Adjetivação em textos não literários
Adjetivação em textos não literários
<lidyanesantos90@hotmail.com>
O
adjetivo é uma classe gramatical que tem íntima relação como nome. De acordo com
Cunha (2014), existe uma estreita relação entre o nome (termo determinante) e o
adjetivo (termo determinado). Este trabalho tem como foco o uso dos adjetivos
em reportagens online e como o escritor provoca efeitos de sentido nesse gênero
discursivo. Na busca por determinar a ocorrência de sua posição no texto
(posposição ou anteposição). O trabalho mostra-se importante, pois tem a
intenção de evidenciar como se dá a ocorrência de adjetivação (adjetivos,
locução adjetiva, oração substantiva adjetiva). Além disso, as descobertas
possibilitam ao pesquisador expor ocorrências e manifestações da linguagem
verbal humana articulada. Lima (2006) diz é possível atribuir que anteposição
do adjetivo ocorre em maior frequência se o assunto possuir um caráter mais subjetivo
e que a posposição tem maior ocorrência quando o texto contém um valor de maior
objetividade. Para alcançar esses objetivos, optou-se pela adoção de um cunho
quanti-qualitativo de pesquisa e pela constituição de um corpus a partir de
reportagens online de circulação local, regional e nacional. Assim, foram
selecionadas reportagens do Jornal 7 segundos, Diário do Nordeste, Folha de São
Paulo, sendo analisadas duas reportagens de cada jornal, publicados entre os
anos de 2019 e 2020. Tomou-se também como base as propostas trazidas por
Bechara (2009), Castilho (2010), Lima (2006), Perini (2005), Bakhtin (1997), Marcuschi
(2008) e Koch (2002) trouxeram algumas concepções sobre gêneros. Os resultados
alcançados apontaram que a adjetivação em sua maioria ocorre na posição posposta
ao signo determinado. Por fim, é importante salientar que os escritores jornalísticos
utilizam dessa posição do adjetivo para trazer ao gênero um caráter de maior
objetividade.
The
adjective is a grammatical class that is closely related to the noun. According
to Cunha (2014), there is a close relationship between the name (determining
term) and the adjective (determined term). This work focuses on the use of
adjectives in online reports and how the writer provokes meaning effects in the
discursive genre. In the search to determine the occurrence of its position in
the text (postposition or preposition). The work is important because it
intends to show how adjectives occur (adjectives, adjective phrases, adjectival
substantive clauses). In addition, the discoveries enable the researcher to
expose occurrences and manifestations of articulated human verbal language.
Lima (2006) says, it is possible to attribute that preposition of the adjective
occurs more frequently if the subject has a more subjective character and that
the preposition has more occurrence when the text contains a value of greater
objectivity. To achieve these goals, it was decided to adopt a quantitative- qualitative
research approach and create a corpus based on online reports with local, regional
and national circulation. Thus, reports from 7 seconds Newspaper, Diário do Nordeste,
Folha de São Paulo were selected, and two reports from each newspaper, published
between the years 2019 and 2020, were analyzed. Castilho (2010), Lima (2006),
Perini (2005), Bakhtin (1997), Marcuschi (2008) and Koch (2002) brought some
conceptions about genres. The results achieved showed that the adjectives mostly
occur in the position after the given sign. Finally, I emphasize that journalistic
writers use this position of the adjective to bring a character of greater
objectivity to the genre.
Esp. Macedo, Wilcley Ferreira de.
Linguística e línguas.
Língua portuguesa - Adjetivo.