O ensino da matemática na pandemia
O ensino da matemática na pandemia
<reggyc.s.35@gmail.com>
O presente trabalho tem como objetivo reunir informações
de como está sendo o ensino da matemática em tempo de pandemia, as dificuldades
encontradas pelos professores e, principalmente, os métodos de ensino
utilizados para repassar os conteúdos aos educandos. Com as aulas presenciais
suspensas, foi preciso pensar em novas ferramentas pedagógicas exaradas pelos
recursos tecnológicos. A internet foi o meio de interceder à oferta de ensino e
minimizar os impactos na aprendizagem infligida pela COVID19. Os espaços de
aprendizagem tiveram que ser repensados, o currículo adaptado e as presenças
físicas dos professores e alunos marcadas pelo meio digital. A vida humana,
consequentemente, foi afetada nas esferas social, educacional, e econômica,
sendo necessário recorrer a novas estratégias de trabalho. Algumas escolas
demoraram a encontrar um caminho mais eficiente nisso, porque não se muda sem
prejuízo e abruptamente de um plano de ensino pensado para aulas presenciais
para uma prática de atividades que preza pelo distanciamento social. Nesse
contexto de mudança da maneira de ensinar, o presente estudo vem com o intuito
de analisar as metodologias do ensino da matemática, posteriormente de um
questionamento que embasou o desenvolvimento do mesmo emergir: quais os
impactos ocasionados pela COVID-19 na aprendizagem em matemática?
The present work aims to
gather information on how the teaching of mathematics is being in a time of
pandemic, the difficulties encountered by teachers and, mainly, the teaching
methods used to pass on the content to the students. With face-to-face classes
suspended, it was necessary to think about new pedagogical tools created by
technological resources. The internet was the means of interceding with the
offer of education and minimizing the impacts on learning inflicted by COVID19.
The learning spaces had to be rethought, the curriculum adapted and the
physical presence of teachers and students marked by the digital environment.
Human life, consequently, was affected in the social, educational, and economic
spheres, making it necessary to resort to new work strategies. Some schools
took a while to find a more efficient way to do this, because one does not
change without prejudice and abruptly from a teaching plan designed for
face-to-face classes to a practice of activities that values social
distancing. In this context of change in the way of teaching, the present study
aims to analyze the methodologies of teaching mathematics, after a question
that based its development emerge: what are the impacts caused by COVID-19 on
learning in mathematics?
Me. Macena, Micael Dantas.
Me. Silva, Tiago Marinho da.
Educação.
Internet.
Pandemia - COVID-19 (Doença).