Compreensão sobre as experiências de letramento em saúde de uma população rural exposta a agrotóxicos
Compreensão sobre as experiências de letramento em saúde de uma população rural exposta a agrotóxicos
<thais.silva@arapiraca.ufal.br>
O letramento em saúde refere-se ao conhecimento, motivação e competências de um indivíduo em acessar, compreender, avaliar e aplicar a informação em saúde para manter ou melhorar a qualidade de vida. A população rural – a qual está em constante contato com agrotóxicos – pode ser marginalizada quanto ao letramento em saúde e, assim, apresentar desfechos negativos na saúde, carecendo de intervenções educativas. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é compreender as experiências de letramento em saúde de uma população rural exposta a agrotóxicos, no município de Arapiraca/Alagoas. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa do tipo exploratória descritiva, realizada com 24 trabalhadores rurais usuários de duas (02) unidades básicas de saúde pertencentes à zona rural do município de Arapiraca. Para a coleta de dados, foram realizadas perguntas norteadoras que abrangiam o entendimento acerca das habilidades de letramento em saúde desses indivíduos em buscar e compreender informações quanto aos agrotóxicos, utilizar os serviços de saúde devido a complicações pelo uso de agrotóxicos, compartilhar e avaliar informações quanto aos agrotóxicos. A exploração dos dados ocorreu a partir da análise temática de Minayo e evidenciou cinco categorias: busca de informações sobre agrotóxicos, compreensão das informações sobre agrotóxicos, utilização dos serviços de saúde por complicações dos agrotóxicos, compartilhamento de informações sobre agrotóxicos e avaliação das informações sobre agrotóxicos. Como resultados, identificou-se que a busca de informações sobre agrotóxicos pelos participantes teve como principal fonte os vendedores, em casas comerciais do produto. Apesar da maioria dos participantes declararem compreender as informações recebidas, foi levantada uma reflexão se há, de fato, o entendimento acerca das informações recebidas, uma vez que se observou algumas falas com pouco conhecimento acerca da utilização de EPIs. A maioria dos participantes mencionaram não ter ido em busca dos serviços de saúde, muito embora, tenham desenvolvido sintomas muito característicos de intoxicação por agrotóxicos. Não houve o compartilhamento de informações sobre agrotóxicos entre a maioria dos participantes e a identificação de informações falsas quanto aos agrotóxicos foi quase inexistente. Assim, há a necessidade de intervenções de educação em saúde, bem como ações intersetoriais. Para futuros estudos, é possível sugerir o desenvolvimento de pesquisas que visem a promoção à saúde, por meio do desenvolvimento de ações de educação em saúde para que se eleve o nível de letramento em saúde da população rural.
Health literacy refers to an individual's knowledge, motivation and skills to access, understand, evaluate and apply health information to maintain or improve quality of life. The rural population – which is in constant contact with pesticides – can be marginalized in terms of health literacy and, thus, have a negative health outcome, lacking educational interventions. In this sense, the aim of this study is to understand the health literacy experiences of a rural population exposed to pesticides in the municipality of Arapiraca/Alagoas. The research had a qualitative approach of the descriptive exploratory type, carried out with 24 rural workers linked to the health units of the municipality through guiding questions that cover the understanding about the ability of these individuals to seek and understand information regarding pesticides, use the services of health due to complications from the use of pesticides, share and evaluate information regarding pesticides. Data exploration took place from Minayo's thematic analysis and showed five categories: search for information on pesticides, understanding of information on pesticides, use of health services due to complications from pesticides, sharing information on pesticides and evaluation of information on pesticides. As a result, it was identified that the search for information about pesticides by the participants had as main source the sellers of pesticides. Despite most participants claiming to understand the information received, a reflection was raised on whether there is, in fact, understanding about the information received, since some lines were observed with little knowledge about the use of EPIs. Most participants mentioned not having sought health services, although they had developed very characteristic symptoms of pesticide poisoning. There was no sharing of information about pesticides among most participants and the identification of false information regarding pesticides was almost non-existent. Thus, there is a need for health education interventions, as well as intersectoral actions. For future studies, it is possible to suggest the development of research aimed at health promotion, through the development of health education actions to raise the level of health literacy of the rural population.
Dr.ª Silva, Meirielly Kellya Holanda da.
Agrotóxicos .
Enfermagem.
Educação em saúde.
População rural .
Letramento em saúde .
Acesso restrito solicitado pela autora. Provável liberação em 14 mar. 2024.
Acesso aberto em 29 jun. 2024.