A contribuição do atletismo para a inclusão de alunos deficientes nas aulas de educação física no Estágio supervisionado II: relato de experiência
A contribuição do atletismo para a inclusão de alunos deficientes nas aulas de educação física no Estágio supervisionado II: relato de experiência
<yhorran.silva@arapiraca.ufal.br>
A participação do estágio supervisionado II buscou através do conteúdo do atletismo ministrado nas aulas, fazer com que haja a inclusão de alunos deficientes nas aulas de Educação Física. Através de uma observação, notou-se a necessidade de aplicar um conteúdo diferente, que buscasse a interação de todos os alunos, pois não havia o conteúdo atletismo inserido no plano de estudos da escola. A contribuição do atletismo deu-se através da inserção do conteúdo na prática das atividades escolares, visando o engajamento de toda a turma que tinha um total de vinte e nove alunos, sendo um deficiente. Apesar de existir a prática das aulas, elas não eram ministradas por um profissional de educação física e sim por uma professora formada em Pedagogia, que mesmo sem nenhum preparo ministrava as aulas com apenas o conteúdo de Brincadeiras Populares, ademais a escola não tinha espaço adequado, bem como, materiais disponíveis, o que fez com que houvesse a confecção dos mesmos para a prática das aulas. Tendo como resultado, a interação das crianças com o aluno deficiente, que até então não participava das aulas, a aplicação de um conteúdo novo, novos métodos e prática de atividades desenvolveu o interesse da turma. Conclui-se que diante da aplicação de um conteúdo novo e diferente para os alunos, fez com que houvesse a interação e a inclusão com a criança deficiente, deixando-a a vontade para participar das atividades propostas em sala de aula, assim mudando o quadro de participação dos alunos e aumentando a qualidade de ensino e aprendizagem, bem como a convivência no dia a dia.
Participation in supervised internship II seeks through the content of the teaching given in the classes, to make the inclusion of students with disabilities in physical education classes. Through observation, it is not necessary to apply different content, which allows the interaction of all students, as there was no content enabled in the school curriculum. The contribution of athletics was through the inclusion of content in the practice of school activities, such as activating or deactivating the whole class that had a total of twenty- nine students, being a handicapped. Although there were classroom practices, they were not taught by a physical education professional, but by a pedagogy teacher, who had not yet taught classes as just a content of popular games, and a school that did not have adequate space. , as well as materials available, or that made them to be made for the practice of the classes. As a result, an interaction of children with the disabled student, who until then would not participate in classes, the application of new content, the new methods and practices of activities developed or the interest of the class. It was concluded that when applying new and different content to the students, it caused an interaction and included a disabled child, leaving them willing to participate in activities of classroom activities, such as changing the classroom. student participation and quality of teaching and learning, as well as daily living.
Ma. Santos, Petra Schnneider Lima dos.
Educação inclusiva.
Educação física para pessoas com deficiência .