Psicoterapia infantil e Gestalt – terapia: a importância do vínculo estabelecido na relação entre psicoterapeuta e criança
Psicoterapia infantil e Gestalt – terapia: a importância do vínculo estabelecido
na relação entre psicoterapeuta e criança
<amandaa.paulinoo35@gmail.com> Souza, Rodrigo Dantas de.
<rodrigo.dantas@outlook.com>
Essa
pesquisa foi desenvolvida com a finalidade de refletir sobre a importância da
construção e manutenção do vínculo entre psicoterapeuta e criança, visto que o vínculo
é um ponto crucial para o desenvolvimento da psicoterapia infantil. Diante
disso, o objetivo geral desse estudo foi compreender a importância do vínculo
entre psicoterapeuta e criança na abordagem gestáltica, tendo como objetivos
específicos: apresentar o percurso histórico da concepção e do conceito de
infância e do surgimento da psicoterapia infantil; e analisar como o conceito
de vínculo entre psicoterapeuta e criança é discutido em publicações
brasileiras. Para tanto, inicialmente, discorremos acerca da constituição do
conceito de infância ao longo dos séculos, e apresentamos uma breve história de
como surgiu a psicoterapia infantil sobre a ótica de três das principiais
teorias da Psicologia: Psicanálise, Abordagem Centrada na Pessoa e
Gestalt-terapia, sendo essa última adotada como referencial teórico dessa
pesquisa. No que se refere aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa
qualitativa, explicativa, exploratória e bibliográfica, a qual foi realizada nos
portais da CAPES e da BVS, utilizando os descritores “Terapia Gestalt” e “Psicoterapia
infantil”. A partir das buscas realizadas e do processo de seleção e filtragem,
foram escolhidos seis artigos científicos para compor o material de análise
desse estudo, os quais foram analisados por meio do método da análise de
conteúdo de Laurence Bardin, resultando em duas categorias de análise: função
do psicoterapeuta infantil; e o lúdico para a criança. Dentre os resultados
obtidos, encontramos algumas especificidades referentes ao processo de construção
do vínculo entre psicoterapeuta e criança, tais como a importância da postura
ética e acolhedora do psicoterapeuta; da constante atualização de seus
pressupostos teóricos; de um setting terapêutico com recursos adequados
para a realização da psicoterapia infantil; e do estabelecimento de uma boa
relação com os responsáveis pela criança. Identificamos também a existência de
alguns fatores que podem dificultar o bom desenvolvimento da psicoterapia com
crianças, como as frustrações oriundas dos responsáveis, que podem acarretar na
quebra do vínculo, e as expectativas do psicoterapeuta em relação à evolução do
processo da criança. Finalizada essa pesquisa, ressalta-se o quando é
necessário que o psicoterapeuta se mantenha atualizado em seus pressupostos
teóricos e, além disso, que respeite e acolha as demandas trazidas pela criança
e seus responsáveis. Por fim, destacamos a relevância dessa pesquisa tanto para
os estudantes quanto para os profissionais de Psicologia, pois ela irá auxiliar
no entendimento sobre a importância do vínculo entre psicoterapeuta e criança
ao decorrer do processo de atendimento infantil.
This research was developed with the purpose of
reflecting on the importance of building and maintaining the bond between
psychotherapist and child, since the bond is a crucial point for the
development of child psychotherapy. Therefore, the general objective of this
study was to understand the importance of the bond between psychotherapist and
child in the Gestalt approach, having as specific objectives: to present the
historical trajectory of the conception and concept of childhood and the
emergence of child psychotherapy; and to analyze how the concept of bonding
between psychotherapist and child is discussed in Brazilian publications. To do
so, initially, we discuss the constitution of the concept of childhood over the
centuries and present a brief history of how child psychotherapy emerged from
the perspective of three of the main theories of Psychology: Psychoanalysis,
Person-Centered Approach and Gestalt-therapy, the latter being adopted as the
theoretical framework of this research. Regarding methodological aspects, this
is a qualitative, explanatory, exploratory and bibliographic research, which
was carried out on the CAPES and BVS portals, using the descriptors “Gestalt
Therapy” and “Child Psychotherapy”. From the searches carried out and the
selection and filtering process, six scientific articles were chosen to compose
the analysis material for this study, which were analyzed using the content
analysis method of Laurence Bardin, resulting in two categories of analysis:
role of child psychotherapist; and ludic for the child. Among the results
obtained, we found some specificities regarding the process of building the
bond between psychotherapist and child, such as the importance of the ethical
and welcoming attitude of the psychotherapist; the constant updating of its
theoretical assumptions; a therapeutic setting with adequate resources to carry
out child psychotherapy; and establishing a good relationship with those
responsible for the child. We also identified the existence of some factors
that can hinder the good development of psychotherapy with children, such as
the frustrations arising from those responsible, which can lead to the breaking
of the bond, and the psychotherapist's expectations in relation to the evolution
of the child's process. After completing this research, it is emphasized when
it is necessary for the psychotherapist to keep up to date with his theoretical
assumptions and, in addition, to respect and accept the demands brought by the
child and those responsible for them. Finally, we highlight the relevance of
this research both for students and psychology professionals, as it will help
in understanding the importance of the bond between psychotherapist and child
during the child care process.
Esp. Lima, Karen Nicoli Alves.
Psicologia infantil.
Psicoterapia.