Impactos do transtorno de ansiedade generalizada para o processo de aprendizagem de estudantes do Ensino médio: uma revisão integrativa da literatura
Impactos do transtorno de ansiedade generalizada para o processo de aprendizagem de estudantes do Ensino médio: uma revisão integrativa da literatura
<narahgomes86@gmail.com>
Este trabalho analisa os impactos do transtorno de ansiedade generalizada no processo de
aprendizagem de estudantes do ensino médio por meio de uma revisão integrativa. Portanto
sendo de abordagem qualitativa e do tipo revisão integrativa, a pesquisa objetivou analisar tais
impactos através de um levantamento de estudos brasileiros que abordam o referido tema na
última década. O contexto escolar é palco a onde também se manifesta o transtorno de
ansiedade, principalmente na adolescência que é um período de transição entre infância e a
idade adulta e o sujeito se depara com escolhas, dúvidas e desafios. A metodologia para esta
investigação seguiu a abordagem da pesquisa qualitativa, a partir de uma revisão integrativa,
realizada por meio do levantamento de trabalhos acadêmicos publicados entre os anos de
2011 a 2021 nas bases de dados, Scientific Eletronic Libraly Online (Scielo) e no Google
Acadêmico, utilizando os descritores: “Ansiedade”, “Ansiedade e adolescentes”, “Ansiedade
e educação”. O referencial teórico sustentou-se na literatura que discute os problemas de
saúde mental nas escolas com foco no estudante. Ao todo foram analisados quatro trabalhos e
a partir destes foi possível observar a importância dos cuidados com a saúde mental dos
adolescentes em fase final escolar e a importância da criação de espaços de escutas no
ambiente escolar para assim poder desenvolver ações de prevenção em saúde mental. Os
trabalhos trouxeram reflexões sobre a necessidade de aprofundar a temática, pois há um
aumento considerável de transtornos mentais em adolescentes, bem como há uma carência de
estudos de saúde mental neste recorte aqui no Brasil. Como resultados inferimos uma reflexão
acerca da importância de que os educadores estejam atentos a qualquer demonstração de
sofrimento psíquico dos estudantes para que desse modo possam evitar o abandono escolar.
Com isso não se sugere aqui que os educadores tenham a responsabilidade de diagnosticar,
nem tão pouco aplicar quaisquer conhecimentos que não seja da área da educação, mas que
estejam atentos, visto que já atuam com aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais
dentro da sua prática educativa.
This work analyzes the impacts of generalized anxiety disorder on the learning process of high school students through an integrative review. Therefore, being of a qualitative approach and of the integrative review type, the research aimed to analyze such impacts through a survey of Brazilian studies that address the aforementioned theme in the last decade. The school context is the stage where anxiety disorder also manifests itself, especially in adolescence, which is a period of transition between childhood and adulthood and the subject is faced with choices, doubts and challenges. The methodology for this investigation followed the approach of qualitative research, based on an integrative review, carried out through the survey of academic works published between the years 2011 to 2021 in the databases, Scientific Electronic Library Online (Scielo) and Google Academic, using the descriptors: “Anxiety”, “Anxiety and adolescents”, “Anxiety and education”. The theoretical framework was supported by the literature that discusses mental health problems in schools with a focus on the student. Altogether, four works were analyzed and from these it was possible to observe the importance of mental health care for adolescents in the final stage of school and the importance of creating listening spaces in the school environment in order to develop prevention actions in mental health. The works brought reflections on the need to deepen the theme, as there is a considerable increase in mental disorders in adolescents, as well as there is a lack of mental health studies in this area here in Brazil. As a result, we infer a reflection on the importance of educators being attentive to any demonstration of students' psychic suffering so that they can avoid dropping out of school. With this, it is not suggested that educators have the responsibility to diagnose, nor apply any knowledge that is not in the area of education, but that they are attentive, since they already work with cognitive, emotional and behavioral aspects within their educational practice.
Dr. Unger, Lynna Gabriella Silva.
Aprendizagem.
Ensino médio.
Transtorno de ansiedade.