Estudantes com transtorno do espectro autista e o bullying em ambiente escolar: uma revisão da literatura

Estudantes com transtorno do espectro autista e o bullying em ambiente escolar: uma revisão da literatura

Autor(a)
Canuto, Mônica Machado.
<monica.smachado85@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
14/07/2022
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
36
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

O presente trabalho teve como objetivo geral analisar os impactos do bullying no processo de aprendizagem do estudante autista inserido na escola regular. O percurso metodológico percorrido foi uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, que consiste em analisar discutir, fatos registrados em pesquisas, mostrando os efeitos do bullying no processo de aprendizagem do estudante autista, matriculado em escola regular. Para o levantamento de dados, foi realizada uma pesquisa nas bases de dados Scielo Brasil e no Google Acadêmico. Para a discussão do texto foram selecionadas seis pesquisas, as três primeiras eram artigos que discutiam o bullying, as três últimas eram dois artigos e uma dissertação de mestrado, discutiam o problema do estudante autista que sofre bullying no ambiente escolar, em considerações, o bullying é um ato de violência que envolve crianças e adolescentes mais frágeis, trazendo consequências sérias como dor, sofrimento, angústia, crises de ansiedade e baixo rendimento escolar. Nesse sentido, a escola também tem seu papel de promover trabalhos que tragam uma discussão do problema, é preciso capacitar professores e profissionais da educação, para que eles possam identificar os sinais de alunos que estejam passando por bullying.

Abstract

The present work had as general objective to analyze the impacts of bullying in the learning process of the autistic student inserted in the regular school. Effects of bullying on the learning process of autistic students enrolled in regular schools. For data collection, a search was carried out in the Scielo Brasil and Google Scholar databases. For the discussion of the text, six studies were selected, the first three were articles that discussed bullying, the last three were two articles and a master's dissertation, they discussed the problem of the autistic student who suffers bullying in the school environment, in considerations, bullying it is an act of violence that involves more fragile children and adolescents, bringing serious consequences such as pain, suffering, anguish, anxiety crises and low school performance. In this sense, the school also has its role to promote works that bring a discussion of the problem, it is necessary to train teachers and education professionals, so that they can identify the signs of students who are experiencing bullying.

Orientador(a)
Ma. Carneiro, Jéssica do Nascimento.
Banca Examinadora
Dr.ª Santana, Leyla Menezes de.
Me. Sobral, Marcos Paulo de Oliveira.
Palavras-chave
Ambiente escolar.
Bullying.
Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Aprendizagem .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
721
Observações


Não foi possível exibir o PDF