Doenças parasitárias no Ensino médio: um estudo sobre as abordagens do livro didático de biologia

Doenças parasitárias no Ensino médio: um estudo sobre as abordagens do livro didático de biologia

Autor(a)
Silva, Eliane Farias da.
<eliane.farias@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
15/07/2022
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
30
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

O presente estudo tem por objetivo investigar como o livro didático de Biologia, utilizado em uma escola pública de Penedo/AL, aborda as doenças parasitárias e se os autores promovem a Alfabetização Científica dos estudantes em relação a essa temática, considerando os aspectos econômicos, sanitários, ecológicos e sociais que implicam na continuidade dessas doenças. A concepção teórica está embasada no Ensino de Ciências e como arcabouço metodológico foi utilizado à pesquisa qualitativa com ênfase na análise documental, contudo, buscando compreender as particularidades do objeto estudado, procurando obter resultados fidedignos em torno de seu respectivo estudo. As análises foram baseadas no estudo de Batista, Cunha; Candido (2010), e teve por base o livro Biologia Moderna dos autores Amabis e Martho, do 2º Ano do Ensino Médio, com edição publicada no ano 2016. Os principais resultados da pesquisa mostraram que todos os requisitos supracitados não estão totalmente contemplados, pois apresentam lacunas em alguns trechos. Portanto, dessa forma, constatou que o objeto de estudo não promoveu todas as premissas em sua apresentação.

Abstract

The present study aims to investigate how the Biology textbook, used in a public school in Penedo/AL, addresses parasitic diseases and whether the authors promote the Scientific Literacy of students in relation to this theme, considering the economic, health aspects, ecological and social factors that imply the continuity of these diseases. The theoretical conception is based on Science Teaching and as a methodological framework, qualitative research was used, with an emphasis on document analysis, however, seeking to understand the particularities of the object studied, seeking to obtain reliable results around its respective study. The analyzes were based on the study by Batista, Cunha; Candido (2010), and was based on the book Biologia Moderna by the authors Amabis and Martho, from the 2nd Year of High School, with an edition published in 2016. The main results of the research showed that all the aforementioned requirements are not fully covered, as have gaps in some sections. Therefore, in this way, it was found that the object of study did not promote all the premises in its presentation.

Orientador(a)
Ma. Carneiro, Jéssica do Nascimento.
Banca Examinadora
Dr.ª Silva, Aline Cristine Pereira e.
Dr.ª Santana, Leyla Menezes de.
Palavras-chave
Doenças parasitárias.
Livro didático.
Alfabetização científica.
Ensino de ciências.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
301
Observações


Não foi possível exibir o PDF