Análise da eficácia do uso de realidade virtual para apresentação de projetos arquitetônicos
Análise da eficácia do uso de realidade virtual para apresentação de projetos arquitetônicos
<sheila.guabiraba@gmail.com>
A apresentação de um projeto arquitetônico é uma etapa muito importante no processo de melhoria das soluções do profissional de arquitetura, promovendo a explicação didática através de elementos visuais. Aliando o uso de materiais impressos, computadores e realidade virtual para facilitar o processo de entendimento dos clientes. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a eficácia do uso de Realidade virtual em apresentação de projetos arquitetônicos. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a escolha de três projetos arquitetônicos residenciais, a seleção de quatro indivíduos e a aplicação de questionários aos entrevistados, além da escolha assertiva dos equipamentos e ferramentas utilizados por serem acessíveis tanto no custo quanto na usabilidade. Como resultado foi unanime para todos os entrevistados quanto o uso da tecnologia de realidade virtual melhora a compressão do projeto apresentado, sendo um método auto explicativo que possibilita a visualização 360o graus do ambiente virtual com maior riqueza de detalhes, comparado aos métodos tradicionais que utiliza-se de imagens estáticas que limita a cena em cortes variados de um mesmo ambiente dificultando muitas vezes a visualização completa do projeto. Conclui-se, portanto que este trabalho demonstrou o benefício do uso de realidade virtual para apresentação de projetos arquitetônicos, como um agente auxiliar que agrega valor ao processo de apresentação, facilitando o entendimento por parte de quem assiste. Entretanto, vale ressaltar que este procedimento não anula os métodos tradicionais já utilizados pelos profissionais da área.
The presentation of an architectural project is a very important step in the process of improving solutions for the architecture professional, promoting didactic explanation through visual elements. Combining the use of printed materials, computers and virtual reality to facilitate the process of understanding customers. The present work aims to evaluate the effectiveness of using Virtual Reality in the presentation of architectural projects. The methodological procedures used were the choice of three residential architectural projects, the selection of four individuals and the application of questionnaires to the interviewees, in addition to the assertive choice of equipment and tools used, as they are accessible both in terms of cost and usability. As a result, it was unanimous for all interviewees how much the use of virtual reality technology improves the compression of the presented project, being a self-explanatory method that allows the 360o visualization of the virtual environment with greater detail, compared to the traditional methods that use it. It consists of static images that limit the scene into varied cuts of the same environment, often making it difficult to visualize the project in its entirety. It is concluded, therefore, that this work demonstrated the benefit of using virtual reality for the presentation of architectural projects, as an auxiliary agent that adds value to the presentation process, facilitating the understanding by those who watch. However, it is worth mentioning that this procedure does not nullify the traditional methods already used by professionals in the area.
Ma. Nogueira, Aline Maria Pereira.
Me. Santos, Edler Oliveira.
Realidade virtual .
Panorama 360º.
Imersivo e não imersivo.