Análise de aplicativos para smartphones como ferramenta no ensino de ecologia em aulas de ciências e biologia
Análise de aplicativos para smartphones como ferramenta no ensino de ecologia em aulas de ciências e biologia
Análise de aplicativos para smartphones como ferramenta no ensino de ecologia em aulas de ciências e biologia
<mara_lessaa@hotmail.com>
A utilização das tecnologias, entre elas os smartphones, está cada dia mais presente no cotidiano
e nas atividades executadas pelas pessoas, proporcionando muitas vantagens e possibilidades
antes consideradas improváveis. O uso deste dispositivo em sala de aula pode ajudar a suprir a
ausência de recursos que auxiliem o professor no processo de ensino-aprendizagem, bem como
na construção do conhecimento dos estudantes. Assim, o objetivo desse trabalho foi fazer uma
análise dos aplicativos para smartphones disponíveis na loja virtual Google Play Store e a
viabilidade de uso destes aplicativos, como ferramentas no ensino de Ecologia em aulas de
Ciências e Biologia. A pesquisa foi realizada na loja virtual Google Play Store e foram
priorizados os aplicativos em português, gratuitos e que abordassem temáticas relacionados ao
ensino de Ecologia. Para isso, foram utilizadas as seguintes palavras-chave no campo de busca:
ensino de ecologia, ecologia, ensino de ciências e biologia. Dos 290 aplicativos encontrados
apenas 29 atenderam os critérios da pesquisa. Os resultados apontam para um quantitativo
reduzido de aplicativos móveis destinados ao ensino de Ecologia, mas com grande potencial de
auxiliar os docentes no ensino-aprendizagem. Com a pesquisa, ficou evidente a necessidade de
desenvolvimento e ampliação do número de aplicativos com propostas nos mais diversos
formatos e tipologias, tornando o aprendizado dinâmico e lúdico para docentes e discentes.
The use of technology, including smartphones, is increasingly present in everyday life and in the activities performed by people, providing many advantages and possibilities previously considered improbable. The use of this device in the classroom can help overcome the lack of resources that assist the teacher in the teaching-learning process, as well as in the construction of students' knowledge. Thus, the objective of this work was to analyze the smartphone applications available on Google Play Store and the viability of using these applications as tools for teaching ecology in science and biology classes. The search was conducted in the Google Play Store and prioritized applications in Portuguese, free and that addressed issues related to the teaching of ecology. For this, the following keywords were used in the search field: teaching ecology, ecology, science teaching and biology. Of the 290 applications found, only 29 met the search criteria. The results point to a small number of mobile applications for teaching ecology, but with great potential to assist teachers in teaching and learning. With the research, it became evident the need to develop and expand the number of applications with proposals in various formats and typologies, making learning dynamic and fun for teachers and students.
Dr.ª Santana, Leyla Menezes de.
Ensino e aprendizagem.
Ecologia – Ensino .
Smartphones.