Vivenciando o estágio curricular supervisionado em uma unidade básica de saúde do município de Arapiraca: um relato de experiência
Vivenciando o estágio curricular supervisionado em uma unidade básica de saúde do município de Arapiraca: um relato de experiência
<lucas.lucena@arapiraca.ufal.br>
Este trabalho comporta uma exposição relatada da vivência do Estágio Curricular Supervisionado (ECS), do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca, realizado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município referido, entre os meses de março e julho de 2022. A partir do exposto foi desenvolvido um relato descritivo analítico exploratório, objetivando conferir destaque às principais problemáticas identificadas, bem como às intervenções de enfermagem para cada uma delas e a avaliação dos impactos destas intervenções na rotina da UBS, dos (as) profissionais e usuários (as) do serviço de saúde. Nele, constam descrições relacionadas a caracterização desse componente curricular obrigatório, condições para sua realização, atribuições do discente durante esse período, atividades desenvolvidas junto a equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da unidade bem como da comunidade por ela assistida, de forma concomitante, a explanação de percepções com base em uma análise crítica, sobre todo o contexto das vivências nesta etapa crucial da formação profissional. Para a obtenção das informações necessárias para o Diagnóstico Situacional (DS), foram utilizados dados da plataforma DATASUS, documentos internos e dados levantados por meio de observação de campo dos aspectos gerais da comunidade e da unidade. A partir das referências, buscou-se compreender e caracterizar a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), enfatizando seus principais pontos, correlacionando-a com a Política Nacional de Humanização (PNH) e a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Para as ações de enfermagem, desde a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) até a implementação do Projeto de Intervenção (PI), foram utilizadas a Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta (2005), a Teoria Ambientalista de Florence Nightingale (1859), a Teoria Holística de Myre Levine (1967) e a Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem (1991). Os resultados obtidos apresentam uma gama de enfrentamentos para o aproveitamento do estágio, desde questões relacionadas a instituição de ensino e sua parceria com o município, perpassando pelos impactos da pandemia de covid-19 desde o ano de 2020, até o engessamento de algumas práticas dentro do serviço de saúde. As intervenções implementadas acarretaram mudanças significativas na UBS, abrindo margem ao entendimento do (a) acadêmico (a) como uma engrenagem importante voltada a novas estratégias em saúde do município de Arapiraca, favorecendo uma prestação de serviço de maior eficiência para usuários, melhorando também a qualidade de vida dos profissionais da saúde em seu ambiente de trabalho.
This work includes a reported exposition of the experience of the Supervised Curricular Internship (SCI), of the Bachelor's Degree in Nursing at the Federal University of Alagoas (UFAL), Arapiraca campus, carried out in a Basic Health Unit (BHU) of the referred municipality, among the March and July 2022. From the above, an exploratory analytical descriptive report was developed, aiming to highlight the main problems identified, as well as the nursing interventions for each of them and the evaluation of the impacts of these interventions on the UBS routine, of health service professionals and users. It contains descriptions related to the characterization of this mandatory curricular component, conditions for its realization, student attributions during this period, activities developed with the Family Health Strategy (ESF) team of the unit as well as the community it assists, in a way concomitantly, the explanation of perceptions based on a critical analysis of the entire context of experiences in this crucial stage of professional training. To obtain the necessary information for the Situational Diagnosis (SD), data from the DATASUS platform, internal documents and data collected through field observation of general aspects of the community and the unit were used. From the references, we sought to understand and characterize the National Primary Care Policy (NPCP), emphasizing its main points, correlating it with the National Humanization Policy (NHP) and the National Policy for Integrative and Complementary Practices (NPIC) .For nursing actions, from the Systematization of Nursing Care (SNC) to the implementation of the Intervention Project (IP), the Theory of Basic Human Needs by Wanda Horta (2005), the Environmentalist Theory by Florence Nightingale (1859 ), Myre Levine's Holistic Theory (1967) and Dorothea Orem Self-Care Theory (1991). The results obtained present a range of confrontations for the use of the internship, from issues related to the educational institution and its partnership with the municipality, passing through the impacts of the covid-19 pandemic since the year 2020, to the immobilization of some practices within of the health service. The interventions implemented led to significant changes in the BHU, opening up room for the understanding of the academic as an important cogwheel aimed at new health strategies in the municipality of Arapiraca, favoring a more efficient service provision for users, also improving the quality of life of health professionals in their work environment.
Dr.ª Silva, Meirielly Kellya Holanda da.
Serviços de saúde.
Enfermagem.
Estágio curricular supervisionado.