Contribuições do curso de extensão Libras: saúde nas mãos aos estudantes dos cursos superiores de Enfermagem e Medicina da Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca

Contribuições do curso de extensão Libras: saúde nas mãos aos estudantes dos cursos superiores de Enfermagem e Medicina da Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca

Autor(a)
Tavares, Aline Jaislane de Souza.
<aline.tavares@cedu.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
10/04/2023
Curso/Outros
Mestrado Ens. e Form. de Prof. (PPGEFOP)
Número de folhas
95
Tipo
Dissertação
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

 A presente pesquisa trata das discussões e reflexões acerca das diferenças linguísticas e socioculturais e da ampliação da visão socioantropológica da surdez e do sujeito surdo a partir de um curso de extensão promovido aos estudantes na formação inicial na área da saúde. Este estudo objetivou investigar as potencialidades do curso de extensão Libras: saúde nas mãos para os estudantes dos cursos superiores de enfermagem e medicina da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. O curso foi mediado pelo uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), que teve o processo de ensino e aprendizagem ocorrido no contexto de encontros síncronos e atividades assíncronas. A metodologia foi a de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, dividida em três etapas: (i) mapeamento inicial, utilizando como fontes de dados um levantamento nos Projetos Pedagógicos dos cursos da área da saúde e entrevista semiestruturada individual com os participantes de pesquisa; (ii) intervenção por meio do planejamento e do desenvolvimento de um curso pautado no ensino da Libras e nos aspectos da pessoa surda, registrando as interações por meio de anotações em diário de campo, observação participante e registros audiovisuais; e (iii) avaliação do curso em questão, com entrevista com grupo focal, formado pelos participantes presentes. Para a análise de dados foi adotada a metodologia da análise de conteúdo e teve como base as seguintes categorias: aspectos metodológicos do curso, concepção de surdez e cultura surda, e prática profissional em saúde. Os dados demonstraram que os aspectos metodológicos utilizados e as discussões proporcionadas permitiram um cenário favorável para o desenvolvimento da aprendizagem dos participantes possibilitando melhoria na futura prática profissional e no atendimento em saúde do surdo. Além de trazer subsídios para a importância do uso de tecnologias leves no trabalho em saúde. Esta pesquisa se propõe a servir de aporte teórico para futuros estudos, contudo ressalta-se a importância de mais pesquisas, a fim de favorecer novas reflexões e discussões enriquecendo assim a literatura com a temática apresentada.

Abstract

This research deals with discussions and reflections about linguistic and sociocultural differences and the extension of the socio-anthropological view of deafness and the deaf subject from an extension course promoted to students in initial training in the area of health. This study aimed to investigate the potential of the Libras extension course: health in the hands for students of higher education courses in nursing and medicine at the Federal University of Alagoas, Campus Arapiraca. The course was mediated using Digital Information and Communication Technologies (TDIC), whose teaching and learning process took place in the context of synchronous meetings and asynchronous activities. The methodology was a qualitative approach, of the action-research type, divided into three stages: (i) initial mapping, using as data sources a survey in Pedagogical Projects of courses in the health area and individual semi- structured interviews with research participants; (ii) intervention through the planning and development of a course based on the teaching of Libras and aspects of the deaf person, recording as advised through notes in a field diary, participant observation and audiovisual recordings; and (iii) evaluation of the course in question, with an interview with a focus group, formed by the participants present. For data analysis, the methodology of content analysis was adopted and was based on the following categories: methodological aspects of the course, conception of deafness and deaf culture, and professional practice in health. The data consider that the methodological aspects used, and the discussions provided allow a favorable scenario for the development of the participants' learning, allowing the improvement in the future professional practice and in the health care of the deaf. In addition to bringing transfers to the importance of using light technologies in health work. This research proposes to serve as a theoretical support for future studies, however, the importance of further research is emphasized, to encourage new reflections and discussions, thus enriching the literature with the thematic theme.

Orientador(a)
Dr. Souza, Diego de Oliveira.
Banca Examinadora
Dr. Santos, Herbert Nunes de Almeida.
Dr. Santos, Márcio Bezerra.
Palavras-chave
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Profissionais de saúde.
Surdez.
Atendimento em saúde .
Pessoas surdas.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Anexos
Visualizações
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Observações


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