Gramática contextualizada: a problemática do ensino em sala de aula
Gramática contextualizada: a problemática do ensino em sala de aula
<larissagomes24@gmail.com>
Este trabalho tem como objetivo investigar razões pelas quais a perspectiva contextualizada do ensino de gramática ainda encontra resistência na prática da educação básica, buscando compreender de que forma o ensino de gramática pode ser concebido em uma vertente mais dinâmica e estimulante, aderindo à perspectiva da contextualização gramatical, considerando a concepção sociointeracionista da linguagem. O trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e investigativo, pautada nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos estudos de Antunes (2003, 2007, 2014) e de outros estudiosos que comungam do mesmo pensamento. Como base fundamental deste trabalho, buscamos compreender as implicações do ensino de gramática contextualizada nas escolas, conhecer e investigar os métodos utilizados para isso pelos professores, bem como a forma com que lidam com a ferramenta texto, qual sua relevância nas aulas de gramática e sua respectiva eficácia no processo de aprendizagem dos alunos. Para isso, realizamos um questionário direcionado a professores da rede pública municipal de ensino da cidade de Limoeiro de Anadia, situada no interior de Alagoas. A partir dos relatos colhidos dos professores submetidos ao questionário, pudemos compreender o pensamento desses docentes quanto à implementação de uma perspectiva contextualizada do ensino de gramática atualmente. Como resultado, com base na análise de alguns autores estudiosos desse tema e alguns relatos de professores que são apresentados no corpus desse trabalho, notamos que esses, em sua maioria, cumprem ou cumprirão seu papel, quando trabalhar de modo contextualizado o ensino de língua/gramática, para que, com esse tipo de abordagem, a escola favoreça o desenvolvimento do indivíduo como sujeito de sua própria realidade.
This paper aims to investigate reasons why the contextualized perspective of grammar teaching still encounters resistance in the practice of basic education, seeking to understand how grammar teaching can be conceived in a more dynamic and stimulating way, adhering to the perspective of contextualization grammatical, considering the sociointeractionist conception of language. The work consists of a qualitative, bibliographical, and investigative research, based on the guidelines of the National Curricular Parameters (PCN), the National Common Curricular Base (BNCC), on the studies of Antunes (2003, 2007, 2014) and other scholars who share the same thought. As a fundamental basis of this work, we seek to understand the implications of teaching contextualized grammar in schools, to know and investigate the methods used for this by teachers, as well as the way in which they deal with the text tool, what is its relevance in grammar classes and its respective effectiveness in the students' learning process. For this, we carried out a questionnaire aimed at teachers of the municipal public education network in the city of Limoeiro de Anadia, located in the interior of Alagoas. From the reports collected from the teachers submitted to the questionnaire, we were able to understand the thoughts of these teachers regarding the implementation of a contextualized perspective of grammar teaching today. As a result, based on the analysis of some authors who study this theme and some reports of teachers that are presented in the corpus of this work, we note that these, for the most part, fulfill or will fulfill their role, when working in a contextualized way language teaching/ grammar, so that, with this type of approach, the school favors the development of the individual as a subject of his own reality.
Esp. Macedo, Wilcley Ferreira de.
Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Linguística e línguas.
Gramática.