Estudantes com transtorno do espectro autista e o bullying em ambiente escolar: uma revisão da literatura
Estudantes com transtorno do espectro autista e o bullying em ambiente escolar: uma revisão da literatura
<monica.smachado85@gmail.com>
O presente trabalho teve como objetivo geral analisar os impactos do bullying no processo de
aprendizagem do estudante autista inserido na escola regular. O percurso metodológico
percorrido foi uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, que consiste em analisar discutir,
fatos registrados em pesquisas, mostrando os efeitos do bullying no processo de aprendizagem
do estudante autista, matriculado em escola regular. Para o levantamento de dados, foi realizada
uma pesquisa nas bases de dados Scielo Brasil e no Google Acadêmico. Para a discussão do
texto foram selecionadas seis pesquisas, as três primeiras eram artigos que discutiam o bullying,
as três últimas eram dois artigos e uma dissertação de mestrado, discutiam o problema do
estudante autista que sofre bullying no ambiente escolar, em considerações, o bullying é um ato
de violência que envolve crianças e adolescentes mais frágeis, trazendo consequências sérias
como dor, sofrimento, angústia, crises de ansiedade e baixo rendimento escolar. Nesse sentido,
a escola também tem seu papel de promover trabalhos que tragam uma discussão do problema,
é preciso capacitar professores e profissionais da educação, para que eles possam identificar os
sinais de alunos que estejam passando por bullying.
The present work had as general objective to analyze the impacts of bullying in the learning process of the autistic student inserted in the regular school. Effects of bullying on the learning process of autistic students enrolled in regular schools. For data collection, a search was carried out in the Scielo Brasil and Google Scholar databases. For the discussion of the text, six studies were selected, the first three were articles that discussed bullying, the last three were two articles and a master's dissertation, they discussed the problem of the autistic student who suffers bullying in the school environment, in considerations, bullying it is an act of violence that involves more fragile children and adolescents, bringing serious consequences such as pain, suffering, anguish, anxiety crises and low school performance. In this sense, the school also has its role to promote works that bring a discussion of the problem, it is necessary to train teachers and education professionals, so that they can identify the signs of students who are experiencing bullying.
Me. Sobral, Marcos Paulo de Oliveira.
Bullying.
Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Aprendizagem .