Adaptação inicial de estudante com deficiência visual no curso de Física Licenciatura - Campus Arapiraca / UFAL no ensino remoto

Adaptação inicial de estudante com deficiência visual no curso de Física Licenciatura - Campus Arapiraca / UFAL no ensino remoto

Autor(a)
Farias, Regiane Marta Cassimiro de.
<farias.marta938@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
28/12/2022
Curso/Outros
Física
Número de folhas
40
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivenciado no programa de monitoria do Campus Arapiraca - UFAL durante o período letivo excepcional - PLE, na disciplina Introdução à Física ofertada pelo curso de Física Licenciatura do referido campus ao realizar o acompanhamento de um estudante com deficiência visual recém ingressante no curso. Ao longo do texto será apresentada a importância do programa de monitoria para os cursos de formação de professores, também será abordado o contexto no qual o PLE foi implantado. Dentre o relato dos desafios enfrentados com adaptação com modelo de ensino remoto serão evidenciadas as experiências quanto ao atendimento da monitoria direcionada ao aluno deficiente visual, ressaltando sua inserção na vida acadêmica e adaptação de estudos. Por fim, será ressaltada a importância das tecnologias digitais acessíveis aplicadas ao contexto do ensino de física.

Abstract

This paper aims to present a report of experience in the monitoring program of the Campus Arapiraca - UFAL during the exceptional academic period - PLE, in the subject Introduction to Physics offered by the Physics Degree course of that campus by monitoring a student with visual impairment recently entering the course. Throughout the text, the importance of the monitoring program for teacher education courses will be presented, as well as the context in which the PLE was implemented. Among the report of the challenges faced with the adaptation to the remote teaching model, the experiences regarding the attendance of the monitorship directed to the visually impaired student will be evidenced, highlighting their insertion in the academic life and study adaptation. Finally, the importance of accessible digital technologies applied to the context of physics teaching will be highlighted.

Orientador(a)
Dr.ª Leão, Lidiane Maria Omena da Silva.
Banca Examinadora
Dr. Silva, Askery Alexandre Canabarro Barbosa da.
Dr. Leão Neto, José Pereira.
Palavras-chave
Deficiência visual.
Educação inclusiva.
Ensino de física.
Monitoria .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
223
Observações


Não foi possível exibir o PDF