Educação física na educação infantil: estágio supervisionado com crianças

Educação física na educação infantil: estágio supervisionado com crianças 

Autor(a)
Marques, David Barros.
<david.marques@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
01/12/2022
Curso/Outros
Educação Física
Número de folhas
29
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este artigo trata de uma experiência de Estágio Supervisionado em Educação Física na Educação Infantil. De um modo geral, consideramos o estágio como um momento fundamental na formação de professores, permitindo uma colaboração entre a Universidade e os contextos profissionais. Na Educação Infantil, faz-se necessário dar relevância à parceria com a Educação Física, no sentido de potencializar as vivências das crianças com a cultura corporal numa sociedade que tende a privilegiar o aspecto racional do desenvolvimento. Assim, durante o Estágio Supervisionado 1, organizamos um projeto de intervenção junto a um grupo de 23 crianças, com idades entre 5 e 6 anos, de uma escola do agreste alagoano. Adotamos os jogos e brincadeiras como o conteúdo da cultura corporal a ser trabalhado e, numa abordagem construtivista, organizamos as intervenções, que ocorreram em 5 encontros de 5 horas cada. Nosso objetivo geral foi vivenciar diferentes jogos e brincadeiras no espaço educacional, diversificando as possibilidades de desenvolvimento das crianças. Como objetivos específicos, destacamos: enriquecer as experiências infantis com música e movimento; contribuir com o trabalho em equipe; exercitar a coordenação motora ampla; potencializar a autonomia. Utilizamos recursos expressivos e simbólicos para que as crianças pudessem registrar sua compreensão das experiências vividas. Podemos afirmar que o Estágio Supervisionado 1, referente à Educação Física na Educação Infantil, permitiu a reflexão crítica acerca da prática, de forma contextualizada, contribuindo para o desenvolvimento da identidade docente em Educação Física, mais especificamente com crianças pequenas.

Abstract

This article deals with a Supervised Internship experience in Physical Education in Early Childhood Education. In general, we consider the internship as a fundamental moment in teacher training, allowing collaboration between the University and professional contexts. In Early Childhood Education, it is necessary to give relevance to the partnership with Physical Education, in order to enhance the children’s experiences with body culture in a society that tends to privilege the rational aspect of development. Thus, during Supervised Internship 1, we organized an intervention project with a group of 23 children, aged between 5 and 6 years, from a school in the countryside of Alagoas. We adopted games and play as the body culture content to be worked on and, in a constructivist approach, we organized the interventions, which took place in 5 meetings of 5 hours each. Our general objective was to experience different games and games in the educational space, diversifying the children’s development possibilities. As specific objectives, we highlight: enrich children’s experiences with music and movement; contribute to teamwork; exercise broad motor coordination; enhance autonomy. We used expressive and symbolic resources so that the children could register their understanding of the lived experiences. We can say that Supervised Internship 1, referring to Physical Education in Early Childhood Education, allowed for critical reflection about the practice, in a contextualized way, contributing to the development of the teaching identity in Physical Education, more specifically with young children.

Orientador(a)
Dr.ª Silva, Janaíla dos Santos.
Banca Examinadora
Dr. Carmo, Bruno Cleiton Macedo do.
Me. Santos, Douglas Henrique Bezerra.
Palavras-chave
Educação física.
Estágio supervisionado.
Cultura corporal.
Ludicidade.
Atividade física - Crianças.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
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