Psicoterapia infantil e Gestalt – terapia: a importância do vínculo estabelecido na relação entre psicoterapeuta e criança

Psicoterapia infantil e Gestalt – terapia: a importância do vínculo estabelecido na relação entre psicoterapeuta e criança 

Autor(a)
Brandão, Amanda Paulino.
<amandaa.paulinoo35@gmail.com> Souza, Rodrigo Dantas de.
<rodrigo.dantas@outlook.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
11/04/2023
Curso/Outros
Psicologia (U. E. Palmeira dos Índios)
Número de folhas
102
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

Essa pesquisa foi desenvolvida com a finalidade de refletir sobre a importância da construção e manutenção do vínculo entre psicoterapeuta e criança, visto que o vínculo é um ponto crucial para o desenvolvimento da psicoterapia infantil. Diante disso, o objetivo geral desse estudo foi compreender a importância do vínculo entre psicoterapeuta e criança na abordagem gestáltica, tendo como objetivos específicos: apresentar o percurso histórico da concepção e do conceito de infância e do surgimento da psicoterapia infantil; e analisar como o conceito de vínculo entre psicoterapeuta e criança é discutido em publicações brasileiras. Para tanto, inicialmente, discorremos acerca da constituição do conceito de infância ao longo dos séculos, e apresentamos uma breve história de como surgiu a psicoterapia infantil sobre a ótica de três das principiais teorias da Psicologia: Psicanálise, Abordagem Centrada na Pessoa e Gestalt-terapia, sendo essa última adotada como referencial teórico dessa pesquisa. No que se refere aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, explicativa, exploratória e bibliográfica, a qual foi realizada nos portais da CAPES e da BVS, utilizando os descritores “Terapia Gestalt” e “Psicoterapia infantil”. A partir das buscas realizadas e do processo de seleção e filtragem, foram escolhidos seis artigos científicos para compor o material de análise desse estudo, os quais foram analisados por meio do método da análise de conteúdo de Laurence Bardin, resultando em duas categorias de análise: função do psicoterapeuta infantil; e o lúdico para a criança. Dentre os resultados obtidos, encontramos algumas especificidades referentes ao processo de construção do vínculo entre psicoterapeuta e criança, tais como a importância da postura ética e acolhedora do psicoterapeuta; da constante atualização de seus pressupostos teóricos; de um setting terapêutico com recursos adequados para a realização da psicoterapia infantil; e do estabelecimento de uma boa relação com os responsáveis pela criança. Identificamos também a existência de alguns fatores que podem dificultar o bom desenvolvimento da psicoterapia com crianças, como as frustrações oriundas dos responsáveis, que podem acarretar na quebra do vínculo, e as expectativas do psicoterapeuta em relação à evolução do processo da criança. Finalizada essa pesquisa, ressalta-se o quando é necessário que o psicoterapeuta se mantenha atualizado em seus pressupostos teóricos e, além disso, que respeite e acolha as demandas trazidas pela criança e seus responsáveis. Por fim, destacamos a relevância dessa pesquisa tanto para os estudantes quanto para os profissionais de Psicologia, pois ela irá auxiliar no entendimento sobre a importância do vínculo entre psicoterapeuta e criança ao decorrer do processo de atendimento infantil.

Abstract

This research was developed with the purpose of reflecting on the importance of building and maintaining the bond between psychotherapist and child, since the bond is a crucial point for the development of child psychotherapy. Therefore, the general objective of this study was to understand the importance of the bond between psychotherapist and child in the Gestalt approach, having as specific objectives: to present the historical trajectory of the conception and concept of childhood and the emergence of child psychotherapy; and to analyze how the concept of bonding between psychotherapist and child is discussed in Brazilian publications. To do so, initially, we discuss the constitution of the concept of childhood over the centuries and present a brief history of how child psychotherapy emerged from the perspective of three of the main theories of Psychology: Psychoanalysis, Person-Centered Approach and Gestalt-therapy, the latter being adopted as the theoretical framework of this research. Regarding methodological aspects, this is a qualitative, explanatory, exploratory and bibliographic research, which was carried out on the CAPES and BVS portals, using the descriptors “Gestalt Therapy” and “Child Psychotherapy”. From the searches carried out and the selection and filtering process, six scientific articles were chosen to compose the analysis material for this study, which were analyzed using the content analysis method of Laurence Bardin, resulting in two categories of analysis: role of child psychotherapist; and ludic for the child. Among the results obtained, we found some specificities regarding the process of building the bond between psychotherapist and child, such as the importance of the ethical and welcoming attitude of the psychotherapist; the constant updating of its theoretical assumptions; a therapeutic setting with adequate resources to carry out child psychotherapy; and establishing a good relationship with those responsible for the child. We also identified the existence of some factors that can hinder the good development of psychotherapy with children, such as the frustrations arising from those responsible, which can lead to the breaking of the bond, and the psychotherapist's expectations in relation to the evolution of the child's process. After completing this research, it is emphasized when it is necessary for the psychotherapist to keep up to date with his theoretical assumptions and, in addition, to respect and accept the demands brought by the child and those responsible for them. Finally, we highlight the relevance of this research both for students and psychology professionals, as it will help in understanding the importance of the bond between psychotherapist and child during the child care process.

Orientador(a)
Ma. Simião, Fernanda Cristina Nunes.
Banca Examinadora
Esp. Pereira, Cinthia Emanuele Santos.
Esp. Lima, Karen Nicoli Alves.
Palavras-chave
Gestalt-terapia.
Psicologia infantil.
Psicoterapia.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
1159
Observações


Não foi possível exibir o PDF