Jogo truno com elementos da tabela periódica como ferramenta facilitadora para o ensino de química
Jogo truno com elementos da tabela periódica como ferramenta facilitadora para o ensino de química
<eronildes.cavalcante@arapiraca.ufal.br>
A química no ensino médio é considerada, pelos alunos,
uma matéria de difícil compreensão. O conteúdo tabela periódica é um dos
citados como um dos mais temidos, possivelmente, devido a desconexão com o
cotidiano dos alunos. O uso de metodologias alternativas como jogos didáticos
no ensino de química é uma estratégia que, quando bem utilizada, pode colaborar
no processo de ensino/aprendizagem. Neste trabalho, foi planejado, construído e
aplicado um jogo chamado “Truno” sobre os elementos químicos e suas
aplicações. A proposta consistiu em
desenvolver um jogo de cartas para auxiliar os alunos do 1º ano do ensino médio
a compreenderem e correlacionarem o conteúdo supracitado com sua vida
cotidiana, além de despertar o interesse pelas ciências, especialmente a
Química. Dessa forma, constatou-se que a produção do jogo Truno foi uma
proposta viável para o ensino de química, pois foi feito com baixo custo e como
uma atividade pedagógica e educativa para instigar e dinamizar os conteúdos
apresentados ou revisá-los de maneira lúdica e prezerosa. Os resultados
mostraram que após uso do jogo, os alunos conseguiram identificar símbolos de
elementos químicos, características, aplicações e conceitos químicos e se
mostraram entusiasmados com a dinâmica do jogo. Relataram que voltariam a jogar
e sugeririam que o jogo Truno tivesse uma versão digital.
Ma. Telles, Nadjane Leite dos Santos.
Jogos educativos.
Ensino de química.
Cartas de jogar.