida na sala de aula? Quais sua vantagens? foi
realizada uma pesquisa de revisão integrativa (SOUZA, MICHELLY, 2010) subsidiada
pela pesquisa e coleta de artigos, revistas e trabalhos acadêmicos nos repositórios
Scielo, BDTD, Capes, Google Acadêmico e seguido da construção de um quadro
sinóptico. O resultado da pesquisa mostrou que a Realidade Ampliada e a Realidade
Virtual é utilizada em várias temáticas do ensino de ciências, além de promover maior
engajamento e participação dos estudantes a participarem nas aulas e
consequentemente melhoram o desempenho no processo de ensino aprendizagem.
This work aimed to make an integrative review of the works on the use of augmented and virtual reality in science teaching in Brazil. The questions that guided the work were: what are the topics most addressed by teachers when using these technologies? What is the most used technology? What difficulties does this technology face to be inserted in the classroom? What are its advantages. an integrative review research was carried out (SOUZA, MICHELLY, 2010) supported by the research and collection of articles, journals and academic works in the Scielo, BDTD, Capes, Google Scholar repositories and followed by the construction of a synoptic table. The research result showed that Augmented Reality and Virtual Reality are used in various themes of science teaching, in addition to promoting greater engagement and participation of students to participate in classes and consequently improve performance in the teaching-learning process.
Dr.ª Santana, Leyla Menezes de.
Ensino de ciências.
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Realidade virtual .