Análise do Enem 2019 – 2021 com ênfase no conteúdo de zoologia

Análise do Enem 2019 – 2021 com ênfase no conteúdo de zoologia

Autor(a)
Santos, Erika França dos.
<erikafranca.bio@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
13/07/2022
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
24
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

As mudanças na formulação do currículo escolar realizadas através da aprovação de documentos norteadores, como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), têm sido alvo de muitas discussões, e influenciam diretamente no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O ENEM busca em suas questões, a integração entre as diversas áreas do conhecimento e o cotidiano dos estudantes. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar e realizar uma análise das questões do ENEM, referentes a área de Ciências da Natureza e suas tecnologias, com foco na disciplina de Biologia e na subárea Zoologia. Com base nos objetivos propostos, foi desenvolvida uma pesquisa de caráter qualitativo de cunho documental, em que a análise de dados foi feita através das provas do ENEM dos anos 2019-2021. Verificando o peso de cada disciplina da Área de Ciências das Natureza e suas Tecnologias, onde foi possível detectar a prevalência da disciplina de Biologia nas questões analisadas; A abordagem dos conteúdos de Biologia as subáreas com maior foco são Ecologia, Educação Ambiental e Botânica; E no âmbito geral examinando a frequência dos grupos zoológicos nas questões, percebeu-se que Mammalia e Arthropoda são os grupos que mais se apresentam nas questões observadas. 

Abstract

Palavras-Chave: ENEM; Educação; Zoologia. ABSTRACT Changes in the formulation of the school curriculum carried out through the approval of guiding documents, such as the Law of Directives and Bases (LDB) and the National Common Curriculum Base (BNCC), have been the subject of many discussions, and directly influence the National High School Exam. (AND EITHER). ENEM seeks, in its questions, the integration between the different areas of knowledge and the daily life of students. The present work aimed to characterize and carry out an analysis of ENEM questions, referring to the area of Natural Sciences and its technologies, focusing on the discipline of Biology and the subarea of Zoology. Based on the proposed objectives, a qualitative research of a documentary nature was developed, in which the data analysis was carried out through the ENEM tests of the years 2019-2021. Checking the weight of each discipline in the Area of Natural Sciences and its Technologies, where it was possible to detect the prevalence of the discipline of Biology in the analyzed issues; The approach to Biology contents the subareas with the greatest focus are Ecology, Environmental Education and Botany; And in the general scope, examining the frequency of zoological groups in the questions, it was noticed that Mammalia and Arthropoda are the groups that most present themselves in the observed questions.

Orientador(a)
Dr. Barão, Kim Ribeiro.
Banca Examinadora
Neves, Janecléia Ribeiro das.
Ma. Carneiro, Jéssica do Nascimento.
Palavras-chave
Zoologia .
Educação .
Enem .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
422
Observações


Não foi possível exibir o PDF