Doenças parasitárias no Ensino médio: um estudo sobre as abordagens do livro didático de biologia
Doenças parasitárias no Ensino médio: um estudo sobre as abordagens do livro didático de biologia
<eliane.farias@arapiraca.ufal.br>
O presente estudo tem por objetivo investigar como o livro didático de Biologia, utilizado
em uma escola pública de Penedo/AL, aborda as doenças parasitárias e se os autores
promovem a Alfabetização Científica dos estudantes em relação a essa temática,
considerando os aspectos econômicos, sanitários, ecológicos e sociais que implicam na
continuidade dessas doenças. A concepção teórica está embasada no Ensino de Ciências
e como arcabouço metodológico foi utilizado à pesquisa qualitativa com ênfase na análise
documental, contudo, buscando compreender as particularidades do objeto estudado,
procurando obter resultados fidedignos em torno de seu respectivo estudo. As análises
foram baseadas no estudo de Batista, Cunha; Candido (2010), e teve por base o livro
Biologia Moderna dos autores Amabis e Martho, do 2º Ano do Ensino Médio, com edição
publicada no ano 2016. Os principais resultados da pesquisa mostraram que todos os
requisitos supracitados não estão totalmente contemplados, pois apresentam lacunas em
alguns trechos. Portanto, dessa forma, constatou que o objeto de estudo não promoveu
todas as premissas em sua apresentação.
The present study aims to investigate how the Biology textbook, used in a public school in Penedo/AL, addresses parasitic diseases and whether the authors promote the Scientific Literacy of students in relation to this theme, considering the economic, health aspects, ecological and social factors that imply the continuity of these diseases. The theoretical conception is based on Science Teaching and as a methodological framework, qualitative research was used, with an emphasis on document analysis, however, seeking to understand the particularities of the object studied, seeking to obtain reliable results around its respective study. The analyzes were based on the study by Batista, Cunha; Candido (2010), and was based on the book Biologia Moderna by the authors Amabis and Martho, from the 2nd Year of High School, with an edition published in 2016. The main results of the research showed that all the aforementioned requirements are not fully covered, as have gaps in some sections. Therefore, in this way, it was found that the object of study did not promote all the premises in its presentation.
Dr.ª Santana, Leyla Menezes de.
Livro didático.
Alfabetização científica.
Ensino de ciências.