A importância das tecnologias digitais no ensino superior em tempos de pandemia
A importância das tecnologias digitais no ensino superior em tempos de pandemia
<joel.boia@arapiraca.ufal.br>
O
impacto da pandemia no ensino superior traz inúmeras realidades e discussões
sobre mecanismos e diversas ferramentas tecnológicas para implementação do
ensino remoto. O afastamento social ocasionado pelo COVID-19 antecipou alguns
planos de migração do ensino para a modalidade a distância ou semipresencial,
fazendo com que as instituições de ensino superior passassem por uma
reestruturação no formato de ensino e aprendizagem, visando minimizar as perdas
em decorrência deste vírus. Nesse sentido, o uso de ferramentas de tecnologia
da informação e comunicação veio para ajudar no processo de adaptação que a
área educacional precisou passar. Outro ponto importante concerne à formação
dos professores para utilização dessas tecnologias, aliada a novas técnicas e metodologias
no âmbito universitário. Porém, alguns questionamentos importantes foram
gerados: quais foram as tecnologias utilizadas? Qual o impacto da natureza da
disciplina (teórica ou prática) na aceitação dessas tecnologias? Quais os
pontos positivos e negativos dessa nova modalidade de ensino? O presente
trabalho visa avaliar essa questão de duas formas. Primeiramente, por meio de
uma revisão da literatura recente, a fim de passar uma visão geral do tema. Em
segundo lugar, para captar o ponto de vista local do campus Arapiraca da UFAL,
foi realizada uma pesquisa semiestruturada, no formato de questionário, que
contou com a participação de 90 discentes.
The
impact of the pandemic on higher education brings numerous realities and
discussions about mechanisms and various technological tools for the
implementation of remote teach-ing. The social distancing caused by COVID-19
anticipated some plans to migrate education to the distance or blended mode,
causing higher education institutions to undergo a restruc-turing in the
teaching and learning format, aiming to minimize losses due to this virus. In
this sense, the use of information and communication technology tools came to
help in the adaptation process that the educational area had to go through.
Another important point con-cerns the training of teachers to use these
technologies, combined with new techniques and methodologies at the university
level. However, some important questions were raised: what technologies were
used? What is the impact of the nature of the discipline (theoretical or
practical) on the acceptance of these technologies? What are the positives and
negatives of this new teaching modality? The present work aims to evaluate this
question in two ways. First, through a review of recent literature, in order to
provide an overview of the topic. Sec-ond, to capture the local point of view
of the Arapiraca campus of UFAL, a semi-structured survey was carried out, in
the form of a questionnaire, with the participation of 90 students.
Dr. Neves, Tácito Trindade de Araújo Tiburtino.
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Pandemia - COVID-19 (Doença).
Ensino remoto.