A gamificação aplicada no desenvolvimento de competências e no engajamento de colaboradores nas organizações.
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Os jogos sempre fizeram parte da cultura humana e são importantes para a sociedade.
As transformações que ocorreram devido ao desenvolvimento e avanço tecnológico
permitiram a expansão dos jogos e a utilização de seus elementos em diversos
contextos, como no entretenimento, na educação e no âmbito organizacional. A
Gamificação acabou ganhando muito espaço no cenário empresarial atual, atrelada
ao fato de as empresas e organizações precisarem acompanhar as mudanças e
estarem atentas às novas oportunidades de inovações e qualificação tecnológica para
se manterem competitivas no mercado. Nesse contexto, o presente trabalho tem como
objetivo realizar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre a aplicação da
gamificação no âmbito organizacional, observando os impactos do uso de elementos
de jogos no engajamento e motivação dos indivíduos. Para alcançar os objetivos deste
trabalho, o estudo fundamentou-se em três questões de pesquisa, buscando entender
quais os tópicos de mais relevância sobre o tema; como a gamificação é
utilizada/aplicada no setor organizacional; e quais os principais impactos no uso de
elementos de jogos no contexto de negócios. Os resultados obtidos demonstraram
que a gamificação aplicada no contexto organizacional pode ser um diferencial
inovador no mercado devido a sua estratégia de engajamento e motivação no
ambiente de trabalho e a utilização de elementos de jogos para gerar mais satisfação
e melhor desempenho na tomada de decisão dos colaboradores resultando em
melhores resultados para a empresa. Vale salientar também que a temática estudada
mostrou-se ser pouco desenvolvida, havendo pouca quantidade de estudos e
trabalhos acadêmicos. Assim, é fundamental que mais pesquisas sejam estruturadas
e investigações mais profundas sejam feitas, a fim de aprimorar a aplicabilidade da
gamificação no âmbito de trabalho de empresas e influência dela no engajamento dos
funcionários.
Games have always been part of human culture and are important to society. Projects that can be differentiated to development and expansion, as in development and organizational scope. Gamification has become very efficient in the current business space, it has become a fact of how new companies and organizations need to follow how and adapt to opportunities for innovation and technological qualification in the competitive market. In this, the present work aims to carry out a Systematic Review (RSL) on a gamification application in the organizational context, observing the impacts of the Game Literature objective on the engagement and use of motivation of elements of scientific elements. To achieve the objectives of this study, seeking the basis of the research, what are the most important work themes, seeking a better understanding of how gamification is used/applied in the organizational sector; and what are the main impacts of using game elements in the business context. Differentiated games for the organizational context that promote the engagement strategy can be used for a better use of the market due to its more conception and performance in the organization of the work elements and performance of the collaborative elements in better results for the company. It is also worth mentioning that a study studied and studied is poorly developed, has little amount of studies and studies. Thus, it is essential that more research be structured and investigative, in order to make the application of gamification made within the scope of companies' work and influence employee engagement.
Ma. Alves, Nathália de Meneses.
Gamificação.
Organizações.
Elementos de jogos .