A importância do documentário para o ensino-aprendizagem do conteúdo reprodução humana na primeira série do Ensino médio.
A importância do documentário para o ensino-aprendizagem do conteúdo reprodução humana na primeira série do Ensino médio.
<josialdo.barbosa@penedo.ufal.br>
A presente pesquisa investigou a relevância dos documentários como recurso pedagógico para
mediar o ensino-aprendizagem de Biologia na etapa do Ensino Médio. De abordagem
qualitativa, a pesquisa utilizou-se da análise documental, como dinâmica metodológica,
recorreu à descrição sobre a utilização dessa ferramenta como recurso didático-pedagógico,
bem como realizou um levantamento dos documentários que são de domínio público e que
abordam conteúdos de Biologia. Para fundamentar os aspectos teóricos da pesquisa recorreuse a José Manuel Morán (1995, 1998, 2003), a Fabrício Sudério (2016) e à Base Nacional
Comum Curricular (2018). Já nos aspectos metodológicos, no tocante à análise documental,
recorre-se a Antônio Chizzotti (1991). Como resultado obteve-se quatro documentários e no
processo de análise foram destacados trechos selecionados a partir dos conteúdos básicos
acerca do tema Reprodução Humana. Esses trechos selecionados foram relacionados com o
conteúdo do capítulo 11 do Livro Didático “Biologia Moderna” de Amabis e Martho (2016).
Com esta análise comparativa, concluiu-se que a produção audiovisual de natureza
documentarista possui na sua composição a retratação da realidade, que é explorada de modo
científico, numa linguagem movida por narrativa e imagens e que esse recurso é mobilizador
do processo de ensino-aprendizagem.
The present research investigated the relevance of documentaries as a pedagogical resource to facilitate the teaching and learning of Biology in the high school stage. With a qualitative approach, the research used document analysis as a methodological dynamic, resorting to the description of the use of this tool as a didactic-pedagogical resource, as well as carrying out a survey of documentaries that are in the public domain and address Biology content. To support the theoretical aspects of the research, we resorted to José Manuel Morán (1995, 1998, 2003), Fabrício Sudério (2016) and the Base Nacional Comum Curricular (2018), in terms of methodological aspects, with regard to document analysis, we resorted to Antônio Chizzotti (1991). As a result, four documentaries were obtained and, in the analysis process, excerpts selected from the basic contents on the subject of Human Reproduction were highlighted. These selected excerpts were related to the content of chapter 11 of the Textbook “Biologia Moderna” by Amabis and Martho (2016). With this comparative analysis, it can be concluded that the audiovisual production of documentary nature has in its composition the portrayal of reality, which is explored in a scientific way, in a language moved by narrative and images and that this resource mobilizes the teaching-learning process.
Me. Sobral, Marcos Paulo de Oliveira.
Biologia – Ensino e aprendizagem.
Documentários.
Livro didático .