Identificação do uso de metodologias ativas por cursos de graduação em Engenharia de Produção: uma pesquisa na Região Nordeste do Brasil
Identificação do uso de metodologias ativas por cursos de graduação em Engenharia de Produção: uma pesquisa na Região Nordeste do Brasil
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Partindo do pressuposto de que as mudanças sociais e tecnológicas têm gerado modificações
na sociedade e consequentemente, no mercado de trabalho, nota-se que a procura por
profissionais com habilidades diversas, capazes de solucionar problemas e que saibam lidar
com as situações de forma assertiva, cresceu progressivamente ao longo dos anos. Da mesma
maneira, são notórias as dificuldades que as instituições enfrentam para definir um plano de
ensino embasado em metodologias ativas que auxiliem na formação de profissionais com as
competências exigidas. Nesta perspectiva, a pesquisa destina-se entender o panorama atual do
ensino na região Nordeste do Brasil, especificamente nos cursos de Graduação em Engenharia
de Produção, como forma de analisar se as instituições incentivam e/ou utilizam os métodos
ativos no seu planejamento educacional, além de observar os impactos gerados por meio do uso
dessas metodologias. Para tanto, como forma de alcançar o objetivo proposto, foram utilizados
alguns métodos para a construção das informações, tais como pesquisas bibliográficas,
compostas por livros e artigos científicos, aplicação de questionário e análise de conteúdo. Por
fim, é relevante destacar que os benefícios esperados, mediante a realização desta pesquisa,
encontram-se no levantamento de reflexões acerca das possibilidades de métodos de ensino a
serem inseridos nos planejamentos de aprendizagem com o intuito de reformular o processo
educacional, em especial, dos cursos de Graduação em Engenharia de Produção.
Palavras-chave: Metodologias ativas; Ensino; Engenharia de Produção.
Assuming that social and technological changes have generated changes in society and, consequently, in the job market, it is noted that the search for professionals with diverse skills, capable of solving problems and who know how to deal with situations assertively, grew progressively over the years. In the same way, the difficulties that institutions face in defining a teaching plan based on active methodologies that help in the training of professionals with the required skills are notorious. In this perspective, the research aims to understand the current scenario of teaching in the Northeast region of Brazil, specifically in the undergraduate courses in Production Engineering, as a way of analyzing whether institutions encourage and/or use active methods in their educational planning, in addition to observing the impacts generated through the use of these methodologies. For that, as a way to reach the proposed objective, some methods were used for the construction of information, such as bibliographic research, composed of books and scientific articles, application of a questionnaire and content analysis. Finally, it is important to highlight that the expected benefits, through the accomplishment of this research, are found in the survey of reflections about the possibilities of teaching methods to be inserted in learning plans in order to reformulate the educational process, in particular, undergraduate courses in Production Engineering.
Ma. Gomes, Susane de Farias.
Ensino .
Engenharia de produção.