Uma análise das abordagens dos livros didáticos de Ciências do 5º ano (PNLD 2019) sobre lixo: perspectivas para discussão ambiental na escola

Uma análise das abordagens dos livros didáticos de Ciências do 5º ano (PNLD 2019) sobre lixo: perspectivas para discussão ambiental na escola

Autor(a)
Santos, Jaklane de Abreu.
<jaklane.santos@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
12/04/2023
Curso/Outros
Mestrado Ens. e Form. de Prof. (PPGEFOP)
Número de folhas
115
Tipo
Dissertação
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A Educação Ambiental é instituída enquanto proposta interdisciplinar com o objetivo de orientar ações pedagógicas para construção de caminhos com vistas à conscientização sobre os problemas que aferem o meio ambiente. No entanto, percebe-se que o princípio curricular sempre foi destaque na disciplina Ciências. Diante de tais questões e sabendo que em grande parte das discussões sobre ensino, o livro didático sempre foi/é um elemento presente, visto, ainda, enquanto material central do trabalho em sala de aula, questionou-se: as abordagens apresentadas nos livros didáticos de Ciências do 5º ano aprovados pelo PNLD 2019, contribuem para discussão ambiental na escola com perspectivas conscientizadoras da temática Lixo? A partir deste questionamento, lançou-se a hipótese de que o componente curricular Ciências, a partir do uso do livro didático do 5º ano, discute sobre conscientização ambiental no tocante a temática lixo. Diante de tais questões, o objetivo da pesquisa foi investigar em que medida as abordagens sobre lixo nos Livros Didáticos de Ciências do 5º ano (PNLD 2019) limita e/ou possibilita a discussão ambiental na escola. De modo específico, dialogou-se teoricamente sobre Educação Ambiental, discutiu-se sobre geração de lixo enquanto uma urgência a ser problematizada; fez-se uma revisão teórica sobre o livro didático, ressaltando as políticas públicas, ao longo dos anos, criadas com a finalidade de gerenciar a produção e distribuição das obras didáticas e fora realizada a análise das abordagens presentes no livro didático de Ciências do 5º ano, considerando a temática Lixo como possibilidade de subsidiar uma formação crítica. O estudo é de base qualitativa, com caráter descrivo e documental, na qual utilizou-se a análise de conteúdo bardiniana. Os livros didáticos do 5º ano aprovados pelo PNLD 2019 somam-se 14, ao todo. Estes compuseram o corpus de análise da pesquisa. Mediante uso do software Nvivo, foram selecionadas as unidades de registro, onde identificou-se características que orientam as situações didáticas sobre a temática Lixo. Tais características e situações didáticas fizeram emergir as seguintes categorias de análise: categoria 1 – Abordagem de leitura e interpretação de texto e/ou imagens, categoria 2 – Abordagem de situações-problemas do lixo presentes no entorno em que se vive, categoria 3 – Atividade de pesquisa, categoria 4 – Discussões sobre o papel atribuído às pessoas na solução dos problemas ambientais, categoria 5 – Conhecimento prévio, categoria 6 – Conversação sobre a temática lixo, categoria 7 – Abordagem que engloba mais de uma área de conhecimento. Após análise categorial, pode-se inferir que as abordagens apresentadas nos livros didáticos contribuem para discussão ambiental na escola, podendo, assim, permitir perspectivas conscientizadoras sobre a temática lixo, fato que responde positivamente o problema de pesquisa e confirma a sua hipótese. Contudo, apesar dos livros, em sua maioria, apresentarem componentes que se endereçam à discussão ambiental e a problemática sobre o lixo, chama-se atenção da figura do professor quanto ao uso destes materiais, pois os silêncios que alguns livros apresentam incidem sobre sua prática e cobram deste profissional métodos que possam suprir possíveis falhas. 

Abstract

Environmental Education is instituted as an interdisciplinary proposal with the objective of guiding pedagogical actions for the construction of paths with a view to raising awareness about the problems that affect the environment. However, it is clear that the curricular principle has always been highlighted in the various disciplines of science. Faced with such questions and knowing that in most of the discussions about teaching, the textbook has always been/is a present element still seen as the central material of the work in the classroom, it was questioned: Are the approaches presented in the textbooks of Sciences of the 5th grade approved by the PNLD 2019, contributing to the environmental discussion at school with awareness-raising perspectives on the topic of garbage? Derived from this questioning, the hypothesis was launched that the curricular component of science, from the use of the 5th grade textbook, discusses environmental awareness regarding the topic of garbage. Faced with such questions, the objective of the research was to investigate to what extent the approaches to garbage in the 5th grade Science Textbooks (PNLD 2019) limit and/or enable environmental discussion at school. Specifically, there was a theoretical dialogue about Environmental Education, the generation of garbage was discussed as an urgency to be addressed; a theoretical review was carried out on the textbook, highlighting the public policies, over the years created with the purpose of managing the production and distribution of didactic works. The approaches present in the 5th grade Science textbook were analyzed, considering the topic of garbage as a possibility to support a critical education. The study is qualitative, with a descriptive and documental character, in which Bardinian content analysis was used. The 5th grade textbooks approved by PNLD 2019 add up to 14 in all. These made up the research analysis corpus. Using the Nvivo software, the recording units were selected. By cutting out the recording units, characteristics that guide the didactic situations on the topic of waste were identified. Such characteristics and didactic situations gave rise to the following categories of analysis: category 1 – Approach to reading and interpreting text and/or images, category 2 – Approaching situational problems connected to garbage present in the surroundings where one lives, category 3 – Activity research, category 4 – Discussions on the role attributed to people in solving environmental problems, category 5 – Previous knowledge, category 6 – Conversation on the subject of garbage, category 7 – Approach that encompasses more than one area of knowledge. After categorical analysis, it can be inferred that the approaches presented in textbooks do contribute to the environmental discussion at school, thus allowing for awareness-raising perspectives on the subject of garbage, a fact that responds positively to the research problem and confirms its hypothesis. However, despite the fact that most books present components that address the environmental discussion and the problem of garbage, the teacher's attention is called to the use of these materials, since the silences that some books present affect their practice and they demand from this professional methods that can overcome possible failures. 

Orientador(a)
Dr.ª Oliveira, Iara Terra de.
Banca Examinadora
Dr. Araújo, Adelmo Fernandes.
Dr.ª Farias, Sidilene Aquno de .
Palavras-chave
Livro didático.
Ciências - Estudo e ensino.
Educação ambiental.
Lixo - Reciclagem.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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