Metodologias ativas para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do Ensino fundamental

Metodologias ativas para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do Ensino fundamental

Autor(a)
Leite, Mônica Barbosa.
<monicabarbosaleite@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
22/12/2022
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
40
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho desenvolveu uma pesquisa do tipo bibliográfica cujos dados são apresentados através deste texto dissertativo com cotejamento do referencial teórico. Foram estudadas 13 metodologias ativas que em suas estratégias de trabalho evidenciaram que a interação entre os pares, a contextualização dos saberes da ciência em discussões sociais, e a criatividade, podem estar presentes em sala de aula através do planejamento do professor. Estas metodologias foram relacionadas ao ensino de conteúdos específicos ou temas das ciências naturais como os sistemas orgânicos, a preservação ambiental, entre outros. Destacando que para cada conteúdo haverá uma metodologia mais adequada, pois não universalmente aplicáveis. De acordo com as características do conteúdo, seu nível de abstração, uma metodologia será mais adequada que a outra. Esta necessária seleção e adequação das metodologias à realidade de cada turma de crianças dos anos iniciais evidencia a importância do professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem em Ciências Naturais para a efetivação de novas práticas. Espera-se que este estudo documental colabore com futuras pesquisas de campo que possam investigar as potencialidades destas metodologias em sala de aula.

Abstract

The present work developed bibliographic research whose data are presented through this dissertation text with comparison of the theoretical reference. Thirteen active methodologies were studied, which in their work strategies showed that the interaction between peers, the contextualization of science knowledge in social discussions, and creativity, can be present in the classroom through the teacher's planning. These methodologies were related to the teaching of specific contents or themes of the natural sciences such as organic systems, environmental preservation, among others. Highlighting that for each content there will be a more appropriate methodology, as they are not universally applicable. According to the characteristics of the content, its level of abstraction, one methodology will be more adequate than the other. This necessary selection and adequacy of methodologies to the reality of each group of children in the early years highlights the importance of the teacher as a mediator in the teaching and learning process in Natural Sciencesfor the implementation of new practices.It is hoped that this documentary study will collaborate with future field research that can investigate the potential of these methodologies in the classroom.

Orientador(a)
Dr.ª Albuquerque, Tereza Cristina Cavalcanti de.
Banca Examinadora
Me. Silva, Adilson de Oliveira.
Dr.ª Silva, Jane Marinho da.
Palavras-chave
Professores - Formação.
Práticas educativas.
Educação.
Metodologias inovadoras.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
395
Observações

Acesso restrito solicitado pela autora. Provável liberação em 31 jan. 2024.

Acesso aberto em 05 fev. 2024.

Não foi possível exibir o PDF