A educação de jovens e adultos no Brasil: contribuições metodológica de Freire
A educação de jovens e adultos no Brasil: contribuições metodológica de Freire
<milena.santana@arapiraca.ufal.br>
O presente trabalho teve por objetivo discutir as contribuições de Paulo Freire para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Esta pesquisa foi realizada por meio de revisão de literatura. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa. Nota-se que, no que se refere ao campo educacional, ainda há muito que se discutir, como o melhoramento e ampliação das práticas pedagógicas, de forma a atender às diferenças e especificidades que são inerentes ao processo de ensino de jovens e adultos, o que implica numa mudança de perspectivas, que sai de um modelo conteudista para uma concepção que incorpora aspectos relacionados à cultura, vivência e realidade dos alunos. É preciso que a pedagogia de Paulo Freire se concretize no ambiente escolar, para que se possa construir uma escola baseada no exercício da democracia, do diálogo e do desenvolvimento das potencialidades de cada educando. Desta forma, traçar a relação da EJA com o desenvolvimento político e dialógico dos estudantes implica em estabelecer evidência dos benefícios da metodologia de Freire no cotidiano dos diversos contextos sociais em que esse grupo está inserido. Portanto, a concepção de educação trazida por Freire oferece condições para a modalidade de ensino voltada aos jovens e adultos, de forma a se afastar de algo que seja mecânico, passando a trazer reais reflexões sobre o papel dessas pessoas na sociedade.
This work aimed to discuss Paulo Freire's contributions to Youth and Adult Education in Brazil. This research was carried out through a literature review. This is a qualitative study. It is noted that, with regard to the educational field, there is still much to be discussed, such as the improvement and expansion of pedagogical practices, in order to meet the differences and specificities that are inherent in the teaching process of young people and adults, which implies a change of perspectives, which departs from a content model to a conception that incorporates aspects related to the culture, experience and reality of the students. It is necessary that Paulo Freire's pedagogy materializes in the school environment, so that a school based on the exercise of democracy, dialogue and the development of the potential of each student can be built. In this way, tracing the relationship between EJA and the political and dialogical development of students implies establishing evidence of the benefits of Freire's methodology in the daily life of the various social contexts in which this group is inserted. Therefore, the conception of education brought by Freire offers conditions for the modality of teaching aimed at young people and adults, to move away from something that is mechanical, starting to bring real reflections on the role of these people in society.
Dr.ª Maynart, Renata da Costa.
Educação.
Educação de Jovens e Adultos (EJA).