Análise de aplicativos para smartphones como ferramenta no ensino de ecologia em aulas de ciências e biologia

Análise de aplicativos para smartphones como ferramenta no ensino de ecologia em aulas de ciências e biologia 

Autor(a)
Santos, Lucimara Lessa dos.
<mara_lessaa@hotmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
06/07/2022
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

A utilização das tecnologias, entre elas os smartphones, está cada dia mais presente no cotidiano e nas atividades executadas pelas pessoas, proporcionando muitas vantagens e possibilidades antes consideradas improváveis. O uso deste dispositivo em sala de aula pode ajudar a suprir a ausência de recursos que auxiliem o professor no processo de ensino-aprendizagem, bem como na construção do conhecimento dos estudantes. Assim, o objetivo desse trabalho foi fazer uma análise dos aplicativos para smartphones disponíveis na loja virtual Google Play Store e a viabilidade de uso destes aplicativos, como ferramentas no ensino de Ecologia em aulas de Ciências e Biologia. A pesquisa foi realizada na loja virtual Google Play Store e foram priorizados os aplicativos em português, gratuitos e que abordassem temáticas relacionados ao ensino de Ecologia. Para isso, foram utilizadas as seguintes palavras-chave no campo de busca: ensino de ecologia, ecologia, ensino de ciências e biologia. Dos 290 aplicativos encontrados apenas 29 atenderam os critérios da pesquisa. Os resultados apontam para um quantitativo reduzido de aplicativos móveis destinados ao ensino de Ecologia, mas com grande potencial de auxiliar os docentes no ensino-aprendizagem. Com a pesquisa, ficou evidente a necessidade de desenvolvimento e ampliação do número de aplicativos com propostas nos mais diversos formatos e tipologias, tornando o aprendizado dinâmico e lúdico para docentes e discentes.

Abstract

The use of technology, including smartphones, is increasingly present in everyday life and in the activities performed by people, providing many advantages and possibilities previously considered improbable. The use of this device in the classroom can help overcome the lack of resources that assist the teacher in the teaching-learning process, as well as in the construction of students' knowledge. Thus, the objective of this work was to analyze the smartphone applications available on Google Play Store and the viability of using these applications as tools for teaching ecology in science and biology classes. The search was conducted in the Google Play Store and prioritized applications in Portuguese, free and that addressed issues related to the teaching of ecology. For this, the following keywords were used in the search field: teaching ecology, ecology, science teaching and biology. Of the 290 applications found, only 29 met the search criteria. The results point to a small number of mobile applications for teaching ecology, but with great potential to assist teachers in teaching and learning. With the research, it became evident the need to develop and expand the number of applications with proposals in various formats and typologies, making learning dynamic and fun for teachers and students. 

Orientador(a)
Dr. Ferreira, Guilherme Ramos Demétrio.
Banca Examinadora
Dr. Silva, André Almeida.
Dr.ª Santana, Leyla Menezes de.
Palavras-chave
Ensino de ciências e biologia.
Ensino e aprendizagem.
Ecologia – Ensino .
Smartphones.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
216
Observações


Não foi possível exibir o PDF