Avaliação de usabilidade do SIGEDUC - Sistema Integrado de Gestão da Educação.

Avaliação de usabilidade do SIGEDUC - Sistema Integrado de Gestão da Educação.  

Autor(a)
Almeida, Charles Aparecido de Oliveira.
<charles.almeida@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
21/12/2022
Curso/Outros
Sistemas da Informação (U.E. Penedo)
Número de folhas
46
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

Diante da realidade atual de constante evolução e popularização dos meios digitais, aplicações e sistemas computacionais, a interação de humanos com interfaces gráficas torna-se parte do cotidiano. No entanto, para que essa interação ocorra de forma satisfatória é necessário que a comunicação entre as duas partes aconteça de forma clara e eficiente, proporcionando assim uma boa experiência aos usuários na realização de suas tarefas. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a usabilidade do SIGEduc utilizando técnicas de IHC com foco nas heurísticas de usabilidade, apresentando as dificuldades ou problemas encontrados no sistema de acordo com cada heurística, além de indicar as possíveis soluções e melhorias a serem aplicadas no sistema com o intuito de facilitar o seu uso e evitar com que os usuários se frustrem ao presenciar falhas ou problemas na interface. Para alcançar os objetivos do presente trabalho, foi realizado a apresentação do sistema atual; descrição das heurísticas de usabilidade acompanhado da apresentação de problemas encontrados; propostas de correções e possíveis melhorias a serem realizadas no sistema. Os resultados da análise demonstram que há soluções a serem aplicadas e validadas com os usuários, visando oferecer uma melhor usabilidade no produto. Dessa forma, é possível observar a importância do estudo das interações de humanos com interfaces digitais, uma vez que oferecer produtos cada vez melhores e mais agradáveis é positivo tanto para os usuários, quanto para o negócio como forma de vantagem competitiva.

Abstract

 Faced with the current reality of constant evolution and popularization of digital media, applications and computational systems, human interaction with graphical interfaces becomes part of everyday life. However, for this interaction to occur satisfactorily, it is necessary for communication between the two parties to take place clearly and efficiently, thus providing a good experience for users in carrying out their tasks. Therefore, the present work aims to evaluate the usability of SIGEduc using HCI techniques with a focus on usability heuristics, presenting the difficulties or problems found in the system according to each heuristic, in addition to indicating possible solutions and improvements to be applied in the system. system in order to facilitate its use and prevent users from becoming frustrated when witnessing failures or problems in the interface. To achieve the objectives of this work, a bibliographical survey was carried out on topics related to HCI; presentation of the current system; description of the usability heuristics accompanied by the presentation of problems found; proposals for corrections and possible improvements to be made in the system. The results of the analysis demonstrate that there are solutions to be applied and validated with the users, aiming to offer a better usability in the product. In this way, it is possible to observe the importance of studying human interactions with digital interfaces, since offering increasingly better and more pleasant products is positive both for users and for the business as a form of competitive advantage.

Orientador(a)
Dr. Silva, André Almeida.
Banca Examinadora
Me. Machado, Alexandre José Barros.
Dr. Oliveira, Gustavo Henrique Ferreira de Miranda.
Palavras-chave
Interface.
Usabilidade.
Interação humano-computador .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
379
Observações


Não foi possível exibir o PDF