Diálogos entre a ludicidade e o ensino de ciências e biologia: aproximações teórico-conceituais.
Diálogos entre a ludicidade e o ensino de ciências e biologia: aproximações teórico-conceituais.
<lidiane.liberato@arapiraca.ufal.br>
A Ludicidade possui um caráter formativo. Esta concepção formativa é alicerçada no princípio de que o brincar (ludus) desenvolve percepções criadoras e criativas nos processos de ensino-aprendizagens. Assim, esta investigação questionou: quais os possíveis diálogos entre o Ensino de Ciências e Biologiacom a dimensão lúdica concebida nos princípios pedagógicos? Para responder a esta pergunta, o objetivo foi traçar um panorama de modo a promover diálogos entre a Ludicidade e o campo do Ensino das Ciências Biológicas a partir de um recorte teórico-conceitual. De natureza qualitativa e de cunho bibliográfico, esta investigação procurou nos estudos disponíveis respostas à questão central. O caráteranalítico inspirou-se na análise de conteúdo, a partir das fases fundamentais: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. A relevância desta pesquisa reside na necessidade de refletir sobre o encontro dialógico entre a Ludicidade e o Ensino de Ciências e Biologia, de modo a incentivar o uso de atividades lúdicas na sala de aula, promovendo caminhos de promoção do ensino-aprendizagem, de gerando mais assimilação do conhecimento, sobre as diversas formas e incentivar as pessoas adolescentes e jovens a participar mais efetivamente das aulas. Os resultados sinalizaram que um diálogo de aproximação entre o Ensino de Ciências e Biologia e a Ludicidade se dá por meio dos jogos didáticos, pois são instrumentos facilitadores de conhecimento, que aproximam o estudante do conteúdo, estimulando o raciocínio lógico, facilitando a aprendizagem e auxiliando no desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas.
Ludicity has a formative character. This formative conception is based on the principle that playing (ludus) develops creative and creative perceptions in the teaching-learning processes. Thus, this investigation questioned: what are the possible dialogues between the Teaching of Science and Biology with the ludic dimension conceived in the pedagogical principles? To answer this question, the objective was to draw an overview in order to promote dialogues between Ludicity and the field of Teaching Biological Sciences from a theoretical-conceptual perspective. Qualitative in nature and bibliographic in nature, this investigation sought answersto the central question in the available studies. The analytical character was inspired by the content analysis, starting from the fundamental phases: pre-analysis, exploration of the materialand treatment of the results. The relevance of this research lies in the need to reflect on the dialogic encounter between Ludicity and the Teaching of Science and Biology, in order to encourage the use of ludic activities in the classroom, promoting ways to promote teaching- learning, generating more assimilation of knowledge in different ways and encourage teenagersand young people to participate more effectively in classes. The results indicated that a closer dialogue between Science and Biology Teaching and Ludicity takes place through didactic games, as they are knowledge facilitating instruments, which bring the student closer to the content, stimulating logical reasoning, facilitating learning and helping in the development of motor and cognitive skills.
Me. Sobral, Marcos Paulo de Oliveira.
Biologia.
Ensino de ciências.
Ensino e aprendizagem.