O mundo, de repente, de outro jeito: uma leitura do olhar e do ouvir em Paz e Travessia, de João Anzanello Carrascoza

O mundo, de repente, de outro jeito: uma leitura do olhar e do ouvir em Paz e Travessia, de João Anzanello Carrascoza

Autor(a)
Santos, Jaiane Beatriz Cavalcante dos.
<jaianebeatrizjay@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
11/10/2022
Curso/Outros
Letras - Língua Portuguesa
Número de folhas
88
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Esta pesquisa está voltada para o modo como os sentidos do olhar e do ouvir se estruturam e tecem nos contos de João Anzanello Carrascoza. O objetivo é investigar a presença de tais sentidos enquanto dimensões que fundamentam essas narrativas, focando especialmente a ideia de que nesses textos se recupera uma noção de leitura do mundo que, embora encarnada no tecido verbal e narrativo do conto, prescinde da palavra. Nosso corpus se constitui por dois contos que estabelecem uma troca de correspondências: “Paz”, integrante da coletânea “Aquela água toda” (2012) e “Travessia”, integrante da antologia “O volume do silêncio” (2017), que aqui são tomados como condensadores dessas dimensões do sensível, desse modo de ler e relacionar-se com o mundo, de que se compõe todo o universo literário do escritor. Para tanto, precede às análises, que constituem a terceira parte, uma excursão que delineia uma correlação entre a trajetória de vida de Carrascoza e a tessitura de seu universo literário (parte 1) e, posteriormente, um percurso teórico/conceitual acerca dos sentidos e seus movimentos (parte 2), trazendo à superfície duas das suas intersecções: memória e simbologias. O aporte teórico se fundamenta principalmente em Merleau-Ponty (2018), Zumthor (2014), Coccia (2010), Martins (2021), Vianna (2005), Gagnebin (2006), Schafer (2001, 2011) e Novaes (1988). 

Abstract

This research focuses on the way in which the senses of looking and listening are structured and interweaved in short stories of João Anzanello Carrascoza. The objective is to investigate the presence of such senses as dimensions that underlie these narratives, focusing especially on the idea that in these texts, a notion of reading the world is recovered and that, although embodied in the verbal and narrative fabric of the story, dispenses words. Our corpus is constituted by two short stories that establish an exchange of correspondences: “Paz” (Peace), part of the collection “Aquela Água Toda” (All That Water) (2012) and “Travessia” (Crossing), part of the anthology “O Volume do Silêncio” (The volume of the silence) (2017). Those stories are considered here to condensate these dimensions of the sensible, this way of reading the world and relating to it, which compose the entire literary universe of the writer. For this purpose, an excursion, which precedes the analyses that constitute the third part, outlines a correlation between the life trajectory of Carrascoza and the fabric of his literary universe (part 1). Subsequently, a theoretical/conceptual path about those senses and its movements (part 2) discloses two of its intersections: memory and symbologies. The theoretical contribution is based mainly on Merleau-Ponty (2018), Zumthor (2014), Coccia (2010), Martins (2021), Vianna (2005), Gagnebin (2006), Schafer (2001, 2011) and Novaes (1988). 

Orientador(a)
Dr. Marques, Marcelo Ferreira.
Banca Examinadora
Dr.ª Oliveira, Eliane Kefalás.
Ma. Minas, Juliana Galvão Marques.
Palavras-chave
Literatura brasileira.
Linguística e línguas.
Carrascoza, João Anzanello, 1962-.
Conto brasileiro.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
8.00.00.00-2 Linguística, letras e artes.
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