Reflexões sobre metodologia ativa e ensino híbrido: um estudo com professores do município de Penedo-AL.

Reflexões sobre metodologia ativa e ensino híbrido: um estudo com professores do município de Penedo-AL.

Autor(a)
Azevedo Júnior, Manoel Aparecido de.
<azevedo.11.junior@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
03/03/2022
Curso/Outros
Sistemas da Informação (U.E. Penedo)
Número de folhas
55
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

O presente trabalho foca na problemática de entender as questões sobre a aplicaçãodas metodologias ativas, ensino hibrido e ensino remoto emergencial na rede de ensino de Penedo, devido ao cenário da pandemia do corona vírus e dentro do contexto do que a sociedade tem vivenciando. O objetivo central da pesquisa busca refletir sobre as influências e aplicação do conceito e adaptação do ensino híbrido durante a pandemia entre os professores da rede pública e privada do município já mencionado. Para que seja possível entender com um olhar mais amplo, se faz necessário uma análise do conceito de metodologias ativas, do ensino híbrido e da sala de aula invertida na formação desses educadores. Bem como, entender até que ponto o uso da tecnologia tem substanciado a inserção das práticas didáticas no ensino remoto emergencial e como isso tem apoiado esses professores durante o período da pandemia. E por fim, buscar-se-à analisar se as metodologias do hibridismo são aplicadas de maneira correta, com as devidas adaptações para o contexto do ensino remoto emergencial, de acordo com os conceitos que regem essa área, sabendo e reforçando que se tem vivenciado nesse momento de adaptação de conceitos existentes para esse momento atípico. Como recurso metodológico, a pesquisa tem uma vertente bibliográfica, além de pesquisa quali-quantitativa sob perspectiva de um estudo de caso sob os moldes de um questionário virtual com alguns professores do município de Penedo. Para que a partir desses dados fosse possível construir um cenário das influências das metodologias ativas na rede municipal de Penedo-AL. Para fins dos resultados obtidos por meio da coleta desses dados, foi possível perceber que os professores entrevistados compreendem em algumas instâncias a importância das metodologias ativas mas não colocam totalmente em prática. 

Metodologias Ativas, Sala de Aula Invertida, Ensino Híbrido

Abstract

This work focuses on the problem of understanding the issues of application of active methodologies, hybrid teaching and emergency remote education in on the net penedo, due to the pandemic scenario of the corona virus and within the context of what society has been experiencing. The central objective of the search is search reflect on the influences and application of the concept and adaptation of hybrid education during the pandemic among teachers of the public and private network of the municipality already mentioned. In so that it is possible to understand with a broader look, it is an analysis of the concept of active methodologies, hybrid education and the inverted class in the training of these educators. As well as, to understand the extent to which the use of technology has the insertion of didactic practices in remote education and how this has supported these teachers during the pandemic period. Finally, we will seek to analyze whether hybridism methodologies are applied in in the right way, with the appropriate adaptations to the context of remote teaching according to the concepts that govern this area, knowing and reinforcing that has been experienced at this time of adaptation of existing concepts for this atypical moment. As a methodological resource, the research has a Bibliographical in addition to quali-quantitative research from the perspective of a study of case under the mold of a virtual questionnaire with some teachers from the municipality of Penedo In so that from this data it was possible to build a scenario of the influences of active methodologies in the municipal network of Penedo- AL. For the purposes of results obtained through the collection of these data, it was possible to notice that the teachers interviewed understand in some instances the importance of methodologies, but do not fully implement.

Orientador(a)
Ma. Secco, Rosemeire Lima.
Banca Examinadora
Me. Machado, Alexandre José Barros.
Me. Silva, André Almeida.
Palavras-chave
Metodologias ativas.
Ensino híbrido.
Tecnologia e educação.
Sala de aula invertida .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
158
Observações


Não foi possível exibir o PDF