O uso da sequência didática como estratégia metodológica para o ensino dos números inteiros no Ensino fundamental

O uso da sequência didática como estratégia metodológica para o ensino dos números inteiros no Ensino fundamental 

Autor(a)
Santos, Claudia Maria Souza dos.
<claudia.santos@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
19/12/2022
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
67
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este estudo propõe investigar quais as dificuldades que os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental têm em compreender as operações com números inteiros. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa realizada com 20 alunos do 8º ano E da Escola Municipal Deputado Medeiros Neto, localizada na cidade de Igaci/AL. Foi aplicada uma sequência didática dividida em quatro fases: na primeira fase foi aplicado um teste inicial (Avaliação Diagnóstica - Pré-teste) para identificar o conhecimento intuitivo dos alunos em relação aos números inteiros – conteúdo visto por eles em anos anteriores – e também verificar até que ponto os alunos sabem manipular os conceitos e regras deste conteúdo. Na segunda fase foi realizada uma aula de revisão com a utilização de materiais didáticos (jogos, recursos didáticos, paródias) a fim de fazer intervenção e a sintetização de macetes e regras de sinais. Na terceira fase foi aplicado um jogo com questões contextualizadas a fim de melhorar a qualidade na leitura e interpretação dos problemas matemáticos. Na quarta e última fase foi reaplicado o teste inicial (agora na condição de pós-teste) para avaliar as melhorias proporcionadas por esta sequência didática. Os principais teóricos que serviram de base para a fundamentação teórica desta pesquisa foram Almeida; Santos e Carneiro (2016); Bianchini (2015); Brasil (1997); Brasil (1998); Brasil (2017); Costa (2007); Figueiredo e Nascimento (2021); Giovanni Júnior (2018); Godoy (1995); Martine (2010); Martins; Santos Júnior e Santos (2016); Meister (2009); Monteiro; Castilho e Souza (2019); Morais (2014); Nascimento e Schimiguel (2017); Nascimento (2004); Oliveira (2013); Pontes (2018). Acredita-se que com o uso de diferentes práticas pedagógicas, na forma de apresentar os conteúdos, os alunos possam ter mais interesse pelos estudos, uma vez que estes recursos tornam as aulas mais atrativas e agradáveis.  

Abstract

This study proposes to investigate the difficulties that students of the 8th year of Elementary School have in understanding operations with integers. This is a field research with a qualitative approach carried out with 20 students of the 8th grade E of the Municipal School Deputado Medeiros Neto, located in the city of Igaci/AL. A didactic sequence divided into four phases was applied: in the first phase, an initial test (Diagnostic Assessment - Pre-test) was applied to identify the intuitive knowledge of students in relation to whole numbers – content seen by them in previous years – and also to verify the extent to which students know how to manipulate the concepts and rules of this content. In the second phase, a review class was held with the use of teaching materials (games, teaching resources, parodies) in order to intervene and synthesize mallets and rules of signs. In the third phase, a game with contextualized questions was applied in order to improve the quality of reading and interpretation of mathematical problems. In the fourth and last phase, the initial test was reapplied (now in the post-test condition) to evaluate the improvements provided by this didactic sequence. The main theorists who served as the basis for the theoretical foundation of this research were Almeida; Santos e Carneiro (2016); Bianchini (2015); Brazil (1997); Brazil (1998); Brazil (2017); Coast (2007); Figueiredo e Nascimento (2021); Giovanni Junior (2018); Godoy (1995); Martine (2010); Martins; Santos Júnior e Santos (2016); Meister (2009); Monteiro; Castilho e Souza (2019); Morais (2014); Birth (2017); Birth (2004); Oliveira (2013); Bridges (2018). It is believed that with the use of different pedagogical practices, in the way of presenting the contents, the students may have more interest in the studies, since these resources make the classes more attractive and pleasant.

Orientador(a)
Dr. Barros, José da Silva.
Coorientador(a)
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Banca Examinadora
Dr.ª Souza, Ademária Aparecida de.
Dr. Galvão, Alcindo Teles.
Me. Silva, Eben Alves da.
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Palavras-chave
Ensino fundamental.
Sequência didática.
Aprendizagem - Dificuldades.
Números inteiros.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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