Uma proposta de sequência didática no contexto do polímero Teflon para aulas de química no Ensino médio
Uma proposta de sequência didática no contexto do polímero Teflon para aulas de química no Ensino médio
<emanuelly.padilha@arapiraca.ufal.br>
O presente
trabalho buscou analisar a história do Politetrafluoretileno (PTFE), principalmente
como se deu sua descoberta, em qual contexto histórico ocorreu, quais suas
principais aplicações e propriedades. A problemática envolvendo materiais
tóxicos, utilizados no processo de polimerização do PTFE que nos últimos anos
tornaram-se públicas, principalmente através de documentários, filmes e artigos
jornalísticos que apresentaram ao público o estrago causado em cidades diretamente
afetadas, também foi abordado. O PTFE é um polímero que revolucionou a
Indústria Química, portanto, importante para se estudar nas aulas de Química.
Partindo dessa perspectiva foi proposto uma Sequência Didática (SD), visando o
aprofundamento necessário para se conhecer todos os pormenores da história que
envolve o PTFE. Estudar o conteúdo conhecendo todo seu contexto histórico, quem
foi o cientista envolvido na descoberta, suas dificuldades e facilidades,
ajudam a tornar o processo de ensino-aprendizagem mais produtivo e instigante.
Por isso, para se estudar o PTFE a SD se mostra como uma das melhores formas a
ser utilizada. Em vista de sua metodologia ocorrer por etapas e a história do
PTFE também ser constituída por etapas importantes. A proposta da SD surge como
um roteiro para auxiliar o professor no ensino do PTFE, um dos polímeros mais
utilizados nas indústrias. A criação de uma SD, demanda tempo para pesquisar
sobre o assunto, elaborar avaliações e propor pequenas atividades. Dessa forma,
a proposta de SD que este trabalho traz, busca viabilizar essa situação, com um
modelo para o professor utilizar, permitindo, no entanto, as devidas alterações
necessárias a serem feitas para um melhor aproveitamento de sua turma.
The present
work seeks to analyze the history of the Polytetrafluoroethylene (PTFE), focusing
on how its discovery happened, in which historic context it occurred, and what
are its main applications and properties. The problematic issues involving
toxic materials, utilized in the process of polymerization of PTFE that in the
last years became public, mainly through documentaries, movies and journalistic
articles that presented to the public the damage caused in cities directly
affected, was also approached. The PTFE is a polymer that revolutionized the
Chemistry Industry, therefore, it’s important to be studied in Chemistry
classes. Starting from this perspective, it was suggested a Didactic Sequence
(DS), viewing the necessary deepening to get to know every detail of the
history that involves PTFE. To study the content knowing all of its historic
context, who was the scientist involved in its discovery as well as their
difficulties and facilities, help turn the teaching-learning process into
something more productive and thought-provoking. Thus, to study PTFE, the DS
shows itself as one of the best paths to follow, since its methodology occurs
in stages and the PTFE history is also composed of important stages. The proposal
of DS arises as a script to help the teacher in the teaching of the PTFE, one of
the most used polymers in industries. The creation of a DS demands time and research
on the subject, to elaborate evaluations and propose small activities. In this way,
the DS proposal that this work brings seeks to make this situation possible,
with a template for teachers to use, allowing, nonetheless, the necessary
changes to be executed for a better use of their class.
Dr.ª Bazetti, Luciane Fernandes de Goes.
Sequência didática.
Politetrafluoretileno (PTFE).