Trajetória de ensino e obstáculos de um surdo na pós-graduação: um estudo autobiográfico
Trajetória de ensino e obstáculos de um surdo na pós-graduação: um estudo autobiográfico
<daniel.cicero@fale.ufal.br>
Este trabalho aborda como tema central a inclusão de surdos no Ensino Superior, focando especialmente na pós-graduação. Nesse sentido, quando se pensa na inclusão de surdos, compreende-se que este utiliza língua e cultura diferentes das demais pessoas. Nesse ínterim, a pesquisa teve como objetivo analisar a trajetória educacional e os obstáculos de um surdo na pós-graduação de uma universidade federal. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa do tipo autobiográfica, que visou narrar as experiências e vivências do pesquisador frente aos desafios, dificuldades e aprendizagens desde os primeiros anos de escolarização até o mestrado. Os resultados indicam que esse processo, em determinadas vezes, se mostrou desafiador, pois dificuldades foram percebidas e presenciadas. Entre estas, o uso da Língua Portuguesa, as incongruências do ensino remoto, as práticas não adequadas à singularidade do sujeito surdo. Por outro lado, percebeu-se também a preocupação de professores em proporcionar, da melhor forma, um ambiente de caráter inclusivo. Desse modo, entende-se que a inclusão se faz necessária com as políticas educacionais, mas também com ações de permanência, entre elas as práticas educativas inclusivas, o currículo e a empatia de envolvidos, de modo a contemplar as especificidades de cada estudante e favorecer a equidade no processo educacional.
This work addresses the process of inclusion of deaf people in Higher Education, particularly in post-graduation level. In this way, to think about the inclusion, it is fundamental to understand that both language and culture of deaf people are specific. The work aimed at analyzing the educational trajectory and obstacles of a deaf person in a master’s degree course from a federal university. The research was developed through a qualitative approach under the autobiographical perspective, whose purpose is to narrate the experiences and experiences of the researcher in the face of challenges, difficulties and learning from the first years of schooling to the master’s degree. The results indicated that this process, at certain times, proved to be challenging, because difficulties were perceived and witnessed. Among these, the use of the Portuguese Language,the incongruities of remote teaching, the practices not appropriate to the singularity of the deaf subject. On the other hand, it was also perceived the concern of teachers to provide, in the best way, an environment of inclusive character. Thus, it is understood that the process of inclusion is made from educational policies, but actions to guarantee the permanence are also related to inclusive pedagogical practices, the curriculum, and the empathy by the people around in order to contemplate the specificities of each student and to promote equity in the educational process.
Dr.ª Rezende, Patrícia Luiza Ferreira.
Surdos-Educação.
Educação inclusiva.
Estudantes surdos.
Ensino superior - Surdos.