A importância do documentário para o ensino-aprendizagem do conteúdo reprodução humana na primeira série do Ensino médio.

A importância do documentário para o ensino-aprendizagem do conteúdo reprodução humana na primeira série do Ensino médio.

Autor(a)
Silva, Josialdo Barbosa da.
<josialdo.barbosa@penedo.ufal.br>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
19/12/2022
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
40
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

A presente pesquisa investigou a relevância dos documentários como recurso pedagógico para mediar o ensino-aprendizagem de Biologia na etapa do Ensino Médio. De abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou-se da análise documental, como dinâmica metodológica, recorreu à descrição sobre a utilização dessa ferramenta como recurso didático-pedagógico, bem como realizou um levantamento dos documentários que são de domínio público e que abordam conteúdos de Biologia. Para fundamentar os aspectos teóricos da pesquisa recorreuse a José Manuel Morán (1995, 1998, 2003), a Fabrício Sudério (2016) e à Base Nacional Comum Curricular (2018). Já nos aspectos metodológicos, no tocante à análise documental, recorre-se a Antônio Chizzotti (1991). Como resultado obteve-se quatro documentários e no processo de análise foram destacados trechos selecionados a partir dos conteúdos básicos acerca do tema Reprodução Humana. Esses trechos selecionados foram relacionados com o conteúdo do capítulo 11 do Livro Didático “Biologia Moderna” de Amabis e Martho (2016). Com esta análise comparativa, concluiu-se que a produção audiovisual de natureza documentarista possui na sua composição a retratação da realidade, que é explorada de modo científico, numa linguagem movida por narrativa e imagens e que esse recurso é mobilizador do processo de ensino-aprendizagem.

Abstract

The present research investigated the relevance of documentaries as a pedagogical resource to facilitate the teaching and learning of Biology in the high school stage. With a qualitative approach, the research used document analysis as a methodological dynamic, resorting to the description of the use of this tool as a didactic-pedagogical resource, as well as carrying out a survey of documentaries that are in the public domain and address Biology content. To support the theoretical aspects of the research, we resorted to José Manuel Morán (1995, 1998, 2003), Fabrício Sudério (2016) and the Base Nacional Comum Curricular (2018), in terms of methodological aspects, with regard to document analysis, we resorted to Antônio Chizzotti (1991). As a result, four documentaries were obtained and, in the analysis process, excerpts selected from the basic contents on the subject of Human Reproduction were highlighted. These selected excerpts were related to the content of chapter 11 of the Textbook “Biologia Moderna” by Amabis and Martho (2016). With this comparative analysis, it can be concluded that the audiovisual production of documentary nature has in its composition the portrayal of reality, which is explored in a scientific way, in a language moved by narrative and images and that this resource mobilizes the teaching-learning process. 

Orientador(a)
Dr.ª Santana, Leyla Menezes de.
Banca Examinadora
Ma. Carneiro, Jéssica do Nascimento.
Me. Sobral, Marcos Paulo de Oliveira.
Palavras-chave
Ensino médio.
Biologia – Ensino e aprendizagem.
Documentários.
Livro didático .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Anexos
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