Proposta de educação continuada online para profissionais enfermeiras (os), fundamentada na Teoria da adaptação

Proposta de educação continuada online para profissionais enfermeiras (os), fundamentada na Teoria da adaptação

Autor(a)
Medeiros, Lorrayne Araújo Fernandes de.
<lorrayneafmedeiros@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
03/03/2023
Curso/Outros
Enfermagem
Número de folhas
50
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Perante o cenário mundial de limitações motivadas pela pandemia do vírus da COVID-19, as famílias que estavam esperando bebês, tiveram que ajustar suas rotinas durante o pré-natal. Essa nova realidade afetou na formação da rede de apoio, personalizando de maneira significativa a rotina dessas mulheres. A pesquisa objetiva descrever o processo de construção de proposta de Educação Continuada online para enfermeiras(os) que assistem gestantes em contexto de surtos virais, cuja principal via de transmissão sejam as vias aéreas, fundamentada na Teoria da Adaptação.O estudo é teórico, em uma abordagem qualitativa, com elaboração estratégica educativa, justificando-se nos passos da metodologia da pesquisa correlacionada com assistencial para sua implementação. A COVID-19, pertence à família do coronavírus, desencadeando infecções respiratórias. As gestantes estão incluídas no grupo de risco da COVID-19, embora os estudos não sejam conclusivos sobre o risco de complicações das mulheres grávidas, essa população inclina-se a ser mais sensível e vulnerável, por conta das alterações fisiológicas próprias dessa condição. Além das vulnerabilidades físicas, as emocionais, tanto por questões próprias da gravidez, quanto por questões externas, que contavam com mais frequência na época pandêmica. Entretanto, os cuidados devem continuar para proteção das grávidas e na prevenção da COVID-19, e devem ser os mesmos impostos para a população geral. As gestantes, precisam de apoio e esclarecimentos, para reduzir os riscos físicos, a ansiedade e a angústia. Por isso, a educação em saúde deve promover uma estratégia que potencialize o cuidado de enfermagem ao envolver atividades educativas na assistência ao paciente. Os profissionais de saúde, neste contexto, são atores fundamentais e, devem estar pautados sistematicamente, por isso, é necessário entender o conceito da Teoria da Adaptação, que será muito útil neste sentido. A apresentação dos resultados corresponde à etapa de perscrutação da pesquisa convergente-assistencial, descrevendo o processo de construção de proposta de educação continuada online para enfermeiras(os) que assistem gestantes em contexto de pandemia, fundamentada na Teoria da Adaptação, considerada a História Natural das infecções virais transmitidas por vias aéreas, para nortear a construção da proposta educativa. Foi escolhido o formato online para a proposta da atividade de educação continuada visando o desenvolvimento dos processos educativos em enfermagem, identificando desafios que devem ser superados. A discussão dos resultados, é sobre a proposta de educação continuada elaborada nesta pesquisa, prevendo a construção de conhecimentos teóricos por parte de profissionais Enfermeiros, para apoiarem sua prática e a resolução de problemas de forma clara, sistemática, consciente para fortalecer o fazer da Enfermagem enquanto ciência. Concluindo que a educação dos profissionais de enfermagem deve ser um processo permanente, um trabalho diário, educativo e interdisciplinar, gerando conhecimento e transformação, modificando a vida das participantes. 

Abstract

Faced with the global scenario of limitations motivated by the COVID-19 virus pandemic, families who were expecting babies had to adjust their routines during prenatal care. This new reality affected the formation of the support network, significantly personalizing the routine of these women. The research aims to describe the construction process of an online Continuing Education proposal for nurses who assist pregnant women in the context of viral outbreaks, whose main route of transmission is the airways, based on the Theory of Adaptation. The study is theoretical, in a qualitative approach, with educational strategic elaboration, justifying itself in the steps of the research methodology correlated with assistance for its implementation. COVID-19, belongs to the coronavirus family, triggering respiratory infections. Pregnant women are included in the risk group for COVID-19, although studies are not conclusive about the risk of complications for pregnant women, this population tends to be more sensitive and vulnerable, due to the physiological changes typical of this condition. In addition to physical vulnerabilities, emotional ones, both due to pregnancy-related issues and external issues, which were more common during the pandemic. However, care must continue to protect pregnant women and prevent COVID-19, and must be the same imposed on the general population. Pregnant women need support and clarification to reduce physical risks, anxiety and anguish. Therefore, health education should promote a strategy that enhances nursing care by involving educational activities in patient care. Health professionals, in this context, are fundamental actors and must be guided systematically, therefore, it is necessary to understand the concept of the Theory of Adaptation, which will be very useful in this regard. The presentation of the results corresponds to the scrutiny stage of the convergentassistance research, describing the construction process of an online continuing education proposal for nurses who assist pregnant women in the context of a pandemic, based on the Theory of Adaptation, considered the Natural History of viral infections transmitted by air, to guide the construction of the educational proposal. The online format was chosen for the proposal of the continuing education activity aimed at the development of educational processes in nursing, identifying challenges that must be overcome. The discussion of the results is about the continuing education proposal elaborated in this research, foreseeing the construction of theoretical knowledge on the part of Nursing professionals, to support their practice and the resolution of problems in a clear, systematic, conscious way to strengthen the doing of Nursing as science. Concluding that the education of nursing professionals should be a permanent process, a daily, educational and interdisciplinary work, generating knowledge and transformation, changing the lives of the participants. 

Orientador(a)
Ma. Ferreira, Cíntia Bastos.
Banca Examinadora
Santos, Adriana Maria Adrião dos.
Ma. Araújo, Sandra Taveiros de.
Palavras-chave
Cuidado pré-natal.
Enfermagem.
Educação em saúde.
Pandemia - COVID-19 (Doença).
Educação continuada.
Saúde pública - Educação profissional .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
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