A importância das tecnologias digitais no ensino superior em tempos de pandemia

A importância das tecnologias digitais no ensino superior em tempos de pandemia

Autor(a)
Boia, Joel da Silva.
<joel.boia@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
21/07/2022
Curso/Outros
Ciência da Computação
Número de folhas
28
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O impacto da pandemia no ensino superior traz inúmeras realidades e discussões sobre mecanismos e diversas ferramentas tecnológicas para implementação do ensino remoto. O afastamento social ocasionado pelo COVID-19 antecipou alguns planos de migração do ensino para a modalidade a distância ou semipresencial, fazendo com que as instituições de ensino superior passassem por uma reestruturação no formato de ensino e aprendizagem, visando minimizar as perdas em decorrência deste vírus. Nesse sentido, o uso de ferramentas de tecnologia da informação e comunicação veio para ajudar no processo de adaptação que a área educacional precisou passar. Outro ponto importante concerne à formação dos professores para utilização dessas tecnologias, aliada a novas técnicas e metodologias no âmbito universitário. Porém, alguns questionamentos importantes foram gerados: quais foram as tecnologias utilizadas? Qual o impacto da natureza da disciplina (teórica ou prática) na aceitação dessas tecnologias? Quais os pontos positivos e negativos dessa nova modalidade de ensino? O presente trabalho visa avaliar essa questão de duas formas. Primeiramente, por meio de uma revisão da literatura recente, a fim de passar uma visão geral do tema. Em segundo lugar, para captar o ponto de vista local do campus Arapiraca da UFAL, foi realizada uma pesquisa semiestruturada, no formato de questionário, que contou com a participação de 90 discentes.

Abstract

The impact of the pandemic on higher education brings numerous realities and discussions about mechanisms and various technological tools for the implementation of remote teach-ing. The social distancing caused by COVID-19 anticipated some plans to migrate education to the distance or blended mode, causing higher education institutions to undergo a restruc-turing in the teaching and learning format, aiming to minimize losses due to this virus. In this sense, the use of information and communication technology tools came to help in the adaptation process that the educational area had to go through. Another important point con-cerns the training of teachers to use these technologies, combined with new techniques and methodologies at the university level. However, some important questions were raised: what technologies were used? What is the impact of the nature of the discipline (theoretical or practical) on the acceptance of these technologies? What are the positives and negatives of this new teaching modality? The present work aims to evaluate this question in two ways. First, through a review of recent literature, in order to provide an overview of the topic. Sec-ond, to capture the local point of view of the Arapiraca campus of UFAL, a semi-structured survey was carried out, in the form of a questionnaire, with the participation of 90 students.

Orientador(a)
Dr. Brito, Patrick Henrique da Silva.
Banca Examinadora
Me. Oliveira, Rômulo Nunes de.
Dr. Neves, Tácito Trindade de Araújo Tiburtino.
Palavras-chave
Ensino superior.
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Pandemia - COVID-19 (Doença).
Ensino remoto.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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