O estágio supervisionado nos anos iniciais do Ensino fundamental: incentivando as práticas de leitura e escrita por meio do cordel
O estágio supervisionado nos anos iniciais do Ensino fundamental: incentivando as práticas de leitura e escrita por meio do cordel
<enilda.torres@cedu.ufal.br>
O presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas de leitura e escrita por meio do gênero Cordel, trata-se de uma experiência do estágio supervisionado IV, como etapa fundamental no processo de formação do professor. O estágio foi realizado em uma escola da rede Pública Municipal de Arapiraca - AL, em uma turma do 5o ano, na qual foi constatada durante a etapa de observação a necessidade de se trabalhar práticas de leitura e escrita com os estudantes. Tendo em vista que a referida turma possui entre seus estudantes, crianças não alfabetizadas e aquelas que não conseguem dominar a leitura e escrita, mesmo estando na etapa final dos anos iniciais. Portanto, foi desenvolvido o projeto de intervenção intitulado: “O uso do cordel como incentivo às práticas de leitura e escrita”, pois quem tem o hábito de ler também possui a capacidade de refletir melhor acerca do mundo e da sociedade na qual está inserido. Constatamos, entre os resultados, que as ações do referido projeto auxiliaram as crianças no processo de leitura e escrita, bem como estimulou o gosto pela produção textual.
The present work aims to analyze the practices of reading and writing through the genre Cordel, it is an experience of supervised stage IV, as a fundamental stage in the process of teacher education. The internship was carried out in a school of the Municipal Public Network of Arapiraca - AL, in a class of the 5th grade, in which it was verified during the observation stage the need to work reading and writing practices with the students. Considering that this class has among its students, illiterate children and those who cannot master reading and writing, even being in the final stage of the initial years. Therefore, the intervention project entitled: "The use of the string as an incentive to reading and writing practices" was developed, because those who have the habit of reading also have the ability to reflect better on the world and society in which they are inserted. We found, among the results, that the actions of this project helped the children in the process of reading and writing, as well as stimulated the taste for textual production.
Dr.ª Albuquerque, Tereza Cristina Cavalcanti de.
Estágio supervisionado.
Educação.
Literatura de cordel.