Jogo truno com elementos da tabela periódica como ferramenta facilitadora para o ensino de química

Jogo truno com elementos da tabela periódica como ferramenta facilitadora para o ensino de química

Autor(a)
Cavalcante, Eronildes Leite.
<eronildes.cavalcante@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
06/03/2023
Curso/Outros
Química (EaD)
Número de folhas
49
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A química no ensino médio é considerada, pelos alunos, uma matéria de difícil compreensão. O conteúdo tabela periódica é um dos citados como um dos mais temidos, possivelmente, devido a desconexão com o cotidiano dos alunos. O uso de metodologias alternativas como jogos didáticos no ensino de química é uma estratégia que, quando bem utilizada, pode colaborar no processo de ensino/aprendizagem. Neste trabalho, foi planejado, construído e aplicado um jogo chamado “Truno” sobre os elementos químicos e suas aplicações.  A proposta consistiu em desenvolver um jogo de cartas para auxiliar os alunos do 1º ano do ensino médio a compreenderem e correlacionarem o conteúdo supracitado com sua vida cotidiana, além de despertar o interesse pelas ciências, especialmente a Química. Dessa forma, constatou-se que a produção do jogo Truno foi uma proposta viável para o ensino de química, pois foi feito com baixo custo e como uma atividade pedagógica e educativa para instigar e dinamizar os conteúdos apresentados ou revisá-los de maneira lúdica e prezerosa. Os resultados mostraram que após uso do jogo, os alunos conseguiram identificar símbolos de elementos químicos, características, aplicações e conceitos químicos e se mostraram entusiasmados com a dinâmica do jogo. Relataram que voltariam a jogar e sugeririam que o jogo Truno tivesse uma versão digital. 

Abstract

Chemistry in high school is considered by students to be a difficult subject to understand. The periodic table content is one of those cited as the most feared, possibly due to the disconnection from the students' daily lives. The use of alternative methodologies such as didactic games in chemistry teaching is a strategy that, when well-used, can collaborate in the teaching/learning to process. In this work, a game called “Truno” was planned, built, and applied to chemical elements and their applications. The proposal was to develop a card game to help 1st-year high school students to understand and correlate the aforementioned content with their daily life, in addition to arousing interest in science, especially Chemistry. In this way, it was found that the production of the Truno game was a viable proposal for the teaching of chemistry, as it was made at a low cost and as a pedagogical and educational activity to instigate and dynamize the contents presented or review them playfully and educationally. Precious. The results showed that after using the game, students were able to identify symbols of chemical elements, characteristics, applications, and chemical concepts and were enthusiastic about the dynamics of the game. They reported that they would play again and suggested that the Truno game have a digital version.

Orientador(a)
Dr.ª Silva, Thaissa Lúcio.
Banca Examinadora
Dr. Silva, Eid Cavalcante da.
Ma. Telles, Nadjane Leite dos Santos.
Palavras-chave
Tabela periódica.
Jogos educativos.
Ensino de química.
Cartas de jogar.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
295
Observações


Não foi possível exibir o PDF