A influência da fala na escrita de alunos do Ensino fundamental
A influência da fala na escrita de alunos do Ensino fundamental
<gabriellemary07@gmail.com>
Este trabalho visa analisar como a fala influencia a escrita, tendo como objeto de análise os textos de alunos do ensino fundamental de uma escola da Zona Rural do município de Arapiraca - AL. Autores como Koch e Elias (2010), Fávero, Andrade e Aquino (2012), Bortoni-Ricardo, Godim e Benício (2010), Marcuschi (1997), Botelho e Leite (2005), entre outros, constroem nosso referencial teórico e embasam nossas análises. Nossa pesquisa é de cunho qualitativo (PAIVA, 2019), e nosso principal objetivo é analisar os textos escritos dos alunos do 6º e 9º ano do ensino fundamental, observando como os traços da fala interferem nessas produções e quais os traços que são mais frequentes, assim como entender possíveis motivos dessas ocorrências. Buscamos também refletir sobre o modo como professores podem intervir para que os alunos consigam utilizar a fala e a escrita adequadamente. Com o foco na interferência da oralidade na escrita, confirmamos que essa influência é previsível e passível de ser eficazmente trabalhada em sala de aula. Entender, nos resultados, que há algum progresso na diminuição de traços do 6º para o 9º ano é algo que precisa ser destacado no âmbito da educação básica, sustentando, assim, a importância da observação da fala em produções textuais.
This
work aims to analyze how speech influences writing, having as object of
analysis the texts of elementary school students from a school in the rural
area of the municipality of Arapiraca - AL. Authors such as Koch and Elias (2010),
Fávero, Andrade and Aquino (2012), Bortoni-Ricardo, Godim and Benício (2010),
Marcuschi (1997), Botelho and Leite (2005), among others, build our theoretical
framework and support our analyses. Our research is of a qualitative nature,
and our main objective is to analyze the written texts of students in the 6th
and 9th grade of elementary school, observing how speech traits interfere in
these productions and which traits are most frequent, as well as understanding
possible reasons of these occurrences. We also seek to reflect on how teachers
can intervene so that students can use speech and writing properly. Focusing on
the interference of orality in writing, we confirm that this influence is predictable,
and can be worked on in the classroom, in order to reduce these marks. The
results show a reality that needs to be highlighted in the context of basic
education, thus supporting the
Dr.ª Berto, Jane Cristina Beltramini.
Oralidade.
Letras.