Uma proposta de sequência didática no contexto do polímero Teflon para aulas de química no Ensino médio

Uma proposta de sequência didática no contexto do polímero Teflon para aulas de química no Ensino médio

Autor(a)
Padilha, Emanuelly Karla Araújo.
<emanuelly.padilha@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
30/01/2023
Curso/Outros
Química
Número de folhas
43
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho buscou analisar a história do Politetrafluoretileno (PTFE), principalmente como se deu sua descoberta, em qual contexto histórico ocorreu, quais suas principais aplicações e propriedades. A problemática envolvendo materiais tóxicos, utilizados no processo de polimerização do PTFE que nos últimos anos tornaram-se públicas, principalmente através de documentários, filmes e artigos jornalísticos que apresentaram ao público o estrago causado em cidades diretamente afetadas, também foi abordado. O PTFE é um polímero que revolucionou a Indústria Química, portanto, importante para se estudar nas aulas de Química. Partindo dessa perspectiva foi proposto uma Sequência Didática (SD), visando o aprofundamento necessário para se conhecer todos os pormenores da história que envolve o PTFE. Estudar o conteúdo conhecendo todo seu contexto histórico, quem foi o cientista envolvido na descoberta, suas dificuldades e facilidades, ajudam a tornar o processo de ensino-aprendizagem mais produtivo e instigante. Por isso, para se estudar o PTFE a SD se mostra como uma das melhores formas a ser utilizada. Em vista de sua metodologia ocorrer por etapas e a história do PTFE também ser constituída por etapas importantes. A proposta da SD surge como um roteiro para auxiliar o professor no ensino do PTFE, um dos polímeros mais utilizados nas indústrias. A criação de uma SD, demanda tempo para pesquisar sobre o assunto, elaborar avaliações e propor pequenas atividades. Dessa forma, a proposta de SD que este trabalho traz, busca viabilizar essa situação, com um modelo para o professor utilizar, permitindo, no entanto, as devidas alterações necessárias a serem feitas para um melhor aproveitamento de sua turma.

Abstract

The present work seeks to analyze the history of the Polytetrafluoroethylene (PTFE), focusing on how its discovery happened, in which historic context it occurred, and what are its main applications and properties. The problematic issues involving toxic materials, utilized in the process of polymerization of PTFE that in the last years became public, mainly through documentaries, movies and journalistic articles that presented to the public the damage caused in cities directly affected, was also approached. The PTFE is a polymer that revolutionized the Chemistry Industry, therefore, it’s important to be studied in Chemistry classes. Starting from this perspective, it was suggested a Didactic Sequence (DS), viewing the necessary deepening to get to know every detail of the history that involves PTFE. To study the content knowing all of its historic context, who was the scientist involved in its discovery as well as their difficulties and facilities, help turn the teaching-learning process into something more productive and thought-provoking. Thus, to study PTFE, the DS shows itself as one of the best paths to follow, since its methodology occurs in stages and the PTFE history is also composed of important stages. The proposal of DS arises as a script to help the teacher in the teaching of the PTFE, one of the most used polymers in industries. The creation of a DS demands time and research on the subject, to elaborate evaluations and propose small activities. In this way, the DS proposal that this work brings seeks to make this situation possible, with a template for teachers to use, allowing, nonetheless, the necessary changes to be executed for a better use of their class.

Orientador(a)
Dr.ª Oliveira, Iara Terra de.
Banca Examinadora
Dr. Araújo, Adelmo Fernandes.
Dr.ª Bazetti, Luciane Fernandes de Goes.
Palavras-chave
Ensino de química.
Sequência didática.
Politetrafluoretileno (PTFE).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
319
Observações


Não foi possível exibir o PDF