Contribuições didáticas para um ensino de física antirracista

Contribuições didáticas para um ensino de física antirracista

Autor(a)
Silva, Acássio Morais.
<acassio.silva@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
07/03/2023
Curso/Outros
Física
Número de folhas
32
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Esta pesquisa tem como questão central a seguinte indagação: que propostas didáticas antirracistas podem ser apresentadas para o ensino de física? Teve como objetivo central investigar propostas de ensino de física engajadas na luta antirracista. De modo específico visou apresentar uma proposta de ensino de física antirracista onde isto será realizado através de um desenho metodológico traçado por um estudo bibliográfico de experiências de ensino de física antirracista já desenvolvidas e socializadas das pesquisas; d) Análise das categorias. Como resultados evidenciou-se com a comunidade científica. Ao longo da pesquisa se busca responder a seguinte questão: que propostas antirracistas podem ser apresentadas para o ensino de física ? Para apresentar respondas a tal foi realizada uma pesquisa bibliográfica do tipo “Revisão Sistemática da Literatura”. Trata-se de um estudo de natureza quali-quantitativa estruturada em três etapas: a) Levantamento de estudos sobre possibilidades de ensino de Física numa perspectiva antirracista; b) Leitura do material levantado; c) Categorização que a tradição da pesquisa em ensino de ciências e que se volta para o debate das relações étnico-raciais está concentrada em torno de quatro categorias: a) trabalhos com foco na socialização de análises de propostas de ensino de ciências numa perspectiva antirracista; b) diagnósticos de concepções discentes acerca de questões étnico-raciais; c) trabalhos baseados em revisões sistemáticas da literatura e; d) ensaios teóricos que buscam a partir de esforços argumentativos produzir teorias na interface do ensino de ciências e da educação para as relações étnico-raciais. Com efeito, a produção nesta interface ainda é muito incipiente. Foram localizados nos anais do X, XI e XII ENPEC somente 13 trabalhos com esse foco. Além disso, que concerne à proposição de alternativas didáticas antirracistas para o ensino de física, a produção é quase inexistente, tendo sido localizados apenas um único trabalho com esse foco no âmbito.

 

Abstract

This research has as its central question the following question: what anti-racist didactic proposals can be presented for the teaching of physics? Its main objective was to investigate proposals for teaching physics engaged in the anti-racist struggle. Specifically, it aimed to present a proposal for teaching anti-racist physics where this will be carried out through a methodological design traced by a bibliographic study of experiences of teaching anti-racist physics already developed and socialized with the scientific community. Throughout the research, we seek to answer the following question: what anti-racist proposals can be presented for teaching physics? To provide answers to this, a bibliographical research of the type “Systematic Literature Review” was carried out. This is a quali-quantitative study structured in three stages: a) Survey of studies on possibilities for teaching Physics from an anti-racist perspective; b) Reading of the collected material; c) Categorization of surveys; d) Analysis of categories. As a result, it was shown that the tradition of research in science teaching and which turns to the debate on ethnic-racial relations is concentrated around four categories: a) works focused on the socialization of analyzes of science teaching proposals in a anti-racist perspective; b) diagnoses of students' conceptions about ethnic-racial issues; c) works based on systematic reviews of the literature and; d) theoretical essays that seek from argumentative efforts to produce theories at the interface of science teaching and education for ethnic-racial relations. Indeed, production in this interface is still very incipient. Only 13 works with this focus were located in the annals of the X, XI and XII ENPEC. Furthermore, with regard to the proposition of anti-racist didactic alternatives for teaching physics, production is almost non-existent, with only a single work with this focus being found in the scope.

Orientador(a)
Dr. Silva, Ivanderson Pereira da.
Banca Examinadora
Lima, Elaine Cristina dos Santos.
Dr. Macedo, Talvanes Eugenio.
Palavras-chave
Antirracismo.
Educação.
Ensino de física.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
360
Observações


Não foi possível exibir o PDF