As interferências da ansiedade no processo formativo dos estudantes do curso de ciências biológicas: uma breve revisão bibliográfica
As interferências da ansiedade no processo formativo dos estudantes do curso de ciências biológicas: uma breve revisão bibliográfica
As interferências da ansiedade no processo formativo dos estudantes do curso de ciências biológicas: uma breve revisão bibliográfica
<alineestacio92@gmail.com>
O transtorno de ansiedade e sua relação direta com o processo formativo de estudantes
universitários do curso de Ciências Biológicas é a principal temática desta investigação. A
ansiedade encontra-se entre as doenças psiquiátricas mais comuns em crianças e adolescentes
e vem afetando os acadêmicos de modo geral. Assim, a presente pesquisa objetivou analisar
as interferências do transtorno de ansiedade no processo formativo dos estudantes
universitários do curso de Ciências Biológicas a partir de uma breve revisão bibliográfica. De
natureza qualitativa, a pesquisa de cunho bibliográfico, fez um levantamento de estudos
publicados nos últimos cinco anos e hospedados nas plataformas de domínio público, dentre
estes foram escolhidos dois textos para serem analisados. O procedimento analítico consistiu
na categorização dos transtornos de ansiedade citadas nas pesquisas inventariadas e seu
cruzamento com os pressupostos teóricos presentes na literatura disponível. Os resultados
revelaram uma forte incidência de ansiedade no universo pesquisado, sendo esta ansiedade
de em nível moderado e grave, o que indica adoecimento entre o público universitário. Outro
indicador apontado na pesquisa é que o motivador das crises de ansiedade é a relação
professor/aluno fragilizada. Assim, considerou-se que é necessário reavaliar essas situações
e procurar melhorias dentro do curso, de modo a ajudar estudantes no seu processo formativo.
Anxiety disorder and its direct relationship with the training process of university students in the Biological Sciences course is the main theme of this investigation. Anxiety is among the most common psychiatric illnesses in children and adolescents and has been affecting academics in general. Thus, the present research aimed to analyze the interferences of anxiety disorder in the training process of university students in the Biological Sciences course, based on a briefliterature review. Qualitative in nature, the bibliographic research carried out a survey ofstudies published in the last five years and hosted on public domain platforms, among which two texts were chosen to be analyzed. The analytical procedure consisted of categorizing the anxiety disorders mentioned in the inventoried researches and crossing them with the theoretical assumptions present in the available literature. The results revealed a strong incidence of anxiety in the researched universe, being this anxiety at a moderate and severe level, which indicates illness among the university public. Another indicator pointed out in the research is that the motivator of anxiety attacks is the weakened teacher/student relationship. Thus, it wasconsidered that it is necessary to reassess these situations and seek improvements within the course, in order to help students in their training process.
Dr. Unger, Lynna Gabriella Silva.
Ciências biológicas.
Transtornos de ansiedade.