Metodologias ativas para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do Ensino fundamental
Metodologias ativas para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do Ensino fundamental
<monicabarbosaleite@gmail.com>
O presente trabalho desenvolveu uma pesquisa do tipo bibliográfica cujos dados são apresentados através deste texto dissertativo com cotejamento do referencial teórico. Foram estudadas 13 metodologias ativas que em suas estratégias de trabalho evidenciaram que a interação entre os pares, a contextualização dos saberes da ciência em discussões sociais, e a criatividade, podem estar presentes em sala de aula através do planejamento do professor. Estas metodologias foram relacionadas ao ensino de conteúdos específicos ou temas das ciências naturais como os sistemas orgânicos, a preservação ambiental, entre outros. Destacando que para cada conteúdo haverá uma metodologia mais adequada, pois não universalmente aplicáveis. De acordo com as características do conteúdo, seu nível de abstração, uma metodologia será mais adequada que a outra. Esta necessária seleção e adequação das metodologias à realidade de cada turma de crianças dos anos iniciais evidencia a importância do professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem em Ciências Naturais para a efetivação de novas práticas. Espera-se que este estudo documental colabore com futuras pesquisas de campo que possam investigar as potencialidades destas metodologias em sala de aula.
The present work developed bibliographic research whose data are presented through this dissertation text with comparison of the theoretical reference. Thirteen active methodologies were studied, which in their work strategies showed that the interaction between peers, the contextualization of science knowledge in social discussions, and creativity, can be present in the classroom through the teacher's planning. These methodologies were related to the teaching of specific contents or themes of the natural sciences such as organic systems, environmental preservation, among others. Highlighting that for each content there will be a more appropriate methodology, as they are not universally applicable. According to the characteristics of the content, its level of abstraction, one methodology will be more adequate than the other. This necessary selection and adequacy of methodologies to the reality of each group of children in the early years highlights the importance of the teacher as a mediator in the teaching and learning process in Natural Sciencesfor the implementation of new practices.It is hoped that this documentary study will collaborate with future field research that can investigate the potential of these methodologies in the classroom.
Dr.ª Silva, Jane Marinho da.
Práticas educativas.
Educação.
Metodologias inovadoras.
Acesso restrito solicitado pela autora. Provável liberação em 31 jan. 2024.
Acesso aberto em 05 fev. 2024.