Educação ambiental em comunidades tradicionais: uma revisão sistemática
Educação ambiental em comunidades tradicionais: uma revisão sistemática
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A Educação Ambiental (EA) faz parte de um processo contínuo de formação das pessoas sobre a responsabilidade que cada indivíduo possui em preservar e respeitar o meio em que vivem, visando sensibilizá-las de maneira transversal, buscando um ambiente equilibrado. A Lei 9.795, de 27 de abril de 1999, dispõe sobre a EA e institui a Política Nacional de Educação Ambiental. É um marco relevante nos estudos voltados para a educação ambiental, e institui os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. O presente trabalho é uma revisão sistemática de literatura a respeito do que tem se tratado de educação ambiental em comunidades tradicionais no Brasil desde a implementação da Política de Educação Ambiental de 1999 até os dias atuais. Este trabalho, de caráter qualitativo e quantitativo, foi realizado entre os meses de julho de 2021 a janeiro de 2022. Para isso foram utilizadas as bases de dados LILACS, Web of Science e Scielo, com as palavras-chave “educação ambiental AND o tipo de comunidade tradicional” nos idiomas português e inglês. A partir da pesquisa realizada foram encontrados 1.954 trabalhos. Todavia, após a aplicação dos critérios de exclusão e inclusão, apenas 11 trabalhos tratavam dos aspectos relacionados na pesquisa, os quais foram publicados entre 2015 e 2021. Foram encontrados: um trabalho em comunidades caiçara, um trabalho em comunidades ribeirinhas, dois trabalhos em comunidades de pescadores e sete trabalhos em comunidades quilombolas. O conjunto de artigos encontrados durante a pesquisa, revelou a importância das ações desenvolvidas nas comunidades tradicionais, no sentido de melhorar a compreensão da relação entre ser humano-naturezaconservação-aprendizagem. As pesquisas sobre educação ambiental analisadas neste estudo apresentam uma discussão inter-relacionada entre preservação ambiental e o processo cultural das comunidades tradicionais. Os estudos ainda referenciam a importância da manutenção da ancestralidade e cultura específica de cada comunidade como processo de identidade e pertencimento a determinado grupo étnico. A manutenção destes aspectos é importante para o processo de manutenção da tradição para as gerações futuras.
Environmental Education (EE) is part of a continuous process of training people on the
responsibility that each individual has to preserve and respect the environment in which they
live, aiming to sensitize them in a transversal way, seeking a balanced environment, in which
people learn to use nature as a resource. The difference in this area lies in the matter of treating
this resource as something that needs to be respected, preserved in certain circumstances or
replaced. Law 9,795, of April 27, 1999, deals with EE and establishes the National
Environmental Education Policy. It is a relevant landmark in studies focused on environmental
education, and establishes the processes through which the individual and the community build
social values, knowledge, skills, attitudes and competences aimed at conserving the
environment. The present work consists of a systematic literature review about what has been
about environmental education in traditional communities in Brazil since the implementation
of the Environmental Education Policy from 1999 to the present day. This qualitative and
quantitative work was carried out between July 2021 and January 2022. For this, the LILACS,
Web of Science and Scielo databases were used, with the keywords "environmental education
AND the type community” in Portuguese and English. From the research carried out, 1,954
works were found. However, after applying the exclusion and inclusion criteria, only 11 works
dealt with the aspects related to the research, which were published between 2015 and 2021.
We found: one work in caiçara communities, one work in riverside communities, two works in
communities of fishermen and seven jobs in quilombola communities. The set of articles found
during the research revealed the importance of actions developed in traditional communities, in
order to improve the understanding of the relationship between human being-natureconservation-learning. The research on environmental education analyzed in this study presents
an interrelated discussion between environmental preservation and the cultural process of
traditional communities. The studies also refer to the importance of maintaining the ancestry
and specific culture of each community as a process of identity and belonging to a particular
ethnic group. The maintenance of these aspects is important for the process of maintaining the
tradition for future generations.
Ma. Lima, Maíra Egito Alves de.
Política nacional ambiental .
Comunidades tradicionais .
Ecologia .