Arquitetura escolar: um estudo de caso a partir de aspectos de conforto térmico da Escola de Ensino Fundamental Loja Maçônica em Arapiraca - AL

Arquitetura escolar: um estudo de caso a partir de aspectos de conforto térmico da Escola de Ensino Fundamental Loja Maçônica em Arapiraca - AL

Autor(a)
Nascimento, Juliana Carla do.
<carlajuliana153@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
20/10/2022
Curso/Outros
Arquitetura e Urbanismo
Número de folhas
66
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido a partir do questionamento quanto ao grau de aplicação dos princípios bioclimáticos, com enfoque no conforto térmico dos ambientes de ensino público e tem como objetivo geral avaliar o desempenho térmico em salas de aula da Escola municipal de ensino fundamental Loja Maçônica, na cidade de Arapiraca -Al. Dentre os principais procedimentos adotados para a realização da pesquisa, destacam-se: a) monitoramento higrotérmico das salas de aula; b) análise qualitativa do aproveitamento das estratégias bioclimáticas ventilação natural e sombreamento; c) avaliação das aberturas e das envoltórias quanto ao atendimento das normas NBR 15575:2021 e NBR 15220:2005 e d) avaliação das condições de conforto através do índice da carta de Givoni. A partir o monitoramento higrotérmico foi constado o registro de valores elevados de temperatura do ar no interior das salas, sendo verificada na sala 1 diferença térmica acima de 3oC em relação às demais salas monitoradas. A avaliação da envoltória contribuiu para compreender que essa diferenciação térmica possivelmente ocorreu devido ao diferente sistema de vedação horizontal na respectiva sala. Além disso, foi possível entender a importância do sombreamento e da adequação climática da envoltória da edificação no desempenho térmico de salas de aula. A ventilação natural é aproveitada parcialmente, visto que algumas salas não conseguem captar as massas de ar predominantes locais. Assim, tornou-se evidente a necessidade de realização de intervenções que favoreçam à diminuição das temperaturas internas dos ambientes no período quente e seco, ao passo que se constatou potencial para uso de estratégias bioclimáticas que podem ser adequadas à edificação.

Abstract

The present work was developed from the questioning about the degree of application of bioclimatic principles, focusing on the thermal comfort of public education environments and has as general objective to evaluate the thermal performance in classrooms of the Escola Municipal de Ensino Fundamental Loja Masônica, in the city of Arapiraca -Al. Among the main procedures adopted to carry out the research, the following stand out: a) hygrothermal monitoring of classrooms; b) qualitative analysis of the use of bioclimatic strategies, natural ventilation and shading; c) evaluation of the openings and envelopes in terms of compliance with the NBR 15575:2021 and NBR 15220:2005 standards and d) evaluation of the comfort conditions through the Givoni chart index. From the hygrothermal monitoring, high values of air temperature inside the rooms were recorded, with room 1 being a thermal difference above 3oC in relation to the other monitored rooms. The evaluation of the envelope contributed to the understanding that this thermal differentiation possibly occurred due to the different horizontal sealing system in the respective room. In addition, it was possible to understand the importance of shading and the climatic suitability of the building envelope in the thermal performance of classrooms. Natural ventilation is partially used, as some rooms cannot capture the prevailing local air masses. Thus, it became evident the need to carry out interventions that favor the reduction of the internal temperatures of the environments in the hot and dry period, while a potential for the use of bioclimatic strategies that can be suitable for the building was found.

Orientador(a)
Dr.ª Rios, Simone Carnaúba Torres.
Banca Examinadora
Ma. Nunes, Ana Maria Laurindo André.
Dr.ª Gonçalves, Elisabeth de Albuquerque Cavalcanti Duarte.
Me. Araújo, Iuri Ávila Lins de.
Palavras-chave
Desempenho térmico.
Arquitetura escolar.
Estratégias bioclimáticas.
Conforto térmico.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
362
Observações


Não foi possível exibir o PDF