Contribuições didáticas para um ensino de física antirracista
Contribuições didáticas para um ensino de física antirracista
<acassio.silva@arapiraca.ufal.br>
Esta
pesquisa tem como questão central a seguinte indagação: que propostas didáticas
antirracistas podem ser apresentadas para o ensino de física? Teve como
objetivo central investigar propostas de ensino de física engajadas na luta
antirracista. De modo específico visou apresentar uma proposta de ensino de
física antirracista onde isto será realizado através de um desenho metodológico
traçado por um estudo bibliográfico de experiências de ensino de física
antirracista já desenvolvidas e socializadas das pesquisas; d) Análise das
categorias. Como resultados evidenciou-se com a comunidade científica. Ao longo
da pesquisa se busca responder a seguinte questão: que propostas antirracistas
podem ser apresentadas para o ensino de física ? Para apresentar respondas a
tal foi realizada uma pesquisa bibliográfica do tipo “Revisão Sistemática da
Literatura”. Trata-se de um estudo de natureza quali-quantitativa estruturada
em três etapas: a) Levantamento de estudos sobre possibilidades de ensino de
Física numa perspectiva antirracista; b) Leitura do material levantado; c)
Categorização que a tradição da pesquisa em ensino de ciências e que se volta
para o debate das relações étnico-raciais está concentrada em torno de quatro
categorias: a) trabalhos com foco na socialização de análises de propostas de
ensino de ciências numa perspectiva antirracista; b) diagnósticos de concepções
discentes acerca de questões étnico-raciais; c) trabalhos baseados em revisões
sistemáticas da literatura e; d) ensaios teóricos que buscam a partir de
esforços argumentativos produzir teorias na interface do ensino de ciências e
da educação para as relações étnico-raciais. Com efeito, a produção nesta
interface ainda é muito incipiente. Foram localizados nos anais do X, XI e XII
ENPEC somente 13 trabalhos com esse foco. Além disso, que concerne à proposição
de alternativas didáticas antirracistas para o ensino de física, a produção é
quase inexistente, tendo sido localizados apenas um único trabalho com esse
foco no âmbito.
This research
has as its central question the following question: what anti-racist didactic
proposals can be presented for the teaching of physics? Its main objective was
to investigate proposals for teaching physics engaged in the anti-racist
struggle. Specifically, it aimed to present a proposal for teaching anti-racist
physics where this will be carried out through a methodological design traced
by a bibliographic study of experiences of teaching anti-racist physics already
developed and socialized with the scientific community. Throughout the
research, we seek to answer the following question: what anti-racist proposals
can be presented for teaching physics? To provide answers to this, a
bibliographical research of the type “Systematic Literature Review” was carried
out. This is a quali-quantitative study structured in three stages: a) Survey
of studies on possibilities for teaching Physics from an anti-racist
perspective; b) Reading of the collected material; c) Categorization of
surveys; d) Analysis of categories. As a result, it was shown that the
tradition of research in science teaching and which turns to the debate on
ethnic-racial relations is concentrated around four categories: a) works
focused on the socialization of analyzes of science teaching proposals in a
anti-racist perspective; b) diagnoses of students' conceptions about
ethnic-racial issues; c) works based on systematic reviews of the literature
and; d) theoretical essays that seek from argumentative efforts to produce
theories at the interface of science teaching and education for ethnic-racial
relations. Indeed, production in this interface is still very incipient. Only
13 works with this focus were located in the annals of the X, XI and XII ENPEC.
Furthermore, with regard to the proposition of anti-racist didactic
alternatives for teaching physics, production is almost non-existent, with only
a single work with this focus being found in the scope.
Dr. Maceno, Talvanes Eugênio.
Educação.
Ensino de física.